O Palmier é um biscoito a base de massa folheada muito conhecido no Brasil principalmente na sua versão doce. No entanto ele admite os mais variados recheios tanto doces quanto salgados.
Ele é muitíssimo fácil de fazer e essa versão salgada fica divina servida com um vinho ou uma cervejinha entre amigos.
Segue agora a receita do Palmier recheado com pasta de azeitona que aqui na França eles chamam de Tapenade.
PALMIERS DE AZEITONA
Ingredientes
- 180 g de azeitona preta
- 1 dente de alho
- 50 g de alcaparras
- 50 g de filet de anchovas
- 50 ml de azeite
- 1 massa folhada comprada em supermercado
Preparo
- Tire os caroços das azeitonas. Corte o alho ao meio e tire o bulbo. Junte todos os ingredientes e bata tudo no mixer até obter a consistência de uma pasta. Reserve.
- Pré-aqueça o forno a 180 graus.
- Abra a massa sobre a superfície de trabalho. Passe a pasta de tapenade sobre a massa, preenchendo-a por completo.
- Imagine uma linha dividindo a massa folheada em duas metades. Enrole uma extremidade até o centro. Depois, enrole outra extremidade até que ambas se encontrarem no centro.
- Corte a massa enrolada em tiras de cerca de cerca de 1 cm, formando pequenos corações. Este formato, em francês, se chama palmier
- Coloque os palmiers no forno pré-aquecido para assar por cerca de 15 minutos. Sirva a seguir.
Dicas
Sobre a massa folhada, a base do Palmier
Para fazer o palmier, o mais prático é comprar uma boa massa folhada pronta no supermercado. Hoje em dia, poucos se aventuram a a fazer a massa folhada em casa – não que seja difícil, mas é um trabalho só, uma sucessão de estica-amassa-põe-pra-descansar sem fim….
Mas, para os mais animados, aqui vai a receita tradicional de massa folhada:
Massa Folhada
Ingredientes
- 2 xícaras chá de farinha de trigo
- 200 g de manteiga bem gelada
- 3/4 xícaras chá de água gelada
- 1 colher chá de sal
- Farinha de trigo para polvilhar
Preparo
- Coloque a farinha e o sal sobre uma superfície de trabalho, formando um montinho. Faça um buraco no meio e vá colocando água gelada, misturando até obter a consistência de uma massa.
- Trabalhe muito bem com as mãos e depois leve a massa para a geladeira, enrolada em plástico filme. Deixe descansar por cerca de 30 minutos.
- Em seguida, retire a massa da geladeira abrindo-a numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha de trigo, até formar um retângulo.
- Corte a manteiga gelada em pedaços e, com a ajuda de uma espátula, espalhe a manteiga sobre toda a superfície da massa.
- Dobre de um lado da massa para o meio e depois o outro lado por cima do primeiro, formando 3 camadas. Leve a massa dobrada à geladeira por mais 15 minutos.
- Retire da geladeira e coloque sobre uma superfície polvilhada com farinha. Abra novamente massa, com a ajuda de um rolo, até obter a forma em retângulo (as dobras anteriores ficam aparentes).
- Dobre da mesma maneira até obter novamente 3 camadas.
- Com a espátula faça uma marca indicando que a massa já foi aberta uma vez. Leve a geladeira por mais 15 minutos. Repita todo esse processo por mais 3 vezes.
Está vendo? Não é difícil, é apenas trabalhoso.
Sobre a Tapenade
A tapenade, nasceu em Marseilles, capital da Provence. A receita foi criada em 1880, pelo chef Meynier, do restaurant La Maison Dorée, para rechear ovo cozidos.
Existem registros de receitas de pasta azeitonas na Grécia, na Espanha e em todo o Mediterrêneo desde o Período Clássico. Mas o nome tapenade designa a pasta que, em base, leva azeitonas, alho, alcaparras e anchovas. Outros ingredientes podem ser adicionados, a gosto, como limão, pinhões, cognac…
Sobre as azeitonas
As azeitonas são um dos alimentos mais antigos que se tem noticias. cerca de 5 mil anos.
A oliveira é uma árvore que não morre jamais por isso é que em muitas culturas é símbolo da vida e da fertilidade.
Reza a lenda que foi a deusa a Atenas que ofereceu esta árvore de presente aos Gregos e como prémio ganhou o título de protetora da cidade que leva seu nome.