Chili con Carne, como não amar?
Provavelmente, assim como eu, alguns de vocês foram criados a base de muita carne moída.
Eu tenho absoluta adoração por este prato que tem diferentes versões em diferentes casas. Essa é uma receita para fugir do trivial mas sem deixar de manter o espírito.

Os vegetais são básicos e o feijão depois de deixado de molho deve ser cozido al dente e a pouca agua com sal lentamente para melhor controle ou 30 minutos na panela de pressão.

Para esta receita de Chili con Carne você pode usar o feijão enlatado, ele funciorá bem aqui. Não se esqueça de procurar um de boa qualidade.

É livre tambem a escolha do pedaço de carne a ser moído: acém, patinho, colchão duro, fraldinha… pra mim pouco importa desde que seja fresca e de preferencia moída na hora.

Esta é uma receita básica. Sinta-se livre para adicionar ou subtrair ingredientes e ajustar o como quiser.

Você já pensou em ter aulas de cozinha particulares para aprender e aprimorar suas técnicas e repertório? Veja as aulas que Eu Como Sim oferece aqui

Chili con Carne Receita 

receita chili con carne

1 cebola grande
1 pimentão vermelho
1 bastão de aipo
1 cenoura grande
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de óleo
1 ou 1/2 colher de chá de chili em pó (ou 1 colher de chá de chili leve ou outra pimenta em pó que tiver)
1 colher de chá de páprica (defumada para mim)
1 colher de chá de cominho em pó
500g de carne moída 
300ml de caldo de carne
400g de tomate pelado 
400g de feijão vermelho pré cozido ou em lata
½ tsp manjericão ou orégano seco
1 quadrado de cerca de 10g de chocolate amargo ou 1 colher de chá de açúcar 
2 colheres de sopa de purê de tomate

Pique todos seus legumes em cubos pequenos. Em uma panela grande, começe refogando a cebola com o azeite, quando estiver transparente acrescente a cenoura, o aipo e o pimentão. Sem pressa, por cerca de 3 a 5 minutos, só depois acrescente o alho. 

Em seguida junte 1 colher de chá de paprika defumada, se não tiver use a normal, 1/2 colher de chá de chili (se gostar mais picante acrescente uma inteira) em pó e 1 colher de chá de cominho moído. Misture bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo ocasionalmente.

Em paralelo, pegue um frigideira grande e doure a carne moída em duas etapas, apenas doure não cozinhe.

Aumente um pouco o fogo, acrescente a carne à panela dos legumes e quebre-a com sua colher de pau ou espátula.
Continue mexendo e “picando” a carne moída com a colher/espatula por pelo menos 5 minutos, até que toda a carne esteja picada e não haja mais pedaços cor-de-rosa. 

Junte os 300ml de caldo de carne na panela de carne picada.
Adicione uma lata de 400g de tomates picados. Junte o manjericão/oregano seco, o chocolate amargo ou o açúcar e tempere com sal.
Junte o purê de tomate e folha de louro e mexa bem.
Aumente o fogo e deixe ferver suavemente sem parar de mexer pincipalmente no fundo da panela para não grudar. Tampe e abaixe o fogo até que fique borbulhando suavemente, deixe cozinhar por 20 minutos.

Verifique a panela ocasionalmente, misture e certifique-se  novamente que o molho não grude no fundo da panela ou não esteja secando. Se tiver, acrescente algumas colheres de sopa de água e abaixe um pouco o fogo. Depois de ferver o molho deve espessar, mas continuar bastante úmido e suculento.
Junte o feijão vermelho cozido, se como eu você optar por um lata drene e enxague os feijões antes de misturá-los na panela do chili. Deixe ferver novamente de modo que borbulhe suavemente mas desta vez sem a tampa por mais 10 minutos, adicionando um pouco mais de água se necessário.

Experimente, acerte o tempero. Provavelmente será preciso muito mais sal e tempero do que você pensa, aqui foi assim.
Agora volte a tampa, desligue o fogo e deixe seu chilli descansar por 10 minutos antes de servir. Isto é realmente importante, pois permite que os sabores se misturem.
Servi com tortinhas, nachos, creme azedo, arroz branco ou como voce quiser.

 

Conheça as aulas de cozinha do Eu Como Sim

Escreva um comentário