Ingrediente da estação: Melancia!

Chegamos na melhor época do ano para comer melancia! É nesta época que elas atingem o ápice da maturidade tornando-se mais doces e suculentas.

A melancia é originária da África, presume-se que do deserto de Kalahari.O primeiro registro de colheita foi a 5.000 anos, no Egito, como descrevem hieróglifos encontrados em algumas ruínas. No antigo Egito, melancias eram colocadas nos túmulos dos reis para alimentá-los na ‘vida’ após a morte. Partindo do Egito, a melancia se espalhou pelo mundo. Por volta do século 10, a melancia foi levada à China, que é atualmente, o maior produtor e consumidor da fruta do mundo!

Como escolher: A melancia de boa qualidade tem a casca firme, brilhosa e sem manchas escuras. Ela deve ser pesada em relação ao seu volume. A parte inferior da melancia deve ter um ponto amarelo a partir de onde esteve enraizada no chão. Quanto mais escuro for o amarelo, mas madura estará a fruta. Sinta o odor, melancias maduras costumam a ser bem cheirosas!  Ao comprar já cortada, escolha a com polpa mais vermelha e firme.

Como armazenar: Inteira, deixe-a em local fresco e arejado por até uma semana. Depois de cortada, guarde  na geladeira, coberta com papel-filme ou alumínio, para que não resseque. Assim, ela pode durar de três dias a uma semana.

Você deve lavar as melancias antes corta-las.

Demorei quase dois anos pra descobri que melancia em francês é pasteque, nada haver uma palavra com a outra não é? Aqui ela aparece nos meses de junho e julho e na maioria das vezes não têm caroço. As melhores até hoje ainda vem do Egito elas também podem vir nas cor amarela também. O gosto é o mesmo.
Pastèque-sans-pépin-Jaune-BOUQUET-300-DPI

 

Seguem as minhas receitas favoritas com melancia.

Gaspacio de Melancia

P1100845

1k de  melancia,1,5 fatias de pão torrado, duas colheres de óleo de girassol, 1/2 cebola pequena em cubos, 1 tomate sem casca cortado em cubos, meio pimentão amarelo sem casca cortado em cubos, 1/2 xícaras de folhas de manjericão, sal e pimenta do reino a gosto.

Descasque a melancia melancia retire todas as sementes corte em pedaços e reserve.

Bata todos os ingredientes no liquidificador, sirva frio.

Salada de Festiva de arroz e melancia

salada de arroz e melancia

Para quantidades, adapte conforme a quantidade de convidados!
Misture 250g arroz (eu usei basmati),1/4 de melancia,  1/2 xicara de cogumelos finamente picados, 250g de
atum em lata  e um pouco de salsinha.
Para o molho: uma colher de sopa de mostarda, 1 colher de sopa de vinagre de maça, suco de meio limão, 4-5 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta a gosto.
Eu misturei com os restantes ingredientes!

Geléia de Melancia

IMG_5977

2k de melancia, 1,2k de açucar, 2 limões

Descasque a melancia, corte em fatias, tire as sementes, corte em pedaços menores. Em uma tigela grande macere a melancia com o açúcar e deixe descansar por uma noite. No dia seguinte coloque toda a melancia com o açucar em uma panela de fundo grosso e leve ao fodo brando até ferver, com fever com a ajuda de uma escumadeira retire toda espuma branca que se formara na panela. Acrescente o suco dos dois limões e deixe por mais 20 minutos. Coloque em potes de geléia e deixe esfriar.

fotos: http://www.uneparisiennesemerveille.com, http://www.alkalinesisters.com, http://www.fabfriday.com e http://farinedetoiles.blogspot.fr/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>