Idéias para o Vinho que sobra

Em algum momento você irá se confrontar com uma garrafa meio vazia de vinho na geladeira. Talvez ele ainda esteja bom, talvez ele esteja médio, talvez esteja horrível só provando. Mas independente do sabor não jogue fora! Tenha em mente que sempre dá pra usar em alguma receita!
Seguem aqui algumas boas idéias para evitar o desperdício!

Sangria
Se o seu vinho não tá muito velho, mas já com aquele gostinho de oxidação vale a pena adicionar frutas, açúcar e fazer uma Sangria. Você pode fazer uma sangria com vinho tinto ou com o vinho branco nesse caso também chamado de Clericot. A sangria pode até ser servida num brunch, ela é uma das poucas bebidas alcoólicas que a etiqueta diz que pode-se beber antes do meio-dia. Oba!
Molho pra Salada
Tá, você provou e o virou vinagre mesmo. Tudo bem, sem problemas: combine uma colher de chá do que sobrou de um vinho tinto ou branco com 2 colheres de chá vinagre do vinho correspondente e uma colher de chá cebola finamente picada. Deixe a cebola marinando por 5-10 minutos. Misture 1/2 colher de chá. mel, 1/4 colher de chá e 3 colheres de sopa azeite.
Salada de frutas e Frutas Poachês
No caso de meio termo “imbebível porém não vinagrado” vale  fazer um poach de frutas: numa panela média coloque: 1,5 xícara de vinho tinto, 1/3 de xícara de açúcar, 1 pau de canela, um anis estrelado, 2 cardamomos, 1 pimenta da Jamaica inteira, 2 cravos e leve para ferver, mexendo para dissolver o açúcar. Adicione 3 xícaras de frutas descascadas (maçãs, pêras, pêssegos), inteiras ou

cortadas em fatias grossas, cozinhe por uns 15 minutos. Retire do fogo e adicione as cascas de meia laranja. Deixe esfriar completamente e leve à geladeira. Fica umas delícia!

Ovos Poches ao molho de vinho
Pode ser com vinho vinagrado mesmo: combine 2/3 xícara de vinho tinto e 1/3 xícara de caldo de galinha e leve para ferver numa panelinha e fogo baixo, quebre 2 ovos neste líquido e cozinhe por 2-3 minutos. Tire os ovos e adicione 1/2 colher de chá de sal, 4 grãos de pimenta preta, 2 grãos de pimenta da Jamaica, e uma folha de louro, deixe líquido reduzir pela metade. Coe para remover as especiarias e retorne à panela.  Em um pote pequeno, misture uma colher de chá de manteiga e uma de farinha para formar uma pasta granulada, jogue a pasta na redução do vinho mexa bem até o molho engrossar (2-3 minutos). No prato, coloque os ovos, cubra com molho de vinho e polvilhe com salsinha picada, bacon ou cogumelos. Você tambêm pode fazer os ovos a parte assim eles ficam branquinhos e com um belo contraste com o molho. Veja aqui como fazer ovos pochês.
Vôngole 
Essa receita só vale pras sobras de vinho branco, não importando o estado que ele esteja!
Despeje várias xícaras de vinho branco em uma panela ou frigideira grande, leve para ferver. Adicione aromas como ervas frescas, alho cebola e o que mais você quiser É importante que o vinho ferva por alguns minutos antes de adicionar os vôngoles. Ferveu, adicione as conchinhas, cubra a panela e deixe por cerca de 5 minutos. Descarte os que não abrirem. Esta pronto para comer como quiser!


Cubos de vinho
Você também pode congelar o vinho em forminhas de gelo e usa-lo em molhos, risotos, carnes ou nas receitas acima!

Bon Appétit!

fonte fotos: http://edibletcetera.com, http://www.globallygorgeous.com/, http://www.turntablekitchen.com/, http://abcooking.wordpress.com, http://geraldriere.com

Conheça a página do eucomosim no facebook e fique sabendo das atualizações do blog! www.facebook.com/eucomosim

 

 

3 Comments

  1. Nossa, que idéia genial essa de congelar vinho que sobrou!!

  2. Adorei! O vinho é super útil na cozinha como um todo, super completo!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>