Faça em casa: Extrato de Baunilha

Hoje em dia achar um bom extrato de baunilha é dificil. O que achamos no super mercado são aromatizantes baratos que de baunilha mesmo não tem nada.
O puro extrato é um  líquido âmbar feito através da infusão de grãos de baunilha em uma mistura de água e álcool, que você pode fazer facilmente em casa com a vantagem de durar uma eternidade!
extrato de baunilha caseiro
Receita: Extrato de Baunilha Caseiro
  • uma garrafinha ou pote de vidro esterilizado e com tampa
  • Vagens de baunilha  (uma vagem por 1/3 xícara de álcool)
  • Um destilado de boa qualidade pode ser: Vodka, Rum ou Conhaque
1. Com uma faca, corte a vagem no meio no sentindo do comprimento, deixando cerca de 1, 5cm polegada de cada extremidade intacta.
2. Coloque a baunilha na  garrafa de vidro e cubra com a bebida.
3. Feche e armazene em um lugar fresco, seco por pelo menos 10 semanas. Dê a garrafa um “shake” a cada semana.  Conforme você for utilizando o extrato, basta repor a bebida no vidro, assim você terá um excelente extrato natural durante muito tempo.
e o que é essência de baunilha?
Essência de baunilha é o extrato de baunilha destilado ou um concentrado artificial, é mais forte no sabor do que extratos regulares por possuir uma quantidade grande de elementos quimicos que imitam o sabor da baunilha.

8 Comments

  1. Legal! Mas qual a proporção água/álcool? Vai na tentativa e erro?

  2. Amei suas matérias, conhecimento é ótimo, obrigada por dividir conosco.

  3. Gostei muito da idéia,vou fazer imediatamente em casa. Só uma dúvida… Depois das dez semanas eu posso retirar as favas de deixar apenas o extrato pra ir usando ou preciso deixa-las sempre lá?

  4. Kathleen yukari Nakayama says:

    Oi!
    Adoro suas dicas!
    Fiquei com a dúvida, quantas vezes eu posso repor a vodca no vidrinho sem que fique fraco com o sabor da baunilha?
    Obrigada !

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>