Desperdício de comida, precisamos falar sobre isso.
Vamos lá, vamos aos fatos:

 

Segundo dados da FAO*, 30% de toda a comida produzida no mundo vai para o lixo, enquanto mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo passam fome. A pergunta que fica é: como fazer para reverter este cenário e diminuir o desperdício de comida?

 

Este desperdício ocorre ao longo de toda a cadeia alimentar, do campo à mesa. Os alimentos são desperdiçados na fazenda devido ao excesso de produção, às flutuações do mercado e às rigorosas exigências estéticas da indústria alimentícia.

Os alimentos são danificados ou perdidos à medida que são embalados e despachados.

São  desperdiçados, ainda, em lojas de varejo e, finalmente, o desperdício também ocorre em nossas casas.

 

Felizmente, o mundo se deu conta que grande maioria dos resíduos alimentares pode ser eliminada em conjunto ou usada para alimentar os famintos, os animais, ou para criar um novo solo ou energia através da compostagem e digestão anaeróbica. Há ações superinteressantes feitas mundo aforavocê pode ler em inglês aqui e aqui ou em francês aqui e aqui, só para citar algumas.

 

Mas e nós, dentro das nossas casas, o que podemos fazer, que ações podemos tomar para reduzir o nível de desperdício alimentar do nosso país ediminuir o nosso próprio desperdício alimentar pessoal?

 

Seja sincero: quantas vezes aquela última maçã ficou esquecida no fundo da fruteira até mofar?

Ou aquele produto que venceu antes de que fosse totalmente consumido?

Todos fazemos essas coisas e nem nos damos conta!

 

Existem várias pequenas atitudes que podemos mudar e que podem contribuir, e muito, para diminuir esse desperdício. Vamos a elas.



1 – Faça listas!

contra o desperdício de comida

Planeje seu cardápio e faça as compras de acordo com o que será consumido nesse período. Ao pensar no menu, lembre-se de levar em consideração todas as refeições, incluindo os lanches das crianças, e tente organizar os pratos de maneira que possa reaproveitar as sobras.


2 – Porcionar e congelar

contra o desperdício de comida


O correto é, após a compra, dividir tudo em porções e congelá-las separadamente. Assim, você só retira do freezer o que for efetivamente cozinhar.


3 – Aprenda a usar o alimento totalmente

Você compra um belo maço de couve-flor e usa apenas as flores. Certo? Pois saiba que esse vegetal pode, e deve, ser usado em sua totalidade, assim como muitos outros. Vamos falar mais isso em post especifico mastro enquanto, fique com estas receitas do excelente Ecoinforme

4 – Aproveite as sobras e evite o desperdício

contra o desperdício de comida

Crie receitas a partir de sobras de refeições. Use a criatividade para reciclá-las em sopas, saladas, tortas e outros pratos. Fez frango assado e sobrou? Desfie o restante e faça uma torta ou adicione à sopa de legumes, por exemplo. Errou na quantidade de arroz e cansou de comer requentado? Que tal um bolinho de arroz? Ou uma salada de arroz? O pão ficou velho? Dá para fazer farinha de rosca no processador. Após alguns dias, o bolo já está meio ressecadinho? Experimente cortar em fatias e por na torradeira para comer com manteiga. Delícia! 

Aqui no blog temos também um post sobre o que fazer com gemas e claras de ovos que sobram. 

5- Saiba como conservar corretamente cada alimento

Muitas vezes, deixamos comida estragar por não saber conservá-la da maneira adequada. Veja aqui todas as dicas para fazer isso certinhoSe verduras e legumes apresentarem partes estragadas, corte-os, lave bem o que pode ser aproveitado e utilize em suas refeições.

6 – Reduza a quantidade de comida no prato

contra o desperdício de comida

Melhor se servir várias vezes do que jogar comida fora.

Mas se sobrar comida no prato faça compostagem caseira. Assim você contribui para a diminuição de lixo orgânico que vai para aterros e que dá origem a gases que poluem a atmosfera.

7 – Fique de olho na validade

contra o desperdício de comida

Muitos aprendem isso no curso de marketing, eu aprendi quando trabalhei em restaurantes. Tudo que vence antes, fica mais próximo da porta do armário e da geladeira, enquanto o que tem data de validade maior fica para trás. Assim você controla a sua despensa e geladeira, cozinha e come o que você comprou primeiro.

8 – Congele, Congele

Congele as sobras de refeições, assim como produtos frescos, se você souber que não vai consumi-los logo, para poder usá-los quando for conveniente. Veja o que pode e que não pode ser congelado aqui.

 

9 – Doe para quem precisa

contra o desperdício de comida

Produtos alimentícios não perecíveis ou perecíveis apropriados para o consumo podem ser doados para pessoas carentes e entidades assistenciais. Procure as que atendem a sua cidade. No site Comida Invisível  você pode saber mais sobre doação de alimentos. 

A ONG Banco de Alimentos também faz um trabalho incrível contra o desperdício, entre em contato com eles para saber como ajudar.

 

10- Escolha frutas, verduras e legumes sem manipulá-los.

Só pegue o alimento depois de decidir o que vai comprar. Assim, o produto será preservado por mais tempo.

Escreva um comentário

Loading cart ...