Orgulho nacional, de origem 100% tupiniquim. De um azedinho doce inconfundível, o maracujá é uma das frutas tropicais mais queridas e procuradas no mundo.

receitas com maracujá

Sua polpa é macia e suculenta, de uma cor amarela profunda, e as sementes crocantes dão a ele uma textura especial. Como se isso não bastasse, ele faz bem para a saúde, pois contém muitos antioxidantes e fibras.

Um pouco de história
Original do Brasil, o maracujá se espalhou para a América Central, Ásia, África e as Índias Ocidentais. Foi introduzido na Europa em 1629.
Os horticultores e botânicos dos séculos XVII e XVIII, seduzidos pelos encantos da flor e os tesouros saborosos da fruta, cultivaram sob a estufa esta videira vigorosa e próspera, da qual agora existem cerca de 400 espécies.

529236-20414-1280

Como escolher
Para comprar o maracujá, é necessário escolhê-lo muito maduro, bastante pesado e com uma pele ligeiramente enrugada.

Capture d’écran 2018-01-09 à 23.17.49

Como comer
Pode ser comido in natura, cortado pela metade e com uma colher, adoçado ou não (eu às vezes jogava um tiquinho de leite condensado). Mas onde ele brilha são nas receitas: perfumando delicadamente mousses, sorvetes, bolos e geleias. Pode ser usado em saladas de frutas e sucos, mas também em molhos de peixes e crustáceos.

Receitas

Caramelo de maracujá

Capture d’écran 2018-01-09 à 23.15.01

250 g de açúcar cristal
3 maracujás
suco de 1 limão
200 g de suco de maracujá ou de laranja

Abra o maracujá. Tire a polpa e misture com o suco de maracujá ou de laranja para mariná-la. Reserve.
Leve para cozinhar o açúcar juntamente com o suco de limão e observe as variações de cor.
Pare de cozinhar quando o caramelo ficar dourado.
Retire a polpa marinada do suco e passe por uma peneira para separar os caroços. Pressione para extrair a maior quantidade de polpa possível.
Fora do fogo, misture este suco ao caramelo. Volte ao fogo e cozinhe lentamente até a mistura reduzir um pouco. Não se deixe enganar, o caramelo toma mais corpo enquanto esfria. Cabe a você avaliar o grau de redução (sem recozimento, fogo bem baixo) de acordo com como você vai servir este caramelo: frio ou quente.
Se quiser, para finalizar, coloque alguns grãos de maracujá para dar um toque crocante ao seu caramelo.

Farofa de Maracujá

farora de maracuja

250 g de farinha de milho
150 g de manteiga sem sal
1/2 colher de chá de açúcar
1 maracujá
½ xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
Pimenta do reino moída na hora
Sal

Numa frigideira com fundo grosso, coloque metade da manteiga e a farinha. Doure, mexendo sempre até que a farinha fique douradinha. Retire da frigideira e reserve (sem tampar).
Na mesma frigideira, coloque o suco concentrado, a polpa de maracujá e o açúcar. Deixe ferver por 5 minutos, mexa sempre para não grudar no fundo (se a mistura de polpa e suco de maracujá secar, adicione ¼ xícara (chá) de água).
Quando o açúcar estiver dissolvido por completo, adicione a farinha de milho e o restante da manteiga, aos poucos, e mexa sempre em fogo médio. Cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem misturados e a farofa bem crocante. Tempere com sal e pimenta.

Creme de Maracujá (maracujá curd, nutella de maracujá)

Passionfruit-Curd-Recipe

150 g de polpa de maracujá ou 150 ml de polpa de maracujá congelada + 2 colheres de sopa de sementes
1 colher de sopa de suco de limão
170 gramas de manteiga picada
200 gramas de açúcar em pó
3 ovos
2 gemas

Em uma panela média, coloque a polpa de maracujá, as sementes de maracujá, o suco de limão,a manteiga e o açúcar. Cozinhe em fogo médio até que a manteiga tenha derretido e o açúcar dissolvido.
Em uma tigela grande, coloque os ovos e as gemas de ovos. Bata bem os ovos até combinar.
Continue mexendo a mistura de ovos e derrame-a lentamente na panela do maracujá. É importante continuar mexendo sempre sem parar.
Retorne à panela de maracujá e continue a cozinhar em fogo baixo até a mistura engrossar e cobrir a parte de trás de uma colher. Isso levará cerca de 6 a 8 minutos.
Uma vez que a mistura esfriar, coloque-a em um vidro esterilizado e guarde na geladeira. Ela dura até duas semanas se bem refrigerada.

 

 

Escreva um comentário

Loading cart ...