Pra começar um vi uma palestra de comida mexicana com a Thomasina Maiers, vencedora de um programa de tv voltados para chefs. Ela fez dois pratos bem mais ou menos, um taco de bacalhau fresco cozido em baixa temperatura e uma salada de milho com pimenta e gergelim. Nada demais. A única coisa que aprendi com ela foi que colocando açúcar em uma molho apimentado você pode amenizar a picância. Mas eu sei que iogurte também funciona bem, além disso tem um sabor mais leve e é menos calórico… Palestra mediocre, nota: 2,5.
A segunda palestra foi com o chef francês Raymond Blanc. Muito mais profissional que a primeira, ofereceu para cada um sentado ali as receitas impressas. Bravo Chef.
Depois foi a minha vez de cozinhar, me escrevi em um worskhop com a chef Lisa Allen.
Grande conhecida do publico inglês, muito simpática, a jovem chef nos ensinou a fazer um maquerau(cavalinha) na folha de jornal. Trabalhei em dupla com um simpático inglês chamado Nick e tanto ele quanto a chef ficaram impressionados com a minha rapidez para cortar os alimentos. Obrigada pessoal, tô aqui pra isso. O prato ok, rápido de fazer e bonito. Nota: 6,5.
E apesar do preço salgado da entrada você pode almoçar de graça no festival tamanha a quantidade de provinhas que ganha! A de sorvete liquido e de whisky single malte foram as que mais gostei.
Fiquei chocada com o tamanho das trufas que estavam lá expostas (do tamanho de uma laranja bahia!). Foi uma das grandes atrações da feira. Todos tiravam fotos delas. Eu ia contar que trufasgrandes assim quase não tem sabor e para serem boas elas devem ser do tamanho de uma nós, mas deixei pra lá.
Frequentei bastante o estande de queijos ingleses (minha nova paixão), o de fugdes (caramelo com sabores e cores diversas), o de azeites e o de pipoca com saborizadas.
Para fugir da chuva passava longos períodos nos estandes das editoras de livros de cozinha, que ali estavam com 20% de desconto. Mas dessa vez me controlei e não comprei nenhum!
Receita: Cavalinha Assada no papel Jornal com salada de beterraba e vinagrete de mel
Conheça a página do eucomosim no facebook e fique sabendo das atualizações do blog! www.facebook.com/eucomosim