O vegetarianismo cresce no mundo todo, por vários motivos. Mas mais do que se tornar vegetariano há um número crescente de pessoas que estão optando por comer menos carne, restringindo o consumo a 1 ou 2 vezes por semana. Essa tendência ainda não é clara no Brasil pois nós, assim como nossos hermanos, somos carniívoros de carterinha. Mas, uma hora ela vai chegar…Reforço que a idéia não é parar e sim diminuir o consumo de carne. E quando for comer, optar por uma de qualidade superior, de preferencia de um fornecedor que respeite os animais e o planeta. (sim isso existe!)
Isso posto, cá está as nossa segunda lista (a primeira esta aqui) dos melhores endereços de restaurantes vegetarianos de Paris. Cantinas, fast-foods, restaurantes gastronomicos lugares incríveis que até que não é vegetariano gosta de frequentar.
Le Potager de CHARLOTTE
Se quiser uma cozinha saudável, vegetariana, gourmet, visite este pequeno restaurante dos dois irmãos amantes da cozinha vegetariana, Adrien e David Valentine. Entre Bistronomie e gastronomia, o Potager de Charlotte oferece uma cozinha saborosa que favorece fornecedores locais, orgânicos e sem glúten. O menu, limitado voluntariamente a três entradas, três pratos e três sobremesas, é renovada regularmente e conforme as estações, A decoração, simples e sóbria mas os pratos sempre muito coloridos !
Le Potager de CHARLOTTE – 12 Rue de la Tour d’Auvergne, 75009
Metro: Cadet ou Poissonnière (linha 7) 01 44 65 09 63
Quarta-feira e quinta-feira das 19h às 22h30, sexta-feira e sábado, das 12h às 14h30 e das 19h às 22h30 e domingo 11:00-15:30
42 Degrés
Este bistrot vegano possui um menu baseado em produtos não refinados, sem glúten e comida crua ou quase. Aqui nada é aquecido a mais de 42 graus para que os alimentos conservam todos os seus nutrientes e vitaminas. Há sanduíches com pickles de legumes, hambúrguer de cogumelos, chips de couve, conserva com legumes maison e de sobremesa uma pequena torta de limão. Vale muito a pena conhecer e redescobrir o sabor dos nossos alimentos básicos !
42 Degrés, 109 rue du Faubourg Poissonnière, 75009
Metro: Poissonnière (linha 7)
De segunda a sábado das 12h às 14h30 e das 19h às 22h30 e domingo das 12h às 16h
La Cantine Vagabonde
Na Cantine Vagabonde, Lila Djeddi, oferece cozinha vegetariana feita com 90% de ingredientes orgânicos. O menu do restaurante muda quatro vezes por ano, conforme as estações : no inverno, ela abusa da butternuts e do alho-poró, enquanto no verão ela brinca com o as abobrinhas, beringelas e tomates. Além de restaurante fixo, a Vagabonde tem uma scooter para chegar uma comida saudavel aos moradores de Paris.
La Cantine Vagabonde, 11, rue d’Aubervilliers, 75019
Metro: Stalingrado (linhas 2, 5 e 7)
Segunda a sexta-feira das 12 às 14:30, sexta-feira das 19h às 22h30
Le Tricycle Store
Depois de caminhar pelas ruas de Paris a bordo do seu foodbike Coralie Jouhier et Daqui Gomis se estabeleceram na Rue de Paradis. Lá você poderá degustar o seu já famoso cachorro-quente vegetariano, mas também seus bentos, sopas e super sucos. Aqui não entre nem carne nem conservantes, apenas legumes frescos, salsichas de soja ou trigo e pão fresco feito pelo padeiro vizinho. Os preços ainda são razoáveis e o serviço é amigável .
Tricycle_store_paris, 51 rue de Paradis, 75010
Metro: Poissonnière (linha 7)
Segunda a sexta-feira das 12h às 17h, domingo, das 12h às 16h (fechado aos sábados)
Wild and the moon
Esta linda cantina instalada na charmosa rue Charlot oferece cozinha vegetariana, orgânica, sem glúten, sem lactose e sem ovos. Um extenso cardápio, um lugar acolhedor, onde a madeira e as plantas suculentas dão o dom da decoração. Parte da receita da casa é doada a Associação Escocesa Mary, que visa fornecer refeições aos alunos de escolas de países pobres. Nada mal fazer uma boa ação enquanto se come bem !
Wild and the moon, 55 Rue Charlot, 75003
Metro: Temple (linha 3) ou Filles du Calvaire (linha 8)
Segunda a sexta-feira das 8h às 19h e 9h às 19h nos finais de semana