Faça em casa: Nutella

 

Vamos começar com a Nutella, essa deliciosa vilã das dietas e dos nutricionistas além de super calórica não é nada saudável . O único ponto positivo da marvada é o conceito: pasta de avelas com chocolate. Quem resiste?

Pois então anota aí essa receita matadora de Nutella caseira. Calórica? Talvez, porém ainda mais saborosa e absolutamente saudável.
IMG_7753

Nutella Caseira (rende dois potes)

Começe torrando e descascando o avelã:
1 1/4 de xícara de avelãs cruas
2 xícaras de água
3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

Preaqueça o forno a 190 graus. Espalhe as avelãs em uma assadeira e asse por 15 minutos, mexendo a cada 5 minutos para assar por igual. Depois ferva as 2 xícaras quando estiver fervido acrescente o bicarbonato (a água irá espumar, é normal), acrescente as avelãs. Prepare uma tigela de água fria e reserve.  Ferva por 3 minutos, escorra, em seguida, trasnfira as avelãs para a tigela de água fria. Você vai ver que será fácil descasca-las. Descarte as casas, reserva as avelãs.

IMG_7725

1 1/4 de xícara de avelãs torradas sem casca
145g de chocolate amargo
140g de chocolate ao leite
6 colheres de sopa de creme de leite fresco
1 colher de sopa de amanteiga amolecida
1 colher de sopa de pó de cacau
2 colheres de sopa de açucar de confeiteiro
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de extrato de amêndoa

IMG_7739

Bata as avelãs em um processador de alimentos ou liquidificador até formar uma pasta grossa e lisa. Isso deve levar cerca de 5 minutos. Perecerá dificil no início, mas logo as pedaços irão se unir para formar uma pasta. Adicione a manteiga, o açúcar, o cacau em pó, o sal e os extratos. Continue a bater até ficar homogêneo (cerca de 1 a 2 minutos). Derreta juntos chocolates e o creme de leite em banho-maria, até formar uma ganache suave. Retire do fogo e deixe esfriar por 5 minutos. Uma vez que ganache esfriou um pouco, adicione-o ao processador de alimentos ou liquidificador e bata até combinar (em torno de 15 segundos). Transfera para potes e guarde na geladeira por até 1 semana. A nutella vai firmar um pouco na geladeira, então deixe-a “sentar” à temperatura ambiente durante cerca de 30 minutos para amolecer a consistência antes de comer.

Fotos: food52.com, primalbitesblog.com

5 Comments

  1. diogo.frança says:

    muito práticas as receitas.

  2. Hummmm diliccciaaa;)

  3. Oi! Karen. Que bom que te achei! (risos) Obrigada por compartilhar receitas maravilhosas. A sua simplicidade em mostrar o que sabe, torna as suas receitas especiais. É tudo de bom! Parabéns! Gostaria de receber receitas no meu e-mail…é possível? Grata

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>