A batata rosti é um dos meus pratos favoritos. E apesar de ser fácil de fazer tem alguns segredos que vou te contar agora.

Segredo da Batata Rosti # 1:

Os ingredientes não poderiam ser mais simples batata (prefira as firmes, como a bintje por exemplo) e gordura. Mas para a batata rosti ficar macia e com uma crocância incomparável o ideal é usar gordura animal, como a de galinha, pato ou porco. E digo mais, isso vale para conhecer qualquer prato com batata!

Segredo da Batata Rosti # 2:

Outro segredo fundamental é começar a receita no dia anterior, leve as batatas com casca para ferver, começe sempre em água fria, por 15 minutos. Tire da água deixe esfriar em temperatura ambiente de um dia para o outro. Desta forma ficará mais fácil de ralar a batata.

Segredo da Batata Rosti # 3:

O último e importante segredo é usar uma frigideira de ferro com um fundo bem grosso para cozinhar a sua batata, isso fará com que ela cozinhe uniformemente e sem queimar, garantindo um resultado de encher os olhos e uma textura perfeita na boca.

Agora vamos a receita original Suiça que não deixa ninguém desapontado:

Batata Rosti

a receita original suiça (para duas pessoas)

Ingredientes

  • 5 batatas de tamanho médio com casca
  • 25 g de gordura animal
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sobremesa de manteiga
  • flor de sal para finalizar

Preparo

  • Na véspera cozinhe a batata com casca por 15 minutos e deixe esfriar fora da geladeira de um dia para o outro. Descasque e rale grosso no ralador. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  • Esquente uma frigideira de fundo grosso e coloque a gordura para derreter, quando estiver bem quente adicione as batatas e as espalhe bem pela frigideira. Quando começar a dorar em baixo, com a ajuda de um prato vire-a para cozinhar o outro lado. Todo o cozimento deve levar cerca de 15 minutos (7,5 minutos para cada lado). 
  • Quando estiver pronto pegue a manteiga com um garfo e “passeie” ela pelas bordas da frigideira até que derreta completamente. Salpique flor de sal e sirva acompanhando de uma salada, ovo, com queijo, com uma carne… como você quiser!

Bon Apéttit!

0o Comentários

  1. Pingback: Batata Rosti – receita original suiça | Em pró da Saúde

  2. MARCELLE TEIXEIRA DA SILVA FERNANDES Reply

    ACABEI DE fazer a batata e ficou deliciosa! Super fácil de fazer!

  3. Alice Mosca Reply

    Segui a receita e ficou maravilhosa!
    Já anotei no meu caderno de receitas!!

  4. A receita esta confusa. Nao foi explicada a colocacao do recheio. -:(

  5. Acabei de fazer e ficou perfeita. Tem que respeitar o tempo mesmo senão ela desmonta e fica grudada na panela. Fiz com margarina e no final coloquei um fio de azeite. Ficou perfeita!

  6. Marilia Zannon Reply

    Me baseei nessa receita pra fazer uma batata rosti recheada com carne seca e requeijão! Delicia! Suas dicas ajudaram muito! Obrigada!

  7. Pingback: BATATAS RÖSTI - Especialidade suíça. Simples e uma delícia.

Escreva um comentário