Batata Rosti – a receita original suiça e seus segredos

Este é um dos meus pratos favoritos. E apesar de ser fácil de fazer tem alguns segredos que vou te contar agora.

Segredo numero 1: Os ingredientes não poderiam ser mais simples batata (prefira as firmes, como a bintje por exemplo) e gordura. Mas para a rosti ficar macia e com uma crocância incomparável o ideal é usar para cozinha-la gordura de galinha, pato ou porco. E digo mais, isso vale para conhecer qualquer prato com batata!

Segredo numero 2: Outro segredo fundamental é começar a receita no dia anterior, leve as batatas com casca para ferver, começe sempre em água fria, por 15 minutos. Tire da água deixe esfriar em temperatura ambiente de um dia para o outro. Desda forma ficará mais fácil de ralar.

Segredo numero 3: O último e importante segredo é: use uma frigideira de ferro com um fundo grosso para frita-la, isso fará com que ela cozinha uniformemente e sem queimar.

Agora vamos a receita:
Batata Rosti

Batata Rosti – a receita original suiça (para duas pessoas)

5 batatas de tamanho médio com casca
25g de gordura animal
Sal e pimenta a gosto
1 colher de sobremesa de manteiga
flor de sal para finalizar

Na véspera cozinhe a batata com casca por 15 minutos e deixe esfriar fora da geladeira de um dia para o outro.  Descasque e rale grosso no ralador. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Esquente uma frigideira de fundo grosso e coloque a gordura para derreter, quando estiver bem quente adicione as batatas e as espalhe bem pela frigideira. Quando começar a dorar em baixo, com a ajuda de um prato vire-a para cozinhar o outro lado. Todo o cozimento deve levar cerca de 15 minutos (7,5 minutos para cada lado). Quando estiver pronto pegue a manteiga com um garfo e “passeie” ela pelas bordas da frigideira até que derreta completamente.  Salpique flor de sal e sirva acompanhando de uma salada, ovo, com queijo, com uma carne… como você quiser!

Bon Apéttit!

4 Comments

  1. Pingback: Batata Rosti – receita original suiça | Em pró da Saúde

  2. MARCELLE TEIXEIRA DA SILVA FERNANDES says:

    ACABEI DE fazer a batata e ficou deliciosa! Super fácil de fazer!

  3. Segui a receita e ficou maravilhosa!
    Já anotei no meu caderno de receitas!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>