Já falei aqui bastante sobre o alho poró. Sua história, como escolher, como guardar e algumas receitas.

Alho poró vinagrete (poirreaux à la vinaigrette)

é uma das receitas mais clássicas da bistronomia parisiense, todo bistrô que se prese tem uma versão.
Não se atenha ao fato dele ser originalmente uma entrada, fique à vontade para servi-lo para acompanhar todos os tipos de quiches ou bolos salgados. 

Para escolher e cozinhar alhos porós

De preferência, aos alho-poró jovens, caso contrário, mantenha apenas a parte branca e verde claro (use a escura para um caldo, sopa ou omelete). Você pode cozinhar os alhos-porós em água com sal ou no vapor. Quanto tempo leva para cozinhar os alhos-porós? De por 8 a 20 minutos, dependendo do tamanho. Na receita eu coloco um tempo aproximado mas na verdade é difícil dizer porque o tempo depende muito do tamanho dele. Se forem grandes, aconselho fazer uma incisão em quase todo o comprimento para que cozinhem bem. 

Quem me conhece sabe que sou fã do ovo mole, que vaza sua cremosidade amarela e lambuza todo o resta, mas essa sou eu, você pode muito bem adicionar um ovo cozido duro esfarelado por cima, fica bonito tambem. 

Uma receita simples e que faz bonito. Facilmente encontrada em um bom bistrot parisiense.
Trata-se do clássico alho-poró-vinagrete,  lindamente associado ao sabor extravagante das sementes de mostarda, de ovo cozidoperfeito e avelãs torradas.

Alho Poró, ovo mullet, mostarda e avelã

Para 4 pessoas:
2 alho poró
4 ovos
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
Sal e pimenta
1 colher de chá de mostarda com grãos
Uma dúzia de avelãs torradas grosseiramente quebradas

Em uma panela grande, ferva a água com uma pitada de sal grosso. Adicione a parte branca do alho poró e cozinhe por cerca de 15 minutos* em ebulição. Escorra bem.
Em uma panela pequena, leve a água para ferver. Mergulhe os ovos suavemente na água e deixe cozinhar em fogo médio por 6 minutos. Depois disso coloque-os em em água fria para pararem de cozinhar.
Tire a casca dos ovos suavemente.
Prepare o vinagrete misturando o azeite, o vinagre, a mostarda, o sal e a pimenta.
Em pequenas tigelas, arrume as fatias de alho-poró conforme a foto, regue com o vinagrete, coloque um ovo cozido cortado ao meio em cada prato, os pedaços de avelãs e sirva em seguida.

DSC02306

*Quanto tempo leva para cozinhar os alhos porós? De por 8 a 20 minutos, dependendo do tamanho. Na receita eu coloco um tempo aproximado mas na verdade é difícil dizer porque o tempo depende muito do tamanho dele. Se forem grandes, aconselho fazer uma incisão em quase todo o comprimento para que cozinhem bem.

foto da sensa: http://thecooktime.com

já conhece nosso site de viagens gastronômicas? www.gastronomos.fr 

0o Comentários

  1. Avatar

    🥂Um dos meus blogs favoritos de gastronomia🥂
    Parabéns à autora deste site fantástico, Karen Goldman @eucomosim de quem passei a ser fã incondicional. Tenho experimentado receitas fabulosas que partilho com a familia & amigos por proporcionarem momentos de puro prazer🥂
    Muito obrigada pela partilha de um blog tão inteligente🌟🌟🌟🌟🌟
    Tereza Castro 2021.03.20

    • Karen Goldman
      Karen Goldman Reply

      Que coisa mais deliciosa ler sua mensagem. Meu esquentou coração.
      muito obrigada Tereza!
      um beijo grande, Karen

Escreva um comentário