O bolo nuvem ou o bolo de nada é um bolo fofinho, rapidissimo de preparar que leva poucos ingredientes, pouca farinha, pouco açucar, aceita vários sabores na massa e ainda muito mais acompanhamentos.
Por ser um bolo neutro, base de pão de ló, gosto de perfuma-lo com essenciais naturais. Dentre as que mais uso estão a de baunilha, tradicional e a de flor de laranjeira, uma paixão nova. Fazem apenas alguns anos que tomei amor por este perfume oriental, adocicado, sutil e inebriante.
Mais versátil do que se imagina, a flor de laranjeira, se bem dosada, pode transformar um bolo, uma sobremesa ou um brioche simples e algo especial e com personalidade.
Bolo nuvem, receita eu como sim
- 4 ovos
- 80g de manteiga derretida
- 100g de açúcar (eu usei demerara mas qualquer um serve)
- 120g de farinha
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de chá de essência de baunilha
- 3 colheres de chá de essência de flor de laranjeira
Pré aqueça o forno 180 graus.
Separa e as claras das gemas
Adicione o açúcar às gemas e bata em velocidade máxima por 1 a 2 minutos até que a mistura fique fofa.
Em seguida, acrescente a manteiga derretida, continue batendo, mas a uma velocidade menor, junte a baunilha e a flor de laranjeira.
Finalmente, continue batendo, mas na velocidade mais ainda baixa e acrescente a farinha e o fermento, apenas para incorporar, quando tudo estiver bem incorporado, acrescente uma pitada de sal.
Em uma tigela separada, bata as claras em neve até ficarem firmes e adicione-as à primeira mistura, tomando cuidado para não perder o ar, misture delicadamente e não misture demais.
Coloque a mistura em uma forma untada e asse em forno 180° durante cerca de 20 minutos. Faço o teste do palito e se sair limpo desligue o forno, abra ligeiramente a porta do forno e deixe o bolo dentro esfriado devagar, para evitar o choque térmico e ele não murchar completamente.
Se quiser salpique um pouco de açucar de confeiteiro por cima.
Aos olhos, parece um brioche com todos aqueles pequenos auvelos soprados pelo ar das claras.
Ele fica muito fácil de fazer e de adaptar: para o café da manhã, é uma delicia. Para um lanche com um pouco de geléia é maravilhoso e para uma sobremesa, com um coulis de frutas vermelhas e um sorvetinho fica perfeito.
Mais bolos? Aqui.
Já conhece o site de viagens gastronômicas do Eu Como Sim? Clica aqui.
0o Comentário
Pingback: Bolo nuvem, versátil e muito fofinho - Cozinheiros 24Horas