Risoto de cevadinha com feta marinado

Fiz o risoto de cevadinha do livro Jerusalem do Ottolangui e é fantástico!

Já falei sobre este livro aqui para voces, e de como eu sou fã desse cara que faz com que a comida vegetariana ganhe status de 3 estrelas Michelin. Faz tempo que queria fazer este risoto pois até então eu nunca tinha cozinhado a cevadinha, então essa era minha chance. Fui numa loja de procutos naturais, já mal intecionada e aproveite, comprei uma lata de tomate pelado e uma passata organica.

risoto de cevadinha

Risoto de cevadinha do livro Jerusalem, Yotam Ottolangui (Serve 4 pessoas)

200g cevadinha
30 g de manteiga sem sal
90ml de azeite
2 astes de aipo pequenas cortados em cubos pequenos
2 cebolas pequenas cortadas em cubos
4 dentes de alho picado
4 raminhos tomilho
1 folha de louro
1/2 colher de café paprika defumada (senão pode ser a normal)
4 tiras de casca de limão
1/4 colher de café de pimenta calabresa
400g tomates pelado em lata
300ml de Passata (molho de tomate peneirado)
700ml de caldo de legumes
1 colher de sopa de sementes de cominho
300g queijo feta em pedaços
1 colher de sopa folhas de orégano fresco picado

Lave a cevadinha em água fria e deixe escorrer.
Derreta a manteiga e 2 colheres de sopa de azeite em uma frigideira grande e refogue o aipo, a cebola e alho em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até que estejam macios.
Adicione a cevada, o tomilho, a paprika, o louro, a casca de limão, a pimenta, o tomate em lata, o caldo de legumes, a passata e ½ c. colher de sopa de sal. Misture. Deixe ferver, reduza o fogo e cozinhar por 45 minutos em fogo baixo, mexendo sempre para que o risoto não grude no fundo da panela. Quando estiver pronto, a cevadinha estará macia mas ainda fime e maior parte do líquido deve ser absorvido.
Enquanto cozinha, torre as sementes de cominho em uma frigideira seca por 2 a 3 minutos sem parar de mexer. Em seguida, esmague-os ligeiramente mantendo algumas sementes inteiras. Misture delicadamente com os pedaços de feta com o resto azeite.
Uma vez que o risoto esta pronto, verifique o tempero, dividi-lo em 4 pratos fundos e decore com queijo feta marinado nas sementes de cominho e algumas folhas de orégano.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>