Receita Extraordinária: Abacaxi Assado e seu chantilly de coco

Esta em época de abacaxi! Obrigada senhor! Amo abacaxi, pra mim ele nunca foi sinonimo de problema. Encaro o ato de descasca-lo como uma boa pratica para dominio da faca.

Essa receita eu só fiz uma vez, na ocasião recebi uns amigos de Curaçao aqui em casa. O jantar foi leve, a base de  frutos do mar e esta receita como sobremesa. Combinou. O abacaxi fica com uma consistencia incrivel, é possivel corta-lo com a colher, o calda de baunilha com mel acalma até o mais acido abacaxi. E o chantilly de coco empresta a cremosidade. Tem tudo ali: doce, acido, azedo, cremoso.
ananasroti

Abacaxi Rosti e sua chantilly de Coco

40 gramas (2 colheres de sopa) de mel
Suco de limão 1 colher de sopa
1 colher de sopa de rum
1/2 fava de baunilha
um abacaxi grande e maduro
400 ml creme de coco, colocado na geladeira pelo menos um dia antes

Pré-aqueça o forno a 200 graus.
Em uma panela pequena, misture o mel, o suco de limão, o rum, a baunilha e 2 colheres de sopa de água. Leve para ferver em fogo médio, mexendo até que o mel se dissolva completamente. (Esta estapa pode ser preparado um dia antes; tampe e leve à geladeira.)
Descasque o abacaxi e corte em 6 cunhas. Corte fora do núcleo fibroso ao longo da coluna de cada fatia. Coloque em uma assadeira grande o suficiente para acomodá-los confortavelmente, sem sobrepor. Pincele com o liquido feito com o mel e leve ao forno. Asse por 20 minutos, até dourar, girando os lados do abacaxi e pincelando novamente com a calda no meio da cocção.
Deixe esfriar a temperatura ambiente.
Coloque o creme de coco na geladeira no dia anterior. Na hora de usar separe a parte liquida da parte cremosa da seguinte maneira: despeje a parte líquida em um copo (se quiser reserve para uso em um smoothies, arroz doce, pudim de tapioca, etc.)
Transfira os sólidos para uma tigela grande; certifique-se que você tirou todo o liquido senão o seu chantilly não vai segurar bem. Bata na batedeira até ficar cremoso, sirva com o abacaxi.

9 Comments

  1. Oi,
    Sou apaixonada por abacaxi, adorei a receita, mas não entendi a parte do creme de coco. São 400 ml de leite de coco sem a parte líquida, batidos?

    • Oi Caroline, seguinte, voce deve colocar o creme de coco na geladeira (de preferencia de cabeça pra baixo) para separar o creme do liquido. QUando abrir descarte o liquido (como se fosse o soro) e use só o creme. Bate como chantilly.

  2. Ola Karen,

    Gosto muito de acompanhar seu blog, já fiz diversas receitas. Muito bom!!!.
    Estou indo a Paris e gostaria de saber se há na cidade alguma loja especializada em pro-
    dutos para diabéticos, ou se encontro-os facilmente nos supermercados.
    Agradeço a sua atenção,
    Abraços

    • Oi Ane!
      voce encontra alguns produtos no supermercado sim! mas não muitos, mais ou menos como no Brasil.
      Fiz uma busca rapida e não achei nenhuma loja especializada. Mas achei uma doceria : )

      Eugène, pâtissier chocolatier
      11 rue Guillaume Tell, 75017 Paris. Tél : 01 42 27 65 24.

      espero ter ajudado, um abraço, Karen.

  3. Ola! Posso assar o abacaxi e depois coloca-lo na geladeira? Quero deixa-lo em ponto de servir, uma vez que não quero ficar enrolada muito tempo na cozinha enquanto os convidados estão a mesa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>