Zaatar é uma mistura de especiarias do Oriente Médio que é um alimento básico no Líbano, na Síria e em toda a costa oeste do Mediterrâneo. Para saber do que é feito, como prepará-lo, e com o que comê-lo, continue lendo.

O que é zaatar?

Em árabe, “zaatar” significa “tomilho”. Mas de uma forma mais geral, quando falamos de zaatar, é para evocar uma mistura de ervas e especiarias tradicionais da cozinha do Oriente Médio (Líbano, Turquia, Israel, Síria, Iraque, Palestina, Jordânia, etc.).

O tomilho faz naturalmente parte da sua composição, assim como o orégano, o gergelin e o sumac, mas também às vezes tambem são adicionados cominho, coentro, manjerona… Claro que, por ser uma mistura, as especiarias escolhidas e sua proporção variam de acordo com a pessoa que prepara..

Cada país, cada família levantina tem sua própria receita.

Você sabia que o Eu Como Sim dá aulas de cozinha online, para saber mais clique aqui.

Como preparar em casa?

A boa notícia é que uma vez encontrada nossa receita de zaatar, a preparação não poderia ser mais simples; tudo o que temos que fazer é colocar todas as especiarias em um moedor, moê-las, misturá-las e colocar nosso em um recepiente com tampa para preservá-lo.

Claro, a maneira ainda mais rápida de conseguir zaatar é comprá-lo em uma mercearia oriental ou online, mas, já que é tão fácil de fazer por que não arriscar e fazer o seu em casa ?

Como comer?

Zaatar pode ser usado para temperar saladas ou condimentos, para temperar legumes, carnes, para fazer marinadas, etc. No entanto no Oriente Médio, o zaatar é mais freqüentemente comido com seus dois companheiros fiéis: pão e azeite de oliva!

Seja na forma de “dip” (o pão é mergulhado em óleo e depois em zaatar), ou na forma de “manakish”, um pão libanês que é assado com azeite de oliva e zaatar e frequentemente devorado no café da manhã no Líbano.

Receita Zaatar Caseiro 

2 xícaras de sementes de gergelim

2 xícaras de orégano seco

2 xícaras de sumac/sumagre seco

1,5 colher de chá de sal 

Emu ma frigideira sob fogo médio-alto, torre as sementes de gergelim até dourar, cuidado para não queima-las

Adicione orégano o sumac e 1,5 colher de chá de sal, mexa sobre o calor por cerca de 5 a 7 minutos até que tudo esteja combinado

Deixe que a mistura esfrie completamente em temperatura ambiente antes de ser armazenada em um ou mais potes herméticos.

GRÃO DE BICO ASSADO COM ZAATAR

Zaatar eu como sim

Grão de bico drenado – 265 g (pode usa em lata)

2 colheres de sopa de Zaatar

Azeite de oliva 

Pré-aqueça seu forno a 160C

Misture o zaatar e o azeite de oliva, você deve obter uma pasta um pouco líquida do que pasta de dente, mas não muito.

Cubra seu grão de bico drenado com esta pasta e espalhe sobre uma assadeira coberta com papel manteiga.

Asse por cerca de 20 minutos. 

Deixar para esfriar e sirva.

Você sabia que o Eu Como Sim organiza viagens e passeios gastronómicos em Paris e arredores? Clique aqui para saber mais!

Escreva um comentário