O Eu Como Sim te convida a entrar nessa luta contra o desperdício de alimentos.

Depois do jantar é natural transferirmos o resto da comida para potes herméticos ou cobertos com papel filme e  levarmos para a geladeira.  O frio retarda o crescimento de mofo e bactérias, mas apenas por um curto período.

Até quando é realmente seguro comer? Resposta e explicações de Jean-François Tostivint, Diretor Adjunto da Escola Hoteleira de Paris – CFA Médéric

 

Os valores são indicativos porque o frescor do produto no momento da compra também tem um papel importante.

 

Carne, legumes, peixe

  • Os legumes cozidos podem ser armazenados por 3-4 dias na geladeira em potes de vidro ou plástico herméticos com tampa.
  • O ratatouille e as hortaliças devem ser consumidos em 48 horas, especialmente se contiverem tomates que liberam muita acidez.
  • O peixe cru pode ser mantido por até 24 horas após a compra. Pode ser guardado por até 2 ou 3 dias, pergunte ao seu peixeiro de quando ele é, embrulhe em um filme envolto em gelo e coloque na parte mais fria da geladeira, mas isso não é garantia mesmo assim se for um peixe muito sensível tome cuidado.
  • Cozido e preparados peixes podem ser mantidos por 2 dias em pote hermético no fundo da geladeira.
  • Peixe se não for consumido rapidamente  é melhor cozinhá-lo. Caldo e sopas de peixe (a serem colocados em uma garrafa de vidro ou plástica fechadas)  podem ser consumidos dentro de 48 a 72 horas.
  • Camarão e caranguejo podem ser mantidos por 24 horas.
  • Carne: de acordo com o professor, o melhor é perguntar ao seu açougueiro quando comprar a carne. Em geral, a carne cozida pode ser armazenada cerca de três dias na geladeira bem acondicionada em uma caixa hermética selada.
  • Se sabemos que é pouco provável que a carne seja consuminda em 48 horas, é melhor congelá-la.
  • Gratinados e quiches: tudo depende dos ingredientes utilizados. Para massas com molho de tomate, conte três dias na geladeira. Se o preparado contiver manteiga, leite, ovos ou creme fresco, reduza a permanência na geladeira em 24 horas.

Ovos, Cremes e pastisserie

  • Sr. Tostivint é direto:  ovos cozidos, podem ser comidos em 2 dias se estiverem sem casca ou 4 dias se não estiverem com casca.
  • Em relação a massas de torta, o tempo de armazenamento varia muito de uma massa para outra, pois depende muito dos ingredientes da receita. Em geral, 3 dias.
  • Bolos: novamente tudo depende dos ingredientes utilizados. Um bolo de maçã ou um bolo de iogurte pode se manter por cerca de três dias.
  • Um crème brulée, dois dias no máximo.
  • Tortas com creme e frutas frescas: torta de morangos ou tiramissu por exemplo ele recomenda comer no máximo no dia seguinte. Pois são preparações muito sensíveis à base de manteiga, creme, ovos ou leite e costuma se deteriorar facilmente.
  • Cremes, iogurtes: na medida do possível, as datas de validade devem ser respeitadas. Um frasco de creme fresco que já foi aberto mas cujas regras de higiene (limpar as bordas, fechar bem o frasco, etc.) foram respeitadas pode ser mantido até sua data de validade e às vezes mais de uma semana depois. O único indicador do frescor de um creme ou iogurte é o seu sabor

Use etiquetas

Fora de questão confiar na sua memória em relação às datas de validade – correndo o risco de jogar fora regularmente metade de sua geladeira – “Você coloca nos rótulos e anota a data em que cozinhou para ter certeza do seu frescor no momento do consumo”, aconselha Jean-François Tostivint.

Na hora de comer

Posso reaquecer os meus restos várias vezes?
“Evite multiplicar as variações de temperatura”, diz o professor Tostivint. O ideal é reaquecer suas sobras apenas uma vez”.

E lembrem-se sempre que: Se você quer consumir alimentos além do prazo de validade recomendado, o congelamento é a melhor opção.

 

Este post estará será atualizado regulamente e aceita contribuições!

 

Escreva um comentário

Loading cart ...