batch cooking

Sabe quando você pega uma manha de domingo chuvosa ou uma fim de tarde qualquer sozinha em casa e vai pra cozinhar tentar adiantar ao máximo as refeições para semana? Faz alguns pratos e guarda na geladeira, congela os que mais delicados que tem que congelar, adianta uns legumes, corta umas ervas, deixa uma salada lavadinha, uma massa pré cozida só esperando o molho.. sabe esse movimento todo? Então, os americanos deram um nome pra isso, eles chamam de Batch Cooking.Inclusive estão até escrevendo livros sobre essa moda de Batch Cooking,
E Batch Cooking numa tradução livre significa cozinhar em lote. E o conceito do Batch Cooking é isso: cozinhar as refeições de toda uma semana numa só sacada.

Mark Bittman, um dos musos da gastronomia moderna, escreveu uma vez no The New York Times sobre um “aparelho que poderia ajudá-lo a economizar dinheiro, reduzir o desperdício de comida e fazer as refeições rapidamente”. Qual é esse aparelho mágico? O freezer ou o congelador! Com ele -podemos cozinhar uma vez e depois comer muito, muito mais tarde. E fazendo isso (cozinhar e comer depois) é basicamente o grande segredo do batch cooking. Além disso comida caseira cozinhada e congelada significa gastar menos em jantar fora, encomendas por telefone e lanchinhos sem vergonha.

Se você quer se aventurar neste esporte pela primeira vez ou tentar melhorar ainda mais sua performance nos próximo batch cooking. Segue abaixo algumas dicas simples valiosas.

1. Abra espaço

Para poder manter todos os preparativos na geladeira, no congelador ou no freezer, comece por abrir o máximo de espaço possível. Jogue fora o que for necessário e tenha levemente em mente quais refeições irão para geladeira e quais para o congelamento.

2. Compras + cozinha

O ideal é programar o batch cooking na sequência de compras, assim você aproveita para usar os ingredientes bem frescos.

batch cooking

3. Saiba exatamente o que pode congelar

A maioria das coisas congelam lindamente, incluindo arroz, almôndegas, aveia, quinoa, molhos, sopas, pães, frutas, feijões, carne, muffins, tortas.
Aqui abaixo está um gráfico fabuloso que fornece a quantidade máxima de tempo que a maioria dos alimentos deve ser congelada.
Há também é claro algumas coisas que não congelam bem: ovo cru inteiro dentro da casca (se quebrar e ou separar a clara e a gema num recipiente pode) , maionese, cream cheese com baixo teor de gordura, cremes, iogurte, batatas cruas, alface.

4. O que não pode faltar para o Batch Cooking?

– Elementos básicos, cozidos de forma simples e neutra, e pequenos suplementos mais marcantes no sabor para acompanhar e temperar.
– Um cereal (arroz, quinoa, etc.) e uma leguminosa (lentilhas, grão de bico, feijões) que podem ser servidos quentes lado a lado ou frios em saladas, separadamente ou juntos.
– Alguns legumes cozidos ou assados no forno, para comer como acompanhamento ou em uma tigela.
– Alguns legumes e ervas crus, lavados, possivelmente descascados e cortados, prontos para serem comidos (salada, ervas, cebolas vermelhas, cenouras e aipos em palitos, etc.). Ovos cozidos, para colocar em um sanduíche ou na salada.
– Um frango assado ou desfiado que pode ser servido de várias maneiras, quente ou frio. Como um bônus, se tiver pique, ele também pode virar um caldo!
– Nozes assadas no forno (nozes, avelãs, castanhas de caju, sementes de girassol), que podem ser mantidas em recipiente hermético fora da geladeira e usadas para polvilhar por toda parte.
– Patês de atum, molhos para saladas e macarrão (pesto, vinagrete, molho de tahine, molho de tomate).

5. Composições

Quando for cozinhar estes elementos básicos, não se intimide em adicionar especiarias e condimentos, na hora de cozinhar, pode imaginar a diferença que faz um arroz amerelinho pintado com açafrão da terra, ou um feijãozinho puxado no bacon?

6. Carne e Peixe

Para estes alimentos mais frágeis, e também mais caros, é melhor cozinhá-los dia a dia. Exceto pratos ensopados ou cozidos, que diga-se de passagem, congelam maravilhosamente.

7. Conservação

As diferentes preparações devem ser armazenadas em recipientes herméticos, preferencialmente de vidro. A salada e as ervas lavadas serão embrulhadas em papel toalha. Em uma boa geladeira (que mantém uma temperatura em torno de 4 ° C), a comida pode ser mantida por cerca de 3 dias. Se você fizer o cooking batch no domingo à tarde, pense em comer estes pratos até quarta-feira a noite. Coloque as porções de quinta, sexta e sábado no freezer.

8. Armazena as porções de acordo com que irá comer

Guarde os alimentos no freezer do jeito que você vai comer. Se você planeja servir um prato para seis pessoas, guarde- o numa travessa inteira. Se não, congelar porções individuais é a melhor solução. Porções menores são mais rápidos de reaquecer e ajuda você a desperdiçar menos alimentos. Caso tenha em casa use formas de muffin use para separar as porções. Elas são perfeitas para congelar porções individuais de sopa, arroz e outros grãos.

9. Descongelamento

Tome cuidado na hora de descongelar alimentos pereciveis. Não importa que você se lembre com carinho de sua avó deixando bifes no balcão da cozinha. Nós usamos cintos de segurança agora. Nós não fumamos em aviões. E não descongelamos alimentos perecíveis à temperatura ambiente. Ok? Se deixado por muito tempo em temperatura ambiente, as bactérias podem se proliferar e produzir toxinas. Descongele os devagar e com segurança na geladeira ou mergulhe-os em água fria (fazendo frequentes trocas de água).

10. Coloque no forno congelado

O método mais simples para reaquecer um prato congelado já cozido é colocando-o diretamente do congelador em um forno frio e, em seguida, pré-aquecendo-o e cozinhando por 20 a 30 minutos em média vária conforme o prato. (Atenção: não coloque um prato congelado em um forno quente!)

11. O Batch Cooking não precisa ser complicado

Existem sites que fornecem listas de compras para Batch Cooking segue aqui dois que gosto muito (ambos em inglês): Cooking Light

Quando se trata de começar no Batch Cooking, o melhor conselho que posso dar é: Cozinhe o que você cozinharia normalmente, o que vocês tem o hábito de comer em casa, pratos que você domina bem deixa para criar e tentar novas receitas incrementadas quando você poderá focar sua energia e tempo exclusivamente a ela.

 

 

Escreva um comentário

Loading cart ...