Desde que Pierre Sang abriu seu restaurante no 55 da Rua Oberkampf, uma das mais badaladas de Paris, a fila não cessa. Ele que foi um dos finalistas e favoritos do público do programa Top Chef, marca sua cozinha pela mistura de produtos locais e orientais, influência de suas raízes coreanas.
O menu muda praticamente todos os dias. Ao chegar se é questionado sobre algum tipo de alergia e é tudo. A partir daí é proposto um menu surpresa (entrada, prato e sobremesa). Após cada prato o garçom pergunta os ingredientes que descobrimos e revela o que foi servido. Uma maneira interessante de mexer com nossos sentidos e romper preconceitos culinários. De entrada comi um creme levíssimo de boudain noir (linguiça de sangue), ovo cozido a baixa temperatura, kimchi (repolho fermentado coreano) e anchovas. Ingredientes de sabores fortes mas que funcionaram surpreendentemente bem juntos.
De prato principal foi servido pedaços de cordeiro confit, um pouco sem gosto. Tentáculos de polvo muito,perfeitamente cozidos, cebolas glaciadas, cogumelos giroles e purê de batata!?. Confesso que tenho um certo preconceito, com algumas poucas exceções, com relação a restaurantes que servem purê de batatas em seus pratos, enfim…Achei o prato principal bem menos interessante do que a entrada.
A sobremesa era excelente figos assados com mel, sorvete de mascarpone, financiers de chá verde e gergelim. Tudo muito equilibrado, fresco e coerente com a estação. Gostei muito.
Pierre Sang é um dos poucos restaurantes de Paris que não aceita reservas. Pra comer lá deve-se chegar cedo, ter paciência de enfrentar uma fila ou então, contar com a sorte. Mas vale a pena. Por 25 euros é um dos melhores custo-benefício da cidade.
O menu para duas pessoas com duas taças de vinho e dois café saiu por 67 euros. A simpatia do chef e do staff está incluso no preço e faz a diferença.
Restaurant Pierre Sang
55, rue Oberkampf 75011
Paris – Metro Oberkampf
Conheça a página do eucomosim no facebook e fique sabendo das atualizações do blog! www.facebook.com/eucomosim