Há muitos anos a baunilha já esta no paladar dos brasileiros. Quem não tem em casa ou nunca teve um vidrinho de extrato de baunilha? De uns tempos pra cá encontramos também no supermercado as favas verdadeiras, vendidas individualmente. Mas você conhece este ingrediente, sabe bem como usar? Abaixo vou te contar tudo sobre ela. Porque ela chega tão cara até você. Como com um pequeno investimento você pode fazer um extrato natural parar durar anos e servir para um monte de receitas.

Baunilha, do latin: Vagina

A palavra Vainilla vem do em espanhol é o diminutivo de vaina (vagem), ou, a partir do latim: vagina (pequena vagem) tem esse nome devido a maneira como a vagem deve ser dividida ao meio e aberta para expor as sementes.


Cara e Poderosa

A baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo, só perde para o açafrão. De 80 a 85% de sua produção vai para cozinha, o restante para perfumarias. A Baunilha Absoluta, a forma mais concentrada de baunilha natural (que custa US $ 6.000 por quilo) é a nota base de longa duração de muitos perfumes famosos como Chanel No 5 por exemplo.


Uma grande família

A baunilha é uma orquídea. A família das orquídeas, contém mais 20.000 membros, é a maior família de plantas com flores do mundo! Mas a baunilha é o único produto comestível desta grande família.

Há 150 variedades de orquídeas baunilha, mas apenas dois deles, Bourbon e Tahitian, são usados comercialmente.

A Bourbon é a baunilha original que os espanhóis encontraram no México.
Hoje é cultivada em sua maioria em Madagascar e na Ilha da Reunião (esses dois países juntos produzem  três quartos da baunilha consumidas do mundo). Com contribuições menores da Índia, Indonésia e China. O México é agora um pequeno produtor.
Tahitian baunilha é uma variedade de baunilha Bourbon. Ela tem fragrância floral e seu sabor carrega alcaçuz, ameixa e notas de cereja secas.
 

A dupla Descoberta 

Hernan Cortez, um famoso conquistador espanhol é creditado por ter introduzido a baunilha na Europa em 1520. Ele a trouxe do México, juntamente com outra delícia: o chocolate.
A história conta que os conquistadores espanhóis descobriram o chocolate e baunilha no mesmo momento. A baunilha estava misturada com a bebida que os astecas chamavam de xocolatl (pronuncia-se “choque olatl”) servidos apenas a nobreza. Para os astecas os grãos de cacau e as vagem de baunilha eram usados como moeda.

Edmond Albius 

Em 1841, Edmond Albius, 12 anos, escravo da colônia francesa da Ilha da Reunião, com um fino pedaço de bamboo, levantou a membrana natural que cobre a orquídea e dificulta a sua polinização, e a fecundou com seu polegar cheio de polêm. Este método manual de polinização é usado até hoje é chamado de método Albius.



A Epopéia da Vagem

Depois da polinização a baunilha tem um período de 9 meses de maturação. Ela é colhida ainda verde e sua fava deve ter em torno de 17 a 30 cm.
Após serem colhidas elas são jogadas em água quente para interromper sua maturação, durante 3 a 4 meses elas tomam banhos de sol de manha e são embrulhas em cobertores a noite para suarem e secarem.
Depois de todo este processo as baunilhas estão quase pretas e perderam 3/4 do seu peso inicial.
Ele é coberta de givre uma substancia feita com glucose e cristais de vanilina (um derivado da baunilha) para proteger a fava e seu aroma.
Elas então são divididas em dois grupos: Grau A – mais oleosas e úmidas, devem ter entre 16 e 21 centímetros estão no primeiro nível de qualidade e Grau B vagens entre 10 e 15 cm e pertencem à segunda categoria de qualidade.

Os Principais tipos de Baunilha

Baunilha de Bourbon / Madagascar

Este é um nome genérico para Vanilla Planifolia, planta que vem de Ile de Bourbon, (antigo nome da Ilha da Reunião).  Seus sabores são ricos e equilibrado e tem um aroma forte. O tipo preferido para fazer extratos. É neste sabor que a maioria de nós pensa quando pensamos em sorvete de baunilha ou bolos. Ela pode ser usado em ambas as preparações frias e quentes.

Baunilha Indonésia

Com diferente processo de maturação esta baunilha é colhida antes dos 9 meses necessários para o amadurecimento da vagem e possuí um processo de secagem de curto prazo utilizando lenha o que a dá sabor defumado. É melhor usada em preparações quentes e pratos salgados.

Baunilha Mexicana

Seu sabor é suave, cremoso e picante, com notas delicadas com aromas frutados. Ela pode ser utilizado em pratos quentes, mas é mais indicada para preparações frias ou aqueles que necessitam de um tempo de cozedura curto.

West Indian Baunilha

West Indian baunilha é uma baunilha com um grau inferior ao Bourbon / Madagascar, a vagem  tem um teor de vanilina naturalmente baixo. Como tem um sabor muito pobre para usos culinários, é mais usada para fazer perfumes.

Tahitian baunilha 

Ela não tem tanta vanilina natural como Bourbon, mas o sabor vem do heliotropina (anis aldeído), dando-lhe um sabor doce e frutado, que lembra cerejas ou uvas passas.
Mesmo que a sua vagem é mais gorda do que de baunilha Bourbon, ela não possue muitas sementes. É melhor usada em alimentos cozidos, como molhos e compotas e também funciona bem com carnes.

Os derivados da Baunilha


Extrato de Baunilha

Hoje em dia a maneira mais fácil de se consumir baunilha é através de seu extrato, um líquido âmbar feito através da infusão de grãos de baunilha em uma mistura de água e álcool, que voce pode fazer em casa (vou te dar a receita aqui em baixo).
Porém a maioria dos extratos comercializados hoje são artificiais e usam como base apenas um dos 171 compostos aromatizantes da baunilha: a Vanilina.  É por isso que eles são apenas uma aproximação do sabor real, sem nenhuma das suas sutilezas.
A saber: A Coca-Cola, é o maior consumidor mundial de extrato artificial de baunilha do mundo.

Essência de baunilha

Essência de baunilha é o extrato de baunilha destilada ou um concentrado artificial, é mais forte no sabor do que extratos regulares.

Baunilha em pó

Podem ser feitos a partir de diversas fontes, incluindo o extrato de baunilha em pó, misturados com o amido e os açúcares. O pó givre (glucose e cristais de baunilha) ou feito com vagens de baunilha secas moídas. Use-o para aromatizar preparos quentes ou frios. Mantenha em um armário escuro, longe do calor.

Sal e Açúcar de baunilha

Sal e Açúcar de baunilha é uma mistura de Fleur de Sel ou açúcar refinado com pedaços de fava de baunilha. Eles podem ser utilizados em pratos doces e salgados. Mantenha em um lugar fresco e seco.


O Mercado da Baunilha

Por uma estimativa, 97% da baunilha usada hoje é artificial. Em 2000, um furacão acabou com 15% das plantações de baunilha de Madagascar, e os preços subiram de $ 40 o quilo para US $ 500 o quilo. Por conta disso muitos fabricantes mudaram do natural para o sintético e embora os preços tenham caído desde então, muitos não voltaram. Nós nos tornamos tão acostumados com o sabor de baunilha artificial que, em testes cegos, muitas pessoas agora o preferem ao sabor natural.
É perfeitamente possível que você nunca tenha experimentado o sabor real da baunilha. Nesse caso, uma descoberta maravilhosa te aguarda!

Como usar a Baunilha

É importante lembrar que o sabor baunilha reside em duas partes diferentes: na vagem e nas sementes. Você pode retirar as sementes, abrindo a vagem com uma faca na direção do comprimento, raspando as sementes que estão dentro e usá-las diretamente em sua cozinha. Porem a vagem deve ser molhada para extrair o seu sabor; imersão da vagem em uma solução contendo álcool vai ajudar a obter ainda mais a extrair seu sabor. Depois de molhada deixa-a secar e use para aromatizar sal, açúcar ou então a processe até virar pó.

Combinações de sabores

A Baunilha funciona lindamente com: pimenta da Jamaica, cardamomo, canela, cravo, gengibre, lavanda, verbena, capim-limão, alcaçuz, menta, noz-moscada, sementes de papoula, sementes de gergelim e anis estrela.
Fontes: Wikipidia, Epicurus, http://www.mybakingaddiction.com/,  livro de The Spice Bible

 

0o Comentários

  1. Eu comprei 3 frascos de extrato de vanilla mexicana no mexico, nelas vem escrito: dark, medium e clear, qual a diferença entre as 3 e qual a melhor forma de usar cada uma?

    • nossa Celia boa pergunta!
      Conheço a baunilha mexicana e sei que ela é de excelente qualidade. Pelo que me informeir a cor esta ligada ao tempo que ela ficou dentro do alcool quanto mais tempo mais escura, com sabor mais forte e mais cor ela vai dar no produto final. Eu usaria desta maneira: As mais claras para bolos claros, misturas com leite, chantilly… a média em coberturas, pudins, glaces… já a escura em tudo que é escuro como tudo que vai chocolate.
      um abraço!

  2. Eu tenho favas de baunilha e gostaria de usá-las num pudim de leite condensado. Você conhece alguma receita ?

  3. Maravilha agora vou tratar minha vanilla com mais carinho é´gente eu tenho uma orquídea dessa.

  4. Karen,

    Você saberia onde eu compro a fava baunilha em Paris?

  5. Quero fazer uma receita que utiliza extrato de baunilha, mas no mercado em que eu fui só tinha aroma artificial. Eu poderia utilizar um ao invés do outro?

  6. Olá, e no Brasil, onde encontro, você sabe?
    Abs e sucesso.

  7. Célia Vieira Reply

    Olá,
    Tenho uma receita que leva 2 colhers de chá de açucar de baunilha, posso usar em gotas para fazer um creme???

    • Oi Célia se a receita pede açucar de baunilha usar só as gotas de baunilha não fará o mesmo efeito pois não irá adoçar como o açucar do açucar de baunilha. spero ter ajudado.

  8. Olá, bom dia! Gosto de fazer bolo integral p família, mais penso em usar a baunilha p amenizar o gosto do trigo. O que acha?
    Um abraço!

    • Oi Simone, acho que não vai amenizar o gosto do trigo não. Acho o gosto de bolo integral é tão gostoso… Mas sugiro, se quiser ameniza-lo misturar uma fruta como: maça, uva passa, damasco, ameixa seca ou ainda pêra. Espero ter ajudado!

  9. Olá, boa tarde! como faço pra conservar as minhas favas? compro muitas e as vezes ressecam um pouco!

    Abraço!

    • A melhor maneira, e como eles vendem aqui é coloca-la dentro de um recepiente de vidro (se voce achar um tubo de ensaio seria perfeiro) e veda-lo bem. Não coloque na geladeira e sim dentro de um armario longe da luz e do calor.
      espero ter ajudado.
      um abraço.

  10. Olá gostaria de saber se podia trocar essência de baunilha por açúcar de baunilha em um bolo, e qual seria a proporção de um para o outro.

    • Diana, eu nunça troquei e não acho que dará exatamente o mesmo efeito. Mas você pode tentar e ver o que dá. Ruim não vai ficar.
      O que eu faria é tirar um pouco do açucar exemplo: se a receita pede 100g de açucar eu colocaria 80g de açucar normal e 20g de açucar de baunilha.
      Espero ter ajudado.
      um abraço, Karen.

  11. Ana Carolina Reply

    Olá , minha filha tem alergia a proteína do leite de vaca e precisa tomar um tipo de leite com gosto muito ruim . A médica dela orientou q eu colocasse uma gota de essencia de baunilha na mamadeira para melhorar o gosto porém só achei para comprar até agora a essência de baunilha artificial e o gosto do álcool é muito forte . Acho melhor não da pra minha bebê, vc conhece algum lugar que vende a essência natural e baunilha ? Moro em Belém Pará. Obrigada

    • Oi Ana Carolina tudo bem?
      olha, é o seguinte, mesmo os extratos de baunilhas mais puros são maturados em solução alcoolica por isso tem esse gosto forte. Tambem acho que voce não deve dar isso para sua bebe. Pensei numa solução aqui. Existe para vender ai em Belem, no Ver o Peso, a semente de Cumaru que agente chama de “A baunilha brasileira” voce pode comprar e ralar uns pedaçinhos (rala como uma noz moscada) e acresentar no leite dela. Vai dar um sabor muito bom e absolutamente natural, mas não coloque muito pois o sabor é forte. segue o link para voce reconhecer a Cumaru http://www.aromasesabores.com/2010/07/cumaru-fava-tonka-especiaria-do-mes-de.html
      espero ter ajudado!
      um grande abraço, Karen.

  12. Oi, tudo bem?Talvez vc possa me ajudar: queria saber como preparar leite com baunilha; qual a proporção de baunilha para quanto de leite. Experimentei outro dia em uma casa de chá, mas estava absolutamente sem nenhum sabor de baunilha. Como adoro esta especiaria, queria aprender como utilizá-la corretamente. Obrigada!

    • Achei essa receita aqui num dos meus livros Telma. Vou traduzir pra você

      – 1L de leite, de acordo com o gosto: integral, desnatado ou semi-desnatado. (de preferência o da garrafa de plástico que poderá ser usada novamente no final da receita)
      1 a 2 colheres de sopa açucar
      1 saquinho de açúcar de baunilha
      1 fava de baunilha

      Preparação da receita:

      Em uma panela, despeje o leite, em seguida, o açúcar e o açúcar de baunilha.
      Dividir a fava de baunilha ao meio longitudinalmente e coloque no leite.
      Aqueça por 5 minutos em fogo baixo para que o leite e misture para integrar os grãos da baunilha.
      Passe na peneira e coloque de volta na garrafa de leite.
      Sirva morno ou frio.

  13. Boa noite!
    Eu produzo cookies e muffins para vender e venho usando um extrato que fiz em casa com Absolut.
    Recentemente consegui uma receita diferente. Deve-se usas as favas, mas adicionando-as a uma calda açúcar, água e ácido cítrico. Você conhece/aprova esse processo? Qual seria a diferença principal entre os dois métodos, saberia me dizer? O custo é a diferença mais óbvia, mas não sei sobre sabor e formas de uso…a finalidade seria a mesma, são ambos extratos?
    Obrigada e um abraço!

    • Oi Marina,
      desconheço este precesso com agua, açucar e ácido cítrico me parecem mas proximo do processo de geléia do que o da destilação da baunilha. Nas escolas de cozinha francesa nunca nos foi mencionado algo assim mas pode ser que funcione eu sinceramente não sei.Honestamente tambem não vou dizer que irei tentar pois estou muito satisfeita com o processo usando destilados. Em todo caso, por favor, se voce for tentar, volte aqui pra me contar como ficou! um abraço, Karen.

  14. Lidiane Maria Reply

    Oi, tudo bem? Moro em Salvador, na Bahia, e aqui como em outros estados, eu creio, encontra-se a essência de baunilha nas tonalidades brancas e escuras. Qual seria melhor para cremes e bolos? Obrigada.

    • Oi Lidiane, tudo bem?
      olha só, desconheço as essensias de baunilhas brancas. até hoje só vi escura até porque a baunilha em si tem uma coloração marro escura. POr esta razão, se posso dar o meu parecer, investiria nas escuras para qualquer que seja a usagem.
      um abraço!

  15. Ganhei este extrato e não sei como usar
    Pire Bourbon Vanila Extract
    Poderiam me ajudar?
    Muito grata
    Marcia

    • Oi Marcia!
      voce pode usar este ótimo extrato que voce ganhou em todas as receitas que pedem baunilha: bolos, tortas, cremes.
      Um colherzinha de café ou chá (dependendo da receita) costumam ser suficientes!
      Poucas gostinhas em um chocolate quente ou numa salada de frutas podem combinar tambem!
      um abraço!

  16. A Fava de baunilha é considerada uma especiaria ou uma oleaginosa?

    • Boa pergunta Cris!
      dei um google e parece que ela é uma especiaria mesmo. Mas não deixa de ser uma fava.
      abraços!

  17. Inês Establet Reply

    Bom dia,
    1 vagem de baunilha equivale a quantas gramas de pó de baunilha?
    Obrigada

    • Depende da pulsancia do pó da baunilha. Se for bom e puro eu diria que aquivale a 1 colher de café.

  18. Olá, como vai?
    Pode me ajudar com uma dúvida?
    Em uma receita de bolo, por exemplo, onde é pedido uma colher de sopa de extrato de baunilha, qual é o equivalente se eu usar favas de baunilha?

    P.S. Gostei muito do post, tem ótimas informações.

    Obrigada.

    • Oi Isabela,

      Voce pode usar uma baunilha inteira onde pede uma colher de sopa de extrato. Se pedir uma colher de chá use meia.
      Eu penso assim, numa receita para 4-6 pessoas usar meia bauniha em uma receita para 7-12 uma baunilha inteira.

      um abraço, Karen

      • Francisca Medeiros Reply

        Sou apaixonada por Baunilha, e tudo que li aqui mim deixou feliz, porque várias maneiras de usá-la não conhecia, muito obrigada, por este grande presente,. Votos de sucesso sempre.

        • Karen Goldman Reply

          obrigada você pela mensagem Francisca.
          um abraço, Karen

  19. Bom dia!

    Estou numa dieta em que não posso ingerir carboidrato ou açúcar, pra isso tenho ingerido bastante iogurte natural desnatado, feito em casa, então pensei em usar essência de baunilha artificial, é fácil de encontrar e comprei no mercado, mas não vem na descrição, não consigo saber se possui ou não carboidratos e açúcar. Você poderia me ajudar com isso? Realmente ficou gostoso, rss

    • putz Helaine, sinceramente gostaria mas não posso te ajudar com isso pois não tenho ideia. Acredito que carboidratos não mas açucares eles devem colocar a essencia sim mas não tenho certeza…. Porque voce não tenta fazer a sua em casa com a receita que esta ai em cima? Fica uma delicia e é bem mais natural
      um abraço

  20. Roberto Machado Reply

    Boa tarde!
    ótimo texto, parabéns!
    Vc saberia me dizer como que faço para espalhar as sementes da fava na minha granola?
    Um abraço

    • Oi Roberto, que bom que gostou do post!
      Vamos lá, eu diria que a maneira mais simple de espalhar a semente de baunilha na sua granola é misturando-a num liquido.
      Exemplo se for faze-la caseira adicione-as a um pouco de mel misture bem e junte a granola antes de ir no forno. Se já estiver pronto voce pode juntar as sementes no leite ou no iogurte.
      espero ter ajudado, um abraço, Karen.

  21. Boa tarde!
    Eu comprei favas de baunilha aqui do Sul da Bahia rsss. Como foi a primeira vez que fiz o extrato, eu segui a receita que peguei num site. Minha dúvida é em relação a cheiro e sabor, pois não senti cheiro algum de baunilha, é assim mesmo, só sentirei após algum tempo? Como sempre usei a essência comprada, fiquei com essa dúvida, pois a pronta tem cheiro bem forte.

  22. Marco Aurélio Reply

    Olá!

    Adorei o artigo! Muito obrigado.

    Existe produção artesanal de baunilha e subprodutos no Brasil com fins comerciais?
    Poderia me dar alguma indicação?
    Sou de Itu/Sp.

    • não conheço ninguem Marco Aurélio.
      mas se souber te aviso.
      um abraço!

  23. Sofia Santos Reply

    Oi!
    Eu vivo em Timor-Leste e aqui no meu terreno tenho muita baunilha mesmo que nasce de forma natural. É uma espécie endógena de Timor. Será que eu conseguiria comercializar ou exportar? Deveria vender em fava ou seca? Obrigada pelo post!

    • Olá Sofia, que legal que voce le o blog ai do Timor-Leste. Quanto a baunilha é complicado para eu te dizer o que fazer pois não tenho experiencia neste mercado de baunilha. Eu acredito que tudo vai depender da quantidade de favas que voce tem disponivel, acho que para comercializar ou exportar precisa de muita quantidade não? A fava para secar precisa de no minimo uns 9 meses e ela seca e pronta para o consumo deve ser mais fácil de vender, eu acho.
      espero ter ajudado.

  24. Marcelo Britto Reply

    Antes de mais nada PARABÉNS, pela matéria e pelo site.
    Tenho uma receita que utiliza 3 litros de água para 120ml de essência de baunilha afim de saborizar. Quantas favas eu poderia usar em substituição a essência?
    Desde já agradeço.

    Marcelo Britto.

    • Oi Marcelo,
      olha só, antes de te sugerir uma proporção eu devo dizer que destilar a baunilha na agua eu não recomendo. Usar um alcool fará com o processo seja mais eficaz. Na verdade eu estou na minha 4 leva de essencia de baunilha aqui, sempre fiz com vodka (que é a bebida com gosto mais neutro e sempre tive resultados bons) uso a receita que coloquei no post, uma vagem por 1/3 xícara de álcool.

      logo, se eu puder opinar destilaria com alcool, agora com agua eu usaria mais baunilha ainda cerca de uma vagem por 1/2 xícara de agua.

      espero ter ajudado,
      um abraço, Karen.

  25. Greice Pecorari Reply

    Olá,
    Gostaria de saber se as sementes dentro da fava possuem sabor in natura
    Comprei algumas favas e nunca tinha usado.. esperava o sabor da baunilha que conheco e não encontrei
    Será que é falso?

    • Oi Greice,
      se eu puder opinar acredito que o talvez, o sabor que voce conhecia que não era o verdadeiro pois há muitas imitações no mercado. o sabor de grãos na fava é o sabor original da baunilha.

      um abraço!

      • Ahhh, mas eu peguei um pouco sabe, e nao senti gosto na vdd.. ele é ativado qnd aquecido, em contato com alcool.. ou nada a ver?

        • Não, não, você precisa abrir a fava com a ponta de uma faca no sentido do comprimento e raspar as sementes que tem dentro. Voce fez isso Greice?

  26. roberto landini junior Reply

    Bom dia,faz tempo q estou para pesquisar sobre baunilha,abri essa página no google e fiquei maravilhado com o q li,eu nem sabia q baunilha é uma orquídea ,mas para encurtar,moro em SP precisamente na baixada santista e gostaria de saber onde posso encontrar o extrato ou a vagem pois só acho a artificial,só uso no café e no bolo,vc pode me ajudar?bgd fica na paz de Deus.

    • Bom dia Roberto,
      EM São Paulo voce pode tentar em loja de importados como no Super mercado Santa Maria ou Santa Luzia. Se não vou tentar procurar e se achar volto para te contar.
      um abraço!

  27. Bom dia, gostaria de saber se: quando misturados o açúcar com a essência de baunilha, depois de um certo tempo o açúcar começa a escurecer, ele está estragado ou não.

    • Oi Gilberto, açucar não estraga. Nem com a baunilha dentro.
      um abraço.

  28. Boa noite!
    Tenho uma trepadeira baunilha que ficou muito florida e agora está com umas 15 bagas bem grandes. Já li muito sobre o procedimento de secagem no México e achei muito complicado. Li também neste artigo mas no final diz sobre pó givre que complicou também. Será que vou conseguir algum dia?
    Abraço

    • espero que sim! nunca fiz este procedimento, só vi nos livros e na internet. boa sorte!

  29. Luiz Antonio Vasconcelos Reply

    Boa tarde Karen, parabéns pelo blog
    Eu também tenho uma planta que produziu algumas vagens este ano pela primeira vez! Usamos o método descrito por você para polinizar e de umas 15 flores , 3 vingaram. Agora a expectative é pela colheita e cura… Você teria alguma literatura para indicar ? Já ouviu dizer se é possível usar um desidratador elétrico para curar as vagens?
    Abs,

  30. Fernando Urban Reply

    Além de armazenar hermeticamente fechado tem algum jeito de preservar a fava de modo mais eficiente impedindo q ela resseque?

    • tem Fernando,

      – voce pode guardar ele a vácuo (a melhor maneira) e depois abriga-la da luz
      – voce pode congela-la, o melhor e separar uma por uma em saquinhos de plastico de congelamento pois depois deverá esperar que deconge-le em temperatura ambiente para usa-la.

      um abraço

  31. Olá, estou no México e queria saber qual.marva de extrato de baunilha você me recomendaria comprar.

    • Eu uso uma baunilha artesanal que compro em um pequeno produtor frances, não saberia te indicar nenhuma marca internacional.

  32. Olá! Queria trocar o aroma baunilha pelo artificial ou essência (líquido, no caso). Você tem noção da proporção que posso usar?

    • a mesma proporção Julia, eles foram feitos para substituir a essencia natural da mesma maneira.

  33. João Durão Reply

    Gostaria de aromatizar aguardente envelhecida com vagem de baunilha.
    Qual a proporção aguardente/baunilha?

    • Olha João, eu nunca aromatizei por isso não posso te dizer exatamente. Mas posso te dar uma sugestão: para uma aguardade bem aromatizada colocaria 1 baunilha para cada 450ml de agua ardente, é importante fazer um corte uma fenda na baunilha para ela soltar todos seus aromas.
      espero ter ajudado.

  34. João Durão Reply

    Muito obrigado pela ajuda.
    Vou fazer a experiência e depois partilhá-la convosco.
    João

  35. Boa tarde.
    Parabéns pela matéria e pelo site, já salvei nos meus favoritos.
    Eu amo baunilha e venho tentando fazer o extrato a algum tempo… faço com vodka (de excelente qualidade) e favas, do jeitinho que foi explicado (250 ml e 4 favas de baunilha). Porém sempre acho que fica errado, pois fica com muito cheiro e gosto de vodka. Está certo isso? Eu tinha um extrato que maturou por mais de 1 ano e ainda estava bem alcoólico, então um dia cheguei em casa e meu pai tinha colocado fora… óóóhhh dó! Ele disse que aquilo não dava pra usar.
    Aí gostaria de saber, fica alcoólico mesmo? Ou em algum momento o álcool vai evaporar?
    Em tempo, o cheiro da baunilha estava bem presente, porém a parte alcoólica nos deixou um pouco receosos de usar.
    Podes me orientar por gentileza?
    Mais uma vez parabéns pelo lindo site e pelos posts adoráveis.
    Muriel.

    • Muriel, voce pode diminuir a quantidade de vodka para ficar ainda mais forte o sabor de baunilha (180ml) é o minimo. Voce tambem pode, eu faço isso de vez em quando é esquentar um pouco a preparação por alguns poucos minutos para evaporar o alcool, mas atenção não todo alcool. A preparação após algumas semanas vai estar com uma cor escura, voce pode filtra-la e prova-la. POde usar as favas para preparar outra receita neste mesmo dia.
      Se ainda estiver com um gosto muito forte de alcool leve-a para ferver rapidamente de novo. Lembre-se que ela não tera a mesma pulsansia que a baunilha comprada em lojas, por isso pode usar uma quantidade maior que a pedida na receita.
      Esero ter ajudado! obrigada pelos elogios ao blog, faço ele com muito carinho.
      um abraço, Karen.

  36. agradezco toda la información que brinda tan generosamente. Besos.Mabel desde Argentina.

  37. Olá, olá, olá… Simplesmente amei o post! Dá pra perceber que você é um verdadeiro Vanilover…! Tenho uma loja especializada em Baunilha, se quiser fazer uma parceria, é só entrar em contato… Tenho as favas à granel inclusive, caso você precise de uma grande quantidade….
    Vou deixar meu link e meu email também caso alguém se interesse e não tenha fácil acesso às favas:
    contato@apaixonadosporbaunilha.com
    http://www.apaixonadosporbaunilha.com
    Beijão!
    😉

  38. Comprei um frasquinho de baunilha de mercado. Usei uma vez. Não está vencido mas na embalagem diz para consumir após aberto em 30 dias.
    Já faz uns 3 meses que comprei e abri, posso usar?

    • Qual é a marca? é de boa qualidade? normalmente estes produtos se mantem bem. Eu usaria.

  39. Olá. Excelente post. Super informativo. Gostaria de saber se vc pode me tirar uma dúvida: comprei um frasco com 3 favos de baunilha no Tahiti em 2013. Eles vieram fechados num vidro de ensaio (mas não à vácuo) e acabou que eu nunca usei. Abri o frasco hoje e o cheiro ainda parece bem bom. Queria usar na elaboração de uma geleia de cereja. Você acha que ela deve ter estragado? Agradeço muito se puder me ajudar. Um abraço.

    • Oi Ana, a baunilha deve estar perfeita para o consumo, guardo a minha em tubos de ensaio tambem. Longe da luz, da umidade e do calor.
      abs.

  40. Larissa Ibraim Reply

    Boa tarde, em uma receita que quero fazer, leva 1 colher de café de essência de baunilha, mas não encontrei e comprei a Baunilha em pó, qual a proporção?

    • se for de boa qualidade acredito que uma colher de cafe de po de baunilha pode equivaler a uma colher de cha de esssencia

  41. Paulo Viana Reply

    Boa noite! Resgatei uma receita antiga da minha avó, e nela diz pra colocar meia fava. Como não tenho a fava mas tenho a essência, qual seria a medida da essência? Obrigado desde já!

    • Se a essencia for boa eu colocaria uma colher de chá Paulo.
      abç

  42. Olá. Adorei o post.
    Minha dúvida é como usar a baunilha em pó. Ganhei um vidrinho de “Vanilla Bean Powder” da Heilala.
    No rótulo está escrito: Ingredients: 100% pure boubon vanilla beans dried and ground.
    Nunca vi uma receita que pedisse em pó e não sei como usar!!
    Bjs e obrigada
    Paola

    • Oi Paola tudo bem? a baunilha em pó se for de boa qualidade é um ingrediente muito pratico, um ppouco menos forte que a baunilha em fava seu sabor é soave mas aparece, pelas as minhas pesquisas é bastante indicada para fazer biscoitos, ganaches e chocolates. E não tanto para sorvetes ou sobremesas como creme brule. Mesmo se a receita não pedir voce pode usa-la para dar um toque. A medida que recomendo é uma colher de café para uma receita media.
      espero ter ajudado, um abraço! Karen

  43. Rogerio Gallignani Reply

    Muito bom ! Moro no Rio de Janeiro e tenho um pé de baunilha enorme e esta semana ela está florida ! Estou poliniznando uma a uma diariamente (as flores abrem uma ao dia).
    No texto, falou que ia passar a receita do extrato com água e álcool, mas faltou essa informação…. se puder colocar, agradeço.
    Obrigado e parabéns pela página.

  44. Boa noite! Preciso de orientação. Em primeiro lugar obrigada pelas informações!
    Ganhei a baunilha em pasta de Madagascar 118 ml. Estou com receio de usar errado. Teria alguma dica sobre as quantidades a serem usadas? Grata!

    • Que delicia, otimo produto essa pasta de baunilha, cara e dificil de achar. Ela é bem concentrada então use 1/3 de uma colher de cha para suas receitas que pedem 1 colher de cha de extrato ou meia fava de baunilha.

  45. Moro em Anápolis-Go, tenho interesse na orquídea pois temos um lote em Pirenópolis-Go e seria uma boa ter baunilha no nosso quintalzinho <3 Sabe como consigo?

    • não sei Deborah, mas se souber de alguem que vende te aviso

  46. Carlos Manoel Reply

    Moro em BH e tenho dois pés de Vanila na minha varanda. A primeira vez que elas deram flôres tinham 2 anos e 8 mêses , é a terceira vez que elas dão o bouque floral. Consegui polinizar e estou com 40 favas em crescimento que deverão estar prontas para colheita em maio / junho de 2018. Agora quero aprender como se faz a cura. Vcs teriam alguma dica?

    • Olha Carlos, eu nunca plantei ou colhi então não posso te passar nenhuma dica certeira. O que eu diria para voce é buscar sites e livros a respeito. Talvez em portugues seja dificil de encontrar busque em espanho (tem muitas boas baunilhas no Mexico) ou em frances ou ainda em ingles.
      espero ter ajudado, um abraço.

  47. Olá
    Comprei favas de baunilha, usei 2 e me sobraram 3. Deixei no armário que é bem ventilado, porém elas estão mofadas. Tem como tirar o mofo e utilizar ainda?
    Obrigada

    • Andrea, use seu nariz se ao abrir a baunilha ao meio ela estiver com o cheiro caracteristico pode usar se o contrario, ela estiver com um cheiro forte de mofo, infelizmente jogue fora.

  48. Quero parabenizar pelo texto muito informativo, e a maneira muito delicada e carinhosa que vc responde as perguntas.
    PARABÊNS.

  49. Mardila Oliveira Reply

    Ola, uso saborizante de baunilha para fazer donuts fritos, gostaria de mudar para fava de baunilha, geralmente uso aproximadamente 3gr do saborizante para 1kg de massa, a fava da baunilha tem um sabor mais concentrado que o saborizante por exemplo? (desculpe a ignorancia), devo usar quanto da fava para essa quantidade de massa?

    Essa e a primeira vez que vou usar fava de baunilha em uma receita, estou pesquisando em sites para comprar uma certa quantidade para experimentar, tenho procurado em Brasilia mas nao acho. O que voce me recomenda?

    Obrigada

    • Ola Mardila, bom dia.
      Não sei onde voce pode comprar baunilha em grandes quantida no Brasil. Faça uma busca no google, muitos fornecedores nacionais e internacionais vendem online. Eu não posso indicar pois nunca comprei assim.
      Quanto a receita, se voce quer um sabor de baunilha marcante eu coloaria para 1 kilo de massa eu colocaria 1 baunilha e meia.
      espero ter ajudado. um abraço!

  50. Marcos Torres Reply

    Sou de MT região de cerrado e na minha chacara tem muita orquidia da Vanilla cheias de frutos, só que eu não sei processar a maturação, vi que tem q tomar banho de sol de manha e dormir coberta a noite por 4 meses, é todo esse trabalho mesmo? =O

    • é sim Marcos. Mas olha vale o investimento. A Baunilha ta cada vez mais escassa no mundo o preço tende a subir ainda mais.
      se eu puder dar uma dica pra voce seria a seguinte:
      Cuida bem das suas plantinhas de baunilha, vá fazer uma formação de como cuidar, secar e transformar vagem verde em fava de baunilha e pensa grande. Quando fizer tudo isso e tiver um bom produto (sem pesticida e de agricultura não exploratoria nas mãos) me avisa, vou tentar te ajudar a chegar em pessoas importantes aqui na França.
      abs

  51. Boa tarde. Adorei a sua postagem sobre Baunilha e eu não sabia que existia tanta variação. Não sei se você vai conseguir responder por ter se passado tanto tempo da sua postagem, mas sigo na esperança.
    Onde entra a baunilha do Cerrado!?
    Tentei procurar algumas coisas, mas todas as informações que encontro são bem fracas, e nem consigo comprar por exemplo. Não encontro em nenhum local vendendo.
    Pode me esclarecer um pouco sobre ela!?
    Obrigada

  52. Quantas gotas de essência de baunilha devo acrescentar à água ou álcool para deixar essa solução com o gosto perceptível da baunilha?

    • Não entendi Carlos, desculpe, voce quer fazer o que? depende da quantidade da agua ou álcool

  53. Bom dia, parabéns pelas postagens, muito interessantes.

    Tenho algumas orquídeas de baunilha dando flor e já consegui por dois anos produzir a fava, mas como saber se minha fava é de qualidade, algum teste? o odor não tenho parâmetros pois nunca senti de uma natural.
    outra questão, nas receitas sempre a baunilha vai para o fundo, alguma técnica que não deixe as sementes no fundo e espalhem na massa?
    obrigado

    • Karen Goldman Reply

      Oi Danilo, obrigada por seu email.
      eu não uma super expert em baunilha mas costumo usar e comprar o que eu posso fazer e te dar a minha opinião. Para mim, a uma boa baunilha deve ser carnuda, brilhante, longa e fina mas não seca, teve ter uma boa polpa quando aberta, deve ser perfumada e cheia de sementes no interior. Voce pode testar seu sabor facilmente infusionando seus grãos no leite quente, fora do fogo, e abafado por 15 minutos. prove o leite ele deve estar todo perfumado, com sabor de baunilha bem pronunciado e ligeramente doce. Se a sua baunilha tiver estas caracteriscas ela é possivelmente doce. Se quiser me mande foto, adoraria ve-la.
      Quanto ao fato dele se alojar no fundo da receita isso acontece comigo tambem, principalmente no creme brule, mas não é toda ela que fica no fundo, mexendo bem a massa consigo espalha-la bem, mesmo que ainda, no resultado final, ainda fique um pequeno deposito.

      Espero ter ajudado.
      um abraço, Karen

  54. Fábio Luiz Gomes Reply

    Olá, a pediatra do meu filho indicou um leite especial, devido a restrição alimentar, porém o gosto é muito ruim, então ela disse pra colocar a fava dentro da lata, sabe dizer se coloco ela inteira?

    • Karen Goldman Reply

      Sim, coloque inteira, mas faça uma fenda no sentindo horizontal, do alto até em baixo. O verdadeiro aroma e sabor estão nas sementes encontradas no interior. Tudo de bom para voce e seu filho!
      um abraço, Karen

  55. Olá
    A vanilla em pó comprada em lojas, pode caramelizar em altas temperaturas e com umidade?

  56. Olá, obrigada pelo excelente conteúdo. Saberias informar se por exemplo ao fazer um bolo e ao colocar o extrato, é perdido algum dos 171 compostos aromatizantes da baunilha? Do que usar ele em temperatura ambiente se conservaria essas propriedades?

  57. Pingback: What Is The Difference Between Vanilla Extract And Vanilla Flavoring? - The Whole Portion

Escreva um comentário