Clássico de qualquer bom bistrot parisiense o ovo com maionese tambem chamados de ovo Mayo ou ainda na língua de Molière oeuf Mayo é uma receita cult. Não só por seu sabor mas também por sua simplicidade e delicadeza.

Procurei, pesquisei e encontrei um especialista em ovo mayo que me revelou as 3 regras de ouro para tornar seu ovo Mayo em uma entrada perfeita.
Entenda que não se trata apenas de um simples ovo cozido. Embora pareça simples, mesmo antiquado, será no entanto necessário dominar certas técnicas a fim de fazer desta receita um sucesso.

O quais são elas? Sébastien Mayol, co-presidente da ASOM (Association de sauvegarde de l’fab maionnaise), respondeu às perguntas da France Inter e nos revelou o segredo.

Você sabia que o Eu Como Sim organiza viagens e passeios gastronómicos em Paris e arredores? Clique aqui para saber mais!

Regra numero 1 : um ovo de boa qualidade e perfeitamente cozido

O ovo deve ser orgânicos ou caipira e deve ser perfeitamente cozido para evitar ficar emborrachado por fora e almiscarado por dentro.
Para um cozimento adequado, devemos colocar o ovo em agua já fervente e cozinhar por nove minutos exatos e depois colocá-lo diretamente em água fria para interromper o processo de cozimento. Sébastien Mayol recomenda que a gema não deva fica cinza ou amarela, mas quase laranja.

Regra numero 2 do ovo mayo: uma maionese cuidadosamente preparada em casa

E se a maionese de ovo, que é o segredo desta receita, fosse, de fato, o resultado de uma mistura fabulosa que é muito mais meticulosa do que parece?
Para preparar uma boa maionese, você precisa de ingredientes de qualidade. Selecione bons ovos, um óleo vegetal suave (evite azeite de oliva, eu gosto de usar de girassol ou de semente de uva), uma colher generosa de mostarda Dijon, sal e pimenta. A maionese deve estar perfeitamente temperada com mostarda suficiente, mas também não em demasia. É recomendável ser generoso com a quantidade maionese.

Regra numero 3 do ovo mayo: Um acompanhamento cuidadoso

Para melhor acompanhar a maionese de ovo, você precisa de algo fresco e crocante.
O frescor vai arejar o paladar entre duas mordidas, e a crocância vai dar ao prato uma textura geral.
Corações de alface ou aipo proporcionam tanto crocância quanto frescor. Sébastien Mayol menciona uma macedoina vegetal, um brunoise de batata ou aipo como bons acompanhamentos.

Receita Ovo Mayo Eu Como Sim (respeitando as 3 regras de ouro acima citadas)

4 ovos orgânicos frescos em temperatura ambiente,
1 gema de ovo
30 g de mostarda Dijon
sal, pimenta
250 ml (aprox.) de óleo de girassol
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
3 a 4 cebolinhas francesas finamente picada (pode tambem ser salsinha)

Em uma panela de água fervente, cozinhe os ovos por 9 (9’15” se eles forem muito grandes).
Mergulhá-los imediatamente após o cozimento em um grande volume de água fria.
Em uma tigela, usando um fouet ou um mixer, bata a gema de ovo, a mostarda, 1 pitada de sal e 1 volta de pimenta-do-reino moída.
Junte o óleo em um fio fino e constante, batendo sem parar, até atingir o volume e a textura desejados. Adicione o vinagre no fim e misture.

Descasque os ovos cozidos, corte-os ao meio e coloque-os em um prato com um pouco de maionese por baixo.
Decore generosamente com maionese, e termine com um giro de pimenta moída na hora e a cebolinha ou salsinha picada. Sirva com o acompanhamento da sua escolha.

Você sabia que o Eu Como Sim organiza viagens e passeios gastronómicos em Paris e arredores? Clique aqui para saber mais!

Para aulas de cozinha online clique aqui.

Escreva um comentário