Vem cá, você faz a sua própria maionese em casa?
Se a sua resposta foi sim, bravo! Você sabe das coisas! Este post é pra você, divirta-se com as variações que seguem aqui em baixo.

Se sua resposta foi não, este post é pra você tambem! Abaixo esta a receita base para voce testar. Recomendo fortemente começar a faze-la em casa até acertar, a diferença no sabor dela para uma maionese industrial é como um abismo sem fim! e as possibilidade infinitas!

O que? voce não come maionese porque acha que não é saudável, que é pesada e não acrescenta em nada no sabor de um prato? Errado, erradíssimo! Na escola de cozinha francesa temos 3 dias de aula dedicada apenas a ela e suas variantes e tem mais, a feita em casa é imensamente mais saudável, leve e pode sim mudar completamente a cara de um prato! 

Maionese – A receita base

Uma grande gema de ovo, à temperatura ambiente
2 colheres de chá de suco de limão
1 colher de chá de mostarda Dijon
1/4 colher de chá de sal
1 colher de chá de água fria
3/4 xícara de óleo neutro, como girassol ou canola

Em uma tigela média, misture a gema de ovo, suco de limão, a mostarda, o sal e a água fria  até formar espuma.

mayonnaise1

Mexendo sempre, lentamente começe a adicionar o óleo em fio até que a maionese engrosse.

mayonnaise2

mayonnaise4

O mesmo procedimento pode ser feito no liquidificador ou no mixer.

Isso dito vamos as variações:

flavored-mayos-spoons

Azeite Mayo: Mexendo sempre, em fio acrescente meia xícara de azeite extra-virgem e e um quarto de xícara de óleo neutro até a maionese engrossar

Molho aioli : Pique 2 dentes de alho e amasse com uma pitada de sal até formar uma pasta; misture com gema antes de adicionar o óleo. Mexendo sempre, em fio acrescente meia xícara de azeite extra-virgem e e um quarto de xícara de óleo neutro até a maionese engrossar

Rouille: Combine uma grande pitada de açafrão (se for em fio hidrate-o com 2 colheres de chá de água fervente. Deixar a mistura esfriar completamente antes de usar). Misture a água de açafrão com 1 gema, 2 colheres de chá de suco de limão, 2 dentes de alho finamente picados, 1/2 colher de chá de extrato de tomate, 1/4 colher de chá de sal e uma pitada de pimenta de Caiena. Mexendo sempre, em fio acrescente meia xícara de azeite extra-virgem e e um quarto de xícara de óleo neutro até a maionese engrossar

Pickle Mayo: Misture 2 colheres de sopa de pickle finamente picado no final. 

Anchovi Mayo: Misture 4 anchovas picados no final.

Nogueira Myo: Substitua  1/3 xícara do óleo neutro,  uma quantidade igual de óleo de nozes.

Oliva ou Alcaparra Mayo: Misture 2 colheres de sopa de azeitonas picadas ou alcaparras no final.

Alecrim, primenta preta Mayo: Misture 2 colheres de alecrim picado e meia colher de chá de pimenta preta recém moída. Se quiser, você pode adicionar 1/2 colher de chá de raspas de limão e um dente de alho picado também.

0o Comentários

  1. Luiz Carlos Lecook Reply

    Ola, meu nome e Luiz Carlos, sou do RJ. estou iniciando um trabalho de venda de Cachorro-Quente Tradicional, em minha comunidade, e vi na internet, seus molhos e gostei, combina com o meu Lanche, peço autorização e ajuda para desenvolver seus molhos em quantidade maior, o sr. pode me dizer como fazer uma Ficha Técnica do seu Molho?? sem querer abusar da sua boa vontade, coso o Srs. possa já lhe agradeço. meu contato e-mail – [email protected]
    muito Obrigado.
    Att. LuizCarlosLecook

    • Oi Luiz Carlos, tens toda minha autorização para usar as receitas no seu negocio! Torço e espero que voce prospere e seja um grande sucesso!
      Nunca fiz o molho em quantidades comerciais. Acho que voce vai ter que ir testando as receitas aos poucos. Lembrando que a maionese é algo delicado e voce não pode guardar por muito tempo. A melhor opção no seu caso seria trabalhar com ovos pasteurizado vendidos em tetrapack.
      Posso te ajudar dentro de algumas limitações já que moro longe. Vamos falando. um abraço!

Escreva um comentário