A única receita de calda de chocolate que você vai precisar saber.

Estou negligenciando tudo agora: um projeto enorme a ser completado até o final do mês , antes das férias de verão, que leva a energia dos meus dias e noites… É o planejamento* de uma viagem pela França de uma familia de 8 pessoas que passarão 21 dias entre Paris-Provence-Cote D’Azur, com visita a vinculas, fazenda de produtos artesanais, campos de lavanda, restaurantes, feiras…projeto lindo que eu to adorando fazer mas, cara, que trabalheira!

Bem, fiz uma pausa no meu projeto para te passar este receita FABULOSA de calda de chocolate.

Para você tirar da manga em caso de emergência. Recomendo fortemente decora-la ou anotar num papelzinho e levar com você na carteira. Nunca se sabe quando vamos precisar de um toque de chocolate..

Esta deliciosa calda de chocolate, que tem a maravilhosa vantagem de poder ser guardada por uma boa semana na geladeira, é a companheira ideal para sorvetes e profiteroles. E foi assim que ela nascei.
Mas, serve também para molhar bolos, molhar fatias de frutas como um fondue de chocolate leve (você verá, a receita contém muito líquido, portanto possuí um textura mais fluida).
Posso também perfeitamente imaginar esta calda de chocolate em panquecas, waffles , tortas..

Peguei emprestado a técnica de reduzir o chocolate do Pierre Hermé no livro que ele escreveu para Larousse. Eu reduzi bastante a quantidade de açúcar, diminuí a quantidade de água, adicionei um toque de baunilha… em suma, fiz meu bem bolado e o resultado, meus amigos e de lamber os dedos do Pierre Hermé : )

CALDA DE CHOCOLATE EU COMO SIM

calda de chocolate eu como sim

130 g de bom chocolate amargo (aqui, 70% cacau, se preferir existem excelentes opções veganas de chocolate, procure por beantobar )
30 g de açúcar
200 ml de água
125 ml de creme de leite fresco (líquido, grosso, já testei com creme de coco e creme de soja, funciona!)
1/2 vagem de baunilha da qual você já usou as sementes ou 1/4 de colherinha de chá de uma boníssima essencia (opcional)

Pique o chocolate. Misture todos os ingredientes em uma pequena panela de fundo grosso, deixe ferver, abaixe o fogo e reduza o calor por cerca de dez minutos, mexendo frequentemente até obter uma textura de calda, grossa mais ainda viscosa.
Use como quiser e guarde o resto em um recipiente de vidro hermeticamente fechado no geladeira por até uma semana.

 

*quer saber mais sobre os meus roteiros de viagens na França clica aqui

Escreva um comentário

Loading cart ...