Absolutamente tudo sobre Baunilha

Há muitos anos a baunilha já esta no paladar dos brasileiros, quem não tem em casa ou nunca teve um vidrinho de extrato de baunilha? De uns tempos pra cá encontramos também no supermercado as favas verdadeiras, vendidas individualmente. Mas você conhece este ingrediente, sabe bem como usar? Abaixo vou te contar tudo sobre ela, porque ela chega tão cara até você e como com um pequeno investimento dá pra fazer um extrato natural que pode durar anos e servir para um monte de receitas!Baunilha, do latin: Vagina

A palavra Vainilla vem do em espanhol é o diminutivo de vaina (vagem), ou, a partir do latim: vagina (pequena vagem) tem esse nome devido a maneira como a vagem deve ser dividida ao meio e aberta para expor as sementes.

Cara e Poderosa
A baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo, só perde para o açafrão. De 80 a 85% de sua produção vai para cozinha, o restante para perfumarias. A Baunilha Absoluta, a forma mais concentrada de baunilha natural (que custa US $ 6.000 por quilo) é a nota base de longa duração de muitos perfumes famosos como Chanel No 5 por exemplo.

Uma grande família 

A baunilha é uma orquídea. A família das orquídeas, contém mais 20.000 membros, é a maior família de plantas com flores do mundo! Mas a baunilha é o seu único produto comestível desta grande família.
Há 150 variedades de orquídea baunilha, mas apenas dois deles, Bourbon e Tahitian, são usados comercialmente.

A Bourbon é a baunilha original que os espanhóis encontraram no México.
É cultivada em sua maioria em Madagascar e na Ilha da Reunião (esses dois países juntos produzem  três quartos da baunilha consumidas do mundo!), com contribuições menores da Índia, Indonésia e China. O México é agora um pequeno produtor.
Tahitian baunilha é uma variedade de baunilha Bourbon. Ela tem uma fragrância floral e seu sabor carrega alcaçuz, ameixa e notas de cereja secas.
 
A dupla Descoberta 
Hernan Cortez, um famoso conquistador espanhol é creditado por ter introduzido a baunilha na Europa em 1520. Ele trouxe-o do México, juntamente com outra delícia: o chocolate.
A história conta que os conquistadores espanhóis descobriram os dois no mesmo momento, a baunilha estava misturada com a bebida que os astecas chamavam de xocolatl (pronuncia-se “choque olatl”) servidos apenas a nobreza. Para os astecas os grãos de cacau e as vagem de baunilha eram usados como moeda.
Edmond Albius 
Em 1841, Edmond Albius, 12 anos, escravo da colônia francesa da Ilha da Reunião, com um fino pedaço de bamboo levantou a membrana natural que cobre a orquídea e dificulta a sua polinização e a fecundou com seu polegar cheio de polêm! Este método manual de polinização é usado em produções até hoje é chamado de método Albius.


A Epopéia da Vagem
Depois da polinização a baunilha tem um período de 9 meses de maturação. Ela é colhida ainda verde e sua fava deve ter em torno de 17 a 30 cm.
Após serem colhidas elas são jogadas em água quente para serem mortas e interromper sua maturação, durante 3 a 4 meses elas tomam banhos de sol de manha e são embrulhas em cobertores a noite para suarem e secarem.
Depois de todo este processo as baunilhas estão quase pretas e perderam 3/4 do seu peso inicial.
Ele é coberta em Givre uma substancia feita com glucose e cristais de vanilina (um derivado da baunilha) para proteger a fava e seu aroma.
Elas então são divididas em dois grupos: Grau A – mais oleosas e úmidas, devem ter entre 16 e 21 centímetros estão no primeiro nível de qualidade e Grau B vagens entre 10 e 15 cm e pertencem à segunda categoria de qualidade.
Tipos de Baunilha
Baunilha de Bourbon / Madagascar
Este é um nome genérico para Vanilla Planifolia, planta que vem de Ile de Bourbon, (antigo nome da Ilha da Reunião).  Seus sabores são ricos e equilibrado e tem um aroma forte. O tipo preferido para fazer extratos. É neste sabor que a maioria de nós pensa quando pensamos em sorvete de baunilha ou bolos. Ela pode ser usado em ambas as preparações frias e quentes.
Baunilha Indonésia
Com diferente processo de maturação esta baunilha é colhida antes dos 9 meses necessários para o amadurecimento da vagem e possuí um processo de secagem de curto prazo utilizando lenha o que a dá sabor defumado. É melhor usada em preparações quentes e pratos salgados.
Baunilha Mexicana
Seu sabor é suave, cremoso e picante, com notas delicadas com aromas frutados. Ela pode ser utilizado em pratos quentes, mas é mais indicada para preparações frias ou aqueles que necessitam de um tempo de cozedura curto.
West Indian Baunilha
West Indian baunilha é uma baunilha com um grau inferior ao Bourbon / Madagascar, a vagem  tem um teor de vanilina naturalmente baixo. Como tem um sabor muito pobre para usos culinários, é mais usada para fazer perfumes.
Tahitian baunilha 
Ela não tem tanta vanilina natural como Bourbon, mas o sabor vem do heliotropina (anis aldeído), dando-lhe um sabor doce e frutado, que lembra cerejas ou uvas passas.
Mesmo que a sua vagem é mais gorda do que de baunilha Bourbon, ela não possue muitas sementes. É melhor usada em alimentos cozidos, como molhos e compotas e também funciona bem com carnes.
Os derivados da Baunilha


Extrato de Baunilha
Hoje em dia a maneira mais fácil de se consumir baunilha é através de seu extrato, um líquido âmbar feito através da infusão de grãos de baunilha em uma mistura de água e álcool, que voce pode fazer em casa (vou te dar a receita daqui a pouco).
Porém a maioria dos extratos comercializados hoje são artificiais e usam como base apenas um dos 171 compostos aromatizantes da baunilha: a Vanilina.  É por isso que eles são apenas uma aproximação do sabor real, sem nenhuma das suas sutilezas.
A saber: A Coca-Cola, é o maior consumidor mundial de extrato artificial de baunilha do mundo.
Essência de baunilha
Essência de baunilha é o extrato de baunilha destilada ou um concentrado artificial, é mais forte no sabor do que extratos regulares.
Baunilha em pó
Podem ser feitos a partir de diversas fontes, incluindo o extrato de baunilha em pó, misturados com o amido e os açúcares; o pó givre (glucose e cristais de baunilha) ou feito com vagens de baunilha secas moídas. Use-o para aromatizar preparos quentes ou frios. Mantenha em um armário escuro, longe do calor.
Sal e Açúcar de baunilha

Sal e Açúcar baunilha é uma mistura de Fleur de Sel ou açúcar refinado com pedaços de fava de baunilha. Eles podem ser utilizados em pratos doces e salgados. Mantenha em um lugar fresco e seco.



Business Baunilha
Por uma estimativa, 97% da baunilha usada hoje é artificial. Em 2000, um furacão acabou com 15% das plantações de baunilha de Madagascar, e os preços subiram de $ 40 o quilo para US $ 500 o quilo. Por conta disso muitos fabricantes mudaram do natural para o sintético e embora os preços tenham caído desde então, muitos não voltaram. Nós nos tornamos tão acostumados com o sabor de baunilha artificial que, em testes cegos, muitas pessoas agora o preferem ao sabor natural.
É perfeitamente possível que você nunca tenha experimentado o sabor real da baunilha. Nesse caso, uma descoberta maravilhosa te aguarda!

O uso da Baunilha
É importante lembrar que o sabor baunilha reside em duas partes diferentes: na vagem e nas sementes. Você pode retire as sementes, abrindo a vagem com uma faca na direção do comprimento, raspando as sementes que estão dentro e usá-las diretamente em sua cozinha. Porem a vagem deve ser molhada para extrair o seu sabor; imersão da vagem em uma solução contendo álcool vai ajudar a obter ainda mais sabor, depois deixa-a secar e use para aromatizar sal, açúcar ou então a processe até virar pó.
A Baunilha funciona lindamente com: pimenta da Jamaica, cardamomo, canela, cravo, gengibre, lavanda, verbena, capim-limão, alcaçuz, menta, noz-moscada, sementes de papoula, sementes de gergelim e anis estrela.
Fontes: Wikipidia, Epicurus, http://www.mybakingaddiction.com/,  livro de The Spice Bible

 

81 Comments

  1. Pingback: Geléia de Morango com Baunilha | Eu como sim

  2. Eu comprei 3 frascos de extrato de vanilla mexicana no mexico, nelas vem escrito: dark, medium e clear, qual a diferença entre as 3 e qual a melhor forma de usar cada uma?

    • nossa Celia boa pergunta!
      Conheço a baunilha mexicana e sei que ela é de excelente qualidade. Pelo que me informeir a cor esta ligada ao tempo que ela ficou dentro do alcool quanto mais tempo mais escura, com sabor mais forte e mais cor ela vai dar no produto final. Eu usaria desta maneira: As mais claras para bolos claros, misturas com leite, chantilly… a média em coberturas, pudins, glaces… já a escura em tudo que é escuro como tudo que vai chocolate.
      um abraço!

  3. Eu tenho favas de baunilha e gostaria de usá-las num pudim de leite condensado. Você conhece alguma receita ?

  4. Maravilha agora vou tratar minha vanilla com mais carinho é´gente eu tenho uma orquídea dessa.

  5. Karen,

    Você saberia onde eu compro a fava baunilha em Paris?

  6. Quero fazer uma receita que utiliza extrato de baunilha, mas no mercado em que eu fui só tinha aroma artificial. Eu poderia utilizar um ao invés do outro?

  7. Pingback: Estilo by Ane » Blog Archive Favas de baunilha. Tô consumindo no leite quente - Estilo by Ane

  8. Olá, e no Brasil, onde encontro, você sabe?
    Abs e sucesso.

  9. Olá,
    Tenho uma receita que leva 2 colhers de chá de açucar de baunilha, posso usar em gotas para fazer um creme???

    • Oi Célia se a receita pede açucar de baunilha usar só as gotas de baunilha não fará o mesmo efeito pois não irá adoçar como o açucar do açucar de baunilha. spero ter ajudado.

  10. Olá, bom dia! Gosto de fazer bolo integral p família, mais penso em usar a baunilha p amenizar o gosto do trigo. O que acha?
    Um abraço!

    • Oi Simone, acho que não vai amenizar o gosto do trigo não. Acho o gosto de bolo integral é tão gostoso… Mas sugiro, se quiser ameniza-lo misturar uma fruta como: maça, uva passa, damasco, ameixa seca ou ainda pêra. Espero ter ajudado!

  11. Olá, boa tarde! como faço pra conservar as minhas favas? compro muitas e as vezes ressecam um pouco!

    Abraço!

    • A melhor maneira, e como eles vendem aqui é coloca-la dentro de um recepiente de vidro (se voce achar um tubo de ensaio seria perfeiro) e veda-lo bem. Não coloque na geladeira e sim dentro de um armario longe da luz e do calor.
      espero ter ajudado.
      um abraço.

  12. Olá gostaria de saber se podia trocar essência de baunilha por açúcar de baunilha em um bolo, e qual seria a proporção de um para o outro.

    • Diana, eu nunça troquei e não acho que dará exatamente o mesmo efeito. Mas você pode tentar e ver o que dá. Ruim não vai ficar.
      O que eu faria é tirar um pouco do açucar exemplo: se a receita pede 100g de açucar eu colocaria 80g de açucar normal e 20g de açucar de baunilha.
      Espero ter ajudado.
      um abraço, Karen.

  13. Olá , minha filha tem alergia a proteína do leite de vaca e precisa tomar um tipo de leite com gosto muito ruim . A médica dela orientou q eu colocasse uma gota de essencia de baunilha na mamadeira para melhorar o gosto porém só achei para comprar até agora a essência de baunilha artificial e o gosto do álcool é muito forte . Acho melhor não da pra minha bebê, vc conhece algum lugar que vende a essência natural e baunilha ? Moro em Belém Pará. Obrigada

    • Oi Ana Carolina tudo bem?
      olha, é o seguinte, mesmo os extratos de baunilhas mais puros são maturados em solução alcoolica por isso tem esse gosto forte. Tambem acho que voce não deve dar isso para sua bebe. Pensei numa solução aqui. Existe para vender ai em Belem, no Ver o Peso, a semente de Cumaru que agente chama de “A baunilha brasileira” voce pode comprar e ralar uns pedaçinhos (rala como uma noz moscada) e acresentar no leite dela. Vai dar um sabor muito bom e absolutamente natural, mas não coloque muito pois o sabor é forte. segue o link para voce reconhecer a Cumaru http://www.aromasesabores.com/2010/07/cumaru-fava-tonka-especiaria-do-mes-de.html
      espero ter ajudado!
      um grande abraço, Karen.

  14. Oi, tudo bem?Talvez vc possa me ajudar: queria saber como preparar leite com baunilha; qual a proporção de baunilha para quanto de leite. Experimentei outro dia em uma casa de chá, mas estava absolutamente sem nenhum sabor de baunilha. Como adoro esta especiaria, queria aprender como utilizá-la corretamente. Obrigada!

    • Achei essa receita aqui num dos meus livros Telma. Vou traduzir pra você

      – 1L de leite, de acordo com o gosto: integral, desnatado ou semi-desnatado. (de preferência o da garrafa de plástico que poderá ser usada novamente no final da receita)
      1 a 2 colheres de sopa açucar
      1 saquinho de açúcar de baunilha
      1 fava de baunilha

      Preparação da receita:

      Em uma panela, despeje o leite, em seguida, o açúcar e o açúcar de baunilha.
      Dividir a fava de baunilha ao meio longitudinalmente e coloque no leite.
      Aqueça por 5 minutos em fogo baixo para que o leite e misture para integrar os grãos da baunilha.
      Passe na peneira e coloque de volta na garrafa de leite.
      Sirva morno ou frio.

  15. Boa noite!
    Eu produzo cookies e muffins para vender e venho usando um extrato que fiz em casa com Absolut.
    Recentemente consegui uma receita diferente. Deve-se usas as favas, mas adicionando-as a uma calda açúcar, água e ácido cítrico. Você conhece/aprova esse processo? Qual seria a diferença principal entre os dois métodos, saberia me dizer? O custo é a diferença mais óbvia, mas não sei sobre sabor e formas de uso…a finalidade seria a mesma, são ambos extratos?
    Obrigada e um abraço!

    • Oi Marina,
      desconheço este precesso com agua, açucar e ácido cítrico me parecem mas proximo do processo de geléia do que o da destilação da baunilha. Nas escolas de cozinha francesa nunca nos foi mencionado algo assim mas pode ser que funcione eu sinceramente não sei.Honestamente tambem não vou dizer que irei tentar pois estou muito satisfeita com o processo usando destilados. Em todo caso, por favor, se voce for tentar, volte aqui pra me contar como ficou! um abraço, Karen.

  16. Oi, tudo bem? Moro em Salvador, na Bahia, e aqui como em outros estados, eu creio, encontra-se a essência de baunilha nas tonalidades brancas e escuras. Qual seria melhor para cremes e bolos? Obrigada.

    • Oi Lidiane, tudo bem?
      olha só, desconheço as essensias de baunilhas brancas. até hoje só vi escura até porque a baunilha em si tem uma coloração marro escura. POr esta razão, se posso dar o meu parecer, investiria nas escuras para qualquer que seja a usagem.
      um abraço!

  17. Ganhei este extrato e não sei como usar
    Pire Bourbon Vanila Extract
    Poderiam me ajudar?
    Muito grata
    Marcia

    • Oi Marcia!
      voce pode usar este ótimo extrato que voce ganhou em todas as receitas que pedem baunilha: bolos, tortas, cremes.
      Um colherzinha de café ou chá (dependendo da receita) costumam ser suficientes!
      Poucas gostinhas em um chocolate quente ou numa salada de frutas podem combinar tambem!
      um abraço!

  18. A Fava de baunilha é considerada uma especiaria ou uma oleaginosa?

  19. Inês Establet says:

    Bom dia,
    1 vagem de baunilha equivale a quantas gramas de pó de baunilha?
    Obrigada

  20. Olá, como vai?
    Pode me ajudar com uma dúvida?
    Em uma receita de bolo, por exemplo, onde é pedido uma colher de sopa de extrato de baunilha, qual é o equivalente se eu usar favas de baunilha?

    P.S. Gostei muito do post, tem ótimas informações.

    Obrigada.

    • Oi Isabela,

      Voce pode usar uma baunilha inteira onde pede uma colher de sopa de extrato. Se pedir uma colher de chá use meia.
      Eu penso assim, numa receita para 4-6 pessoas usar meia bauniha em uma receita para 7-12 uma baunilha inteira.

      um abraço, Karen

  21. Bom dia!

    Estou numa dieta em que não posso ingerir carboidrato ou açúcar, pra isso tenho ingerido bastante iogurte natural desnatado, feito em casa, então pensei em usar essência de baunilha artificial, é fácil de encontrar e comprei no mercado, mas não vem na descrição, não consigo saber se possui ou não carboidratos e açúcar. Você poderia me ajudar com isso? Realmente ficou gostoso, rss

    • putz Helaine, sinceramente gostaria mas não posso te ajudar com isso pois não tenho ideia. Acredito que carboidratos não mas açucares eles devem colocar a essencia sim mas não tenho certeza…. Porque voce não tenta fazer a sua em casa com a receita que esta ai em cima? Fica uma delicia e é bem mais natural
      um abraço

  22. Roberto Machado says:

    Boa tarde!
    ótimo texto, parabéns!
    Vc saberia me dizer como que faço para espalhar as sementes da fava na minha granola?
    Um abraço

    • Oi Roberto, que bom que gostou do post!
      Vamos lá, eu diria que a maneira mais simple de espalhar a semente de baunilha na sua granola é misturando-a num liquido.
      Exemplo se for faze-la caseira adicione-as a um pouco de mel misture bem e junte a granola antes de ir no forno. Se já estiver pronto voce pode juntar as sementes no leite ou no iogurte.
      espero ter ajudado, um abraço, Karen.

  23. Pingback: Dicas sobre como Controlar Apetite para Perder Peso | Medicina Natural para Perder Peso

  24. Boa tarde!
    Eu comprei favas de baunilha aqui do Sul da Bahia rsss. Como foi a primeira vez que fiz o extrato, eu segui a receita que peguei num site. Minha dúvida é em relação a cheiro e sabor, pois não senti cheiro algum de baunilha, é assim mesmo, só sentirei após algum tempo? Como sempre usei a essência comprada, fiquei com essa dúvida, pois a pronta tem cheiro bem forte.

  25. Marco Aurélio says:

    Olá!

    Adorei o artigo! Muito obrigado.

    Existe produção artesanal de baunilha e subprodutos no Brasil com fins comerciais?
    Poderia me dar alguma indicação?
    Sou de Itu/Sp.

  26. Oi!
    Eu vivo em Timor-Leste e aqui no meu terreno tenho muita baunilha mesmo que nasce de forma natural. É uma espécie endógena de Timor. Será que eu conseguiria comercializar ou exportar? Deveria vender em fava ou seca? Obrigada pelo post!

    • Olá Sofia, que legal que voce le o blog ai do Timor-Leste. Quanto a baunilha é complicado para eu te dizer o que fazer pois não tenho experiencia neste mercado de baunilha. Eu acredito que tudo vai depender da quantidade de favas que voce tem disponivel, acho que para comercializar ou exportar precisa de muita quantidade não? A fava para secar precisa de no minimo uns 9 meses e ela seca e pronta para o consumo deve ser mais fácil de vender, eu acho.
      espero ter ajudado.

  27. Antes de mais nada PARABÉNS, pela matéria e pelo site.
    Tenho uma receita que utiliza 3 litros de água para 120ml de essência de baunilha afim de saborizar. Quantas favas eu poderia usar em substituição a essência?
    Desde já agradeço.

    Marcelo Britto.

    • Oi Marcelo,
      olha só, antes de te sugerir uma proporção eu devo dizer que destilar a baunilha na agua eu não recomendo. Usar um alcool fará com o processo seja mais eficaz. Na verdade eu estou na minha 4 leva de essencia de baunilha aqui, sempre fiz com vodka (que é a bebida com gosto mais neutro e sempre tive resultados bons) uso a receita que coloquei no post, uma vagem por 1/3 xícara de álcool.

      logo, se eu puder opinar destilaria com alcool, agora com agua eu usaria mais baunilha ainda cerca de uma vagem por 1/2 xícara de agua.

      espero ter ajudado,
      um abraço, Karen.

  28. Greice Pecorari says:

    Olá,
    Gostaria de saber se as sementes dentro da fava possuem sabor in natura
    Comprei algumas favas e nunca tinha usado.. esperava o sabor da baunilha que conheco e não encontrei
    Será que é falso?

    • Oi Greice,
      se eu puder opinar acredito que o talvez, o sabor que voce conhecia que não era o verdadeiro pois há muitas imitações no mercado. o sabor de grãos na fava é o sabor original da baunilha.

      um abraço!

  29. Pingback: Baunilha – Extrato VS Essência | Vídeos e Receitas de Sobremesas

  30. roberto landini junior says:

    Bom dia,faz tempo q estou para pesquisar sobre baunilha,abri essa página no google e fiquei maravilhado com o q li,eu nem sabia q baunilha é uma orquídea ,mas para encurtar,moro em SP precisamente na baixada santista e gostaria de saber onde posso encontrar o extrato ou a vagem pois só acho a artificial,só uso no café e no bolo,vc pode me ajudar?bgd fica na paz de Deus.

    • Bom dia Roberto,
      EM São Paulo voce pode tentar em loja de importados como no Super mercado Santa Maria ou Santa Luzia. Se não vou tentar procurar e se achar volto para te contar.
      um abraço!

  31. Pingback: Absolutamente baunilha! | Comendo com os Olhos

  32. Amo baunilha! Obrigada pelas dicas!

  33. Bom dia, gostaria de saber se: quando misturados o açúcar com a essência de baunilha, depois de um certo tempo o açúcar começa a escurecer, ele está estragado ou não.

  34. Boa noite!
    Tenho uma trepadeira baunilha que ficou muito florida e agora está com umas 15 bagas bem grandes. Já li muito sobre o procedimento de secagem no México e achei muito complicado. Li também neste artigo mas no final diz sobre pó givre que complicou também. Será que vou conseguir algum dia?
    Abraço

  35. Luiz Antonio Vasconcelos says:

    Boa tarde Karen, parabéns pelo blog
    Eu também tenho uma planta que produziu algumas vagens este ano pela primeira vez! Usamos o método descrito por você para polinizar e de umas 15 flores , 3 vingaram. Agora a expectative é pela colheita e cura… Você teria alguma literatura para indicar ? Já ouviu dizer se é possível usar um desidratador elétrico para curar as vagens?
    Abs,

  36. Fernando Urban says:

    Além de armazenar hermeticamente fechado tem algum jeito de preservar a fava de modo mais eficiente impedindo q ela resseque?

    • tem Fernando,

      – voce pode guardar ele a vácuo (a melhor maneira) e depois abriga-la da luz
      – voce pode congela-la, o melhor e separar uma por uma em saquinhos de plastico de congelamento pois depois deverá esperar que deconge-le em temperatura ambiente para usa-la.

      um abraço

  37. Ótima matéria sobre a baunilha…

  38. Olá, estou no México e queria saber qual.marva de extrato de baunilha você me recomendaria comprar.

  39. Olá! Queria trocar o aroma baunilha pelo artificial ou essência (líquido, no caso). Você tem noção da proporção que posso usar?

  40. Gostaria de aromatizar aguardente envelhecida com vagem de baunilha.
    Qual a proporção aguardente/baunilha?

    • Olha João, eu nunca aromatizei por isso não posso te dizer exatamente. Mas posso te dar uma sugestão: para uma aguardade bem aromatizada colocaria 1 baunilha para cada 450ml de agua ardente, é importante fazer um corte uma fenda na baunilha para ela soltar todos seus aromas.
      espero ter ajudado.

  41. Muito obrigado pela ajuda.
    Vou fazer a experiência e depois partilhá-la convosco.
    João

  42. Boa tarde.
    Parabéns pela matéria e pelo site, já salvei nos meus favoritos.
    Eu amo baunilha e venho tentando fazer o extrato a algum tempo… faço com vodka (de excelente qualidade) e favas, do jeitinho que foi explicado (250 ml e 4 favas de baunilha). Porém sempre acho que fica errado, pois fica com muito cheiro e gosto de vodka. Está certo isso? Eu tinha um extrato que maturou por mais de 1 ano e ainda estava bem alcoólico, então um dia cheguei em casa e meu pai tinha colocado fora… óóóhhh dó! Ele disse que aquilo não dava pra usar.
    Aí gostaria de saber, fica alcoólico mesmo? Ou em algum momento o álcool vai evaporar?
    Em tempo, o cheiro da baunilha estava bem presente, porém a parte alcoólica nos deixou um pouco receosos de usar.
    Podes me orientar por gentileza?
    Mais uma vez parabéns pelo lindo site e pelos posts adoráveis.
    Muriel.

    • Muriel, voce pode diminuir a quantidade de vodka para ficar ainda mais forte o sabor de baunilha (180ml) é o minimo. Voce tambem pode, eu faço isso de vez em quando é esquentar um pouco a preparação por alguns poucos minutos para evaporar o alcool, mas atenção não todo alcool. A preparação após algumas semanas vai estar com uma cor escura, voce pode filtra-la e prova-la. POde usar as favas para preparar outra receita neste mesmo dia.
      Se ainda estiver com um gosto muito forte de alcool leve-a para ferver rapidamente de novo. Lembre-se que ela não tera a mesma pulsansia que a baunilha comprada em lojas, por isso pode usar uma quantidade maior que a pedida na receita.
      Esero ter ajudado! obrigada pelos elogios ao blog, faço ele com muito carinho.
      um abraço, Karen.

  43. agradezco toda la información que brinda tan generosamente. Besos.Mabel desde Argentina.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>