Um ingrediente: alho poró. Três receitas!

Chamado antigamente  de “aspargo dos pobres”, alho poró não tem nada do que se envergonhar! Este tesouro nativo dos solos europeus é consumido desde a antiguidade. E inclusive aparece nos relatos dos banquetes dos imperadores romanos.

Ao contrário do que muitos pensam ou dizem no alho poró tudo se come. Tudo vai depender da receita escolhida e exitem milhares de maneiras de se preparar.

Como escolher:
Prefira aqueles com aspecto fresco, com a raiz bem branca e se possivel com sinais de terra ainda humida grudade na raiz. As folhas devem estar bem verdes e firmes e o talo branco deve ser grosso, duro sem partes amolecidas.

Como conservar:
Não deixar mais de 3 dias na gaveta inferior da geladeira. antes de consumir corte fora o pedaço as pontas da parte verde.

Gratin de Alho-Poró a Italiana

c2bda3c8d05571bb319c9c7f9c666f14

1 alho-poró só (a parte branca)
150g cubos de presunto
2 colheres grandes mascarpone
1 bola de mussarela
20ml de creme de leite fresco
manteiga
sal / pimenta

Lava o alho-poró, fatie em rodaelas de 2 a 3 cm e leve-o novamente.

Em uma frigideira, sem gordura, salteie levemente o presunto em cubos em seguida adicione o alho-poró. Junte um pouco de manteiga, pimenta e sal, tape e deixe cozinhar em fogo médio por + – 20 minutos, mexendo regularmente.
Quando o alho-poró estiver cozido , adicione o mascarpone e creme, ajuste o tempero se necessário. Passe para um refratario e adicone as mussarela cortada em pedaços. Leve ao forno 180 graus até dourar.
Voce tambem pode fazer esta receita em potinhos individuais!

Pesto de Alho Poró e nozes

1000w

1 alho-poró grande picado (parte branca e verde)
1 cebola média picada
azeite de oliva
um punhado de nozes torradas
2 dentes de alho
sal + pimenta a gosto
um pouco de suco de limão

Refogue as cebolas e o alho poró em um pouco de azeite de oliva. Retire do fogo e bata os dois no liquidificador com as nozes, alho, sal, pimenta, suco de limão, azeite e um pouco d’água. A consistencia deve ficar mais grossa que um pesto normal, próxima da consistência de um hummus.

Sirva com biscoitos, coloque-o sobre os ovos, com batatas…e o que você quiser.

Risoto de Cebola com Alho Poró

185cf79a231d3d8df8f21df6be61416b

1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola grande picada
1 de alho-poró, apenas a parte branca, em fatias finas
1 xícara de arroz arbório
2 colheres de sopa de suco de limão
4 xícaras de caldo de legumes ou de galinha, quente 2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de folhas de majericão
sal
pimenta

Em uma panela, aqueça o óleo ea manteiga em fogo médio. Refogue a cebola por cerca de 5 minutos, adicione o arroz e mexa até ficar bem refogado.
Adicione o suco de limão, cozinhe por  mais 1 minuto. Junte o alho poró e mexa até absorver o suco do limão. Junte 1 xícara de caldo quente e mexa sem parar, até que seja absorvido. Continue acrescentanto o caldo 1 xícara de cada vez espere sempre até o liquido seja totalmente absorvido, prove sempre, o ponto exato deve ser quando o arro estiver al dente. Desligue o fogo, adicione a manteiga e 3/4 de xícara de parmesão e o manjericão. Mexa bem, acerte o tempero com sal e pimenta. E sirva a seguir.

Fotos:beyondtheplate.netmynameisyeh.comgirlmakesfood.com

6 Comments

  1. Olá, td bem?

    É impressão minha ou no modo de fazer do risoto de cebola com alho poró não consta em q momento se deve acrescentar o poró?

    Abraço

  2. Na receita do pesto também não aparece onde por o alho poró!

  3. Pra que serve a manteiga na primeira receita?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>