Faça em casa o melhor Homus do mundo

O Homus é uma pasta feita com grão de bico, seu nome traduzido (livremente) do árabe significa bico. Sua origem é contestada mas a versão mais aceita conta que ele vem da região Shami (Líbano / Israel / Síria / Jordânia).
O Homus é uma das mais famosas receitas do oriente médio. É tambem uma das minhas comidas favoritas, ele é tão saboroso que pode ser combinado e fica delicioso com os pratos das mais diferentes culinárias.

Depois de muitas tentativas eu cheguei a esta receita e o mais importante, a estas dicas aqui.

Cuidado, este post trás várias revelações. Nele você verá como fazer ou melhorar a minha tão amada pasta de grão de bico. Mas atenção com estas dicas o seu homus será elevado a maxima potência, seus familiares, filhos e amigos irão te infernizar para que faça sempre! É um caminho sem volta, você está preparado? Ok, então vamos nessa.

Para fazer o melhor homus du mundo:

poischiches

1. Você deve usar grão de bico seco, não em conserva.

Sim, eu sei, em um minuto você pode fazer um homus  com grão de bico enlatado, mas você e eu sabemos que ele não será tão bom. Usando grão de bico seco garante um o melhor sabor ao seu homus – um sabor limpo livre do sabor metálico da lata. Além disso, cozinhá-los em casa significa que você poderá controlar a textura. Macios o suficiente para serem misturados porém, não excessivamente moles ou pior ainda mal cozidos e granulados.

2.Use bicarbonato de sódio quando cozinhar o grão
O que geralmente leva a homus ter uma textura ligeiramente granulada é a espessura e a casca fibrosa do grão de bico. Você poderia tirar a pele de cada grão cozido individualmente, mas vai dar um tremendo trabalho, ao invés disso, cozinhar o grão com um pouco de bicarbonato de sódio, suaviza a casca e o resultado é um puré extra suave. Anote: uma colher de chá para a água do grão de bico de molho e depois mais uma para a água do cozimento.


3. Não espere o grão de bico esfriar para fazer o homus
O ideal é preparar o homus logo após o cozimento dos grãos. Se você cozinhou seus grão de bico antes do tempo e meteu na geladeira recomendo aquece-los antes de dar continuidade a receita.. Os grãos aquecidos misturam melhor tornando a pasta mais suave e mais leve do que o se feita com os grãos frios. Aquecê-los no microondas por 30 segundos já ajuda bastante.
4. Invista num bom tahine
O homus não é apenas grão de bico. Você irá adicionar uma boa quantidade de tahine então assegure que ele é de boa qualidade. Ou faça o seu seguindo esta receita aqui.
5. Vá devagar no alho.
Sim, o homus deve ter alho, ele é importante para o sabor final da receita. Mas, como o estamos falando de alho cru, o sabor é intenso, se você errar a mão o homus pode ficar forte e desequilibrado.
Siga esta dica: Comece com um dente de alho, bata e prove. Você sempre pode adicionar mais mas não vai conseguir tirar.  E lembre: o sabor de alho irá fortalecer ao longo do tempo.

houmous-ou-hommos_5337647

Receita Homus Eu Como Sim

190 g de grão de bico secos (475 g quando cozido)
1 ou 2 dentes de alho
1 colher de sopa azeite, outro tanto na hora de servir
1 colher de sopa bem cheia de tahine
2 colheres de sopa de suco limão
3/4 colheres de sopa de sal
1 pitada de cominho em pó (um pouco mais se quiser)

Começe pelo grão de bico
Mergulhe o grão de bico em um grande recipiente com água (a água deve ultrapassar o nível de grão de bico) e acrescente uma colher de chá de bicarbonato. Deixe por no mínimo seis horas  (se possível 12h ou uma noite inteira).

se for cozinhar o grão de bico em Panela normal

Coe, lave e despeje em uma panela, adicionar  água até cobrir, mais uma colher de chá de bicarbonado e coloque no fogo.
Quando a água começa a ferver, vai formar uma espuma na superfície, com uma escumadeira retire a espuma. Reduza o fogo e cozinhe com a tampa, deixando uma pequena abertura por cerca de 1 hora e 30 minutos (adicione mais água quando necessário).
Quando cozido eles devem ser capazes de serem esmagados facilmente com os dedos. Mantenha uma pequena quantidade de água do cozimento para seguir os passos abaixo.

se for cozinhar o grão de bico em Panela de Pressão

Coe, lave e coloque-os em uma panela de pressão, cubra com água fria deixando de 2 a 3cm de agua acima dos grãos, junte mais uma colher de chá de bicarbonato, feche a panela e coloque em fogo alto. Quando alcançar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos, até que o grão de bico fique macio.
Escorra o grão de bico reservando a água da cozedura.

Preparação:
Coloque o grão de bico ainda quente em um mixer ou liquidificador com todos os ingredientes restantes, e cerca de 80 ml água de cozimento. Misture bem até a pasta ficar lisa; Adicionar um pouco mais da água do cozimento, se necessário, para torná-lo ainda mais cremoso. O Homus irá engrossar quando esfriar, por isso deve ser um pouco mais líquido do que você quer obter no final.
Prove e ajuste o tempero conforme suas preferências (mais alho, mais sal, mais suco de limão, tahini, cominho).

69db5fe9a7fb6df5ef623c5bc009c63419ab9888
Cubra e leve à geladeira. Ele fica ainda melhor no dia seguinte.
Sirva com um pouco de azeite com triângulos de pita, palitos de cenoura, fatias de rabanete, couve flor, bolinhos de carne, o que você quiser!

houmous

 

 

9 Comments

  1. olá! Descobri o seu blog recentemente e estou apaixonada! Muito legal e didática a sua maneira de escrever! Depois de muito tentar e nunca ser bem sucedida, segui suas orientações e finalmente a quinoa deu certo na minha vida! Obrigada!!! E parabéns!!!

  2. Oi:
    descobri seu blog hoje, pelo Facebook, e estou amando. Tenho uma dúvida quanto ao homus: depois de pronto, ele dura quanto tempo na geladeira?

    Desde já, obrigada!

  3. Pingback: Culinária Árabe | kvasneria

  4. Boa tarde.
    Não posso usar processador ao invés de liquidificador?

  5. Olá, vi a receita aqui e prontamente fui fazer! Ficou uma delicia mesmo Parabéns pelo blog! Voobolhat mais receitas ! Bj

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>