É no Piauí que existe o par perfeito de um cafezinho preto: o Bolo de Sal

No Piauí comida é atração turística e bolo não é sinônimo de açúcar e manteiga.

Antes que estranhem, aqui também apreciamos bolos confeitados, mas nada representa mais o final de tarde piauiense do que a quentinha combinação de um pedaço de bolo salgado e uma xícara de café preto. 

Bolo de sal, bolo de goma ou rosca salgada, esse bolo salgado, com variados nomes e preparos é tradição passada há gerações de famílias e presença garantida na mesa e padarias piauienses.

Afinal, bolo de sal tem cheiro de casa de vó, sabor de reunião familiar e carrega afeto aos lanches diários dos amigos de trabalho.

É uma receita genuína, feita a partir de ingredientes locais, que possibilitam acesso fácil e responsável por todos.


Receita popular e democrática que se molda aos diferentes gostos, a depender da região do estado.

Existem os que põem erva-doce na massa, outros acrescentam leite, e tem ainda os que preferem colocar queijo, variações que  deixam esse bolo ainda mais delicioso.

Nascida e criada em Teresina, capital do Piauí, cresci comendo bolo de sal feito na casa de minha tia.

Todas as tardes a combinação bolo de sal e café preto substituía o pão com manteiga. Já adulta, assisti a um leilão na igreja matriz de Monsenhor Gil, cidade a 65 km da capital, e as joias (prêmios do leilão) eram roscas salgadas, variação local desse bolo salgado.

Nesse dia eu percebi a importância dessa receita para a sua comunidade, que orgulhosa exibia seu prêmio, e me dei conta de que o bolo de sal sempre está presente nos momentos mais simples e fraternos da vida do piauiense. 

Para trazer essa receita ao Eu Como Sim, voltei a Monsenhor Gil, e assisti ao preparo da tradicional rosca salgada da Dona do Carmo:

Receita Bolo de Sal

Ingredientes:

1kg de farinha de gomade tapioca seca (tire suas duvidas aqui!)

16 ovos inteiros (de preferencia caipiras ou orgânicos, por que?)

300g de queijo coalho ralado

2 colheres cheia de chá de sal

1 e 1/3 xícara de azeite/oléo de coco 

Para começar, em uma bacia grande coloque a goma, o sal e em seguida jogue 1 xícara de azeite de coco, para escaldar. Deixe descansando. 

Bolo de sal

Enquanto isso, bata os ovos por cerca de 10 minutos na batedeira, até a mistura aumentar e ganhar uma textura cremosa (para não ficar cheiro de ovo).

 Após bater os ovos, coloque aos poucos na mistura de goma que estava descansando. À medida que for colocando, vá misturando com as mãos até a mistura ficar homogênea. 

Bolo de Sal

Depois acrescente o queijo ralado (nessa receita foi usado queijo coalho) e misture novamente até integrar completamente a massa. 

 Ao final, coloque 1/3 xícara de azeite de coco na massa para umedecer e misture com as mãos. 

Bolo de Sal

Em uma forma quadrada grande coloque mais um pouco de azeite de coco, apenas para untar. Em seguida, vá colocando a massa, que é firme e pesada, no formato que preferir. Aqui deixamos em formato oval, e por isso é chamada de rosca.

Bolo de Sal

Leve ao forno, a 170°C, por duas horas. 

Pronto, agora é só passar o café e servir com a sua rosca salgada, que nessa receita serve até 12 pessoas.    

Bolo de Sal

0o Comentário

Escreva um comentário

Loading cart ...