Bolos que não vão farinha nem fermento

Farinha de amêndoas, farinhas de pistache, de castanha de caju. Farinha de arroz, farinha de mandioca, polenta!
As opções são inúmeras na hora de fazer um bolo sem farinha de trigo.
Mas que tal um bolo sem farinha nenhuma? aqui 3 excelentes receitas:

Bolo básico de chocolate sem farinha com apenas 3 ingredientes

307- Nana Jose's Flourless Chocolate Pecan Cake

8 ovos
455g de chocolate meio amargo picado
250g de manteiga sem sal, cortada em pedaços pequenos
coberturas opcionais : açúcar de confeiteiro ou frutinhas vermelhas

1. Pré-aqueça o forno 160graus e ajuste a grelha para a parte mais baixa do forno. Forre o fundo de uma assadeira de de uns 20cm com papel manteiga inclusive as laterais. Revista a assadeira com papel aluminio e coloque sobre uma assadeira maior (estamos preparando o banho maria) parece complicado, mas não é, não desanime! Leve um pouco de agua para ferver. Reserve.
2 . Em uma batedeira bata os ovos em velocidade alta até dobrar de volume. Normalmente, leva cerca de 5 minutos.
3 . Enquanto isso, derreta o chocolate e a manteiga juntos. Em banho maria ou no micro ondas em intervalos de 30segundos.  Em seguida, junte um terço dos ovos batidos na mistura do chocolate com uma espátula de até poucos traços de ovo são visíveis. Junte os ovos restantes e mexa suavimente,até que a mistura fique totalmente homogênea.
4 . Coloque a massa na assadeira forrada, coloque-a sobre uma assadeira maior e enche esta assadeira maior com a agua fervida. Leve ao forno  por cerca de 25 minutos. Ele não deverá crescer muito, pois não fermento, mas dará para ver uma casquinha crocante semelhante ao um brownie. Retire a assadeira do banho-maria e coloque sobre uma gradinha para esfriar. Cubra e leve à geladeira. ( O bolo pode ser refrigerado por até 4 dias. )
5 . Cerca de 30 minutos antes de servir , inverta o bolo sobre um prato retire o papel manteiga e reinverter o bolo deixando a parte de cima, que é a mais bonita a mostra. Cubra com açucar ou frutras vermelhas.

Cheesecake sem farinha

2

1kg e 350g de cream cheese
1 1/2 xícaras de açucar
450g creme de leite
2 ovos grandes
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de chá de essência de baunilha

1. Pré-aqueça o forno a 180graus.  Prepare uma grande forma de fundo removível da seguinte forma: Abra a forma, coloque uma folha de papel manteiga dentro do circulo da assadeira , coloque a borda e a trava no lugar, feche a forma. Apare o excesso de papel que o=possa te sobrado pra fora da forma. Abra uma folha grande de papel alumínio coloque a forma no meio e cubra toda a base as bordas com este paple, estamos fazendo tudo isso para evitar que o recheio liquido que colocaremos mais adiante vase. Mas não cubra as bordas de dentro da forma, estas devem ser untadas com manteiga.  Coloque no congelador enquanto faz a massa.
2. Bata o cream cheese eo açúcar até ficar liso . Adicione o creme de leite, em seguida, os ovos ( um de cada vez ) . Adicione os ingredientes restantes. Misture em velocidade média até ficar bem incorporado (cerca de três minutos) , raspando os lados da tigela várias vezes durante a mistura para evitar grumos.
3. Retire a forma do congelador. Despeje a massa.
4. Gire a forma com cuidado para levantar e soltar as bolhas de ar massa. (Isso vai ajudar com que seu cheese cake não craquele) .
5. Levar a forma em banho maria ao forno pré-aquecido.
6. Asse por 30 minutos. Sem abrir a porta do forno, reduza a temperatura para 120graus e continue a assar por mais duas horas ou até que o centro do bolo esteja firme.
7. Retire do forno e deixe esfriar por cerca de 60 minutos.
8. Com ajuda de uma faca, solte as laterais, tire o papel aluminio e não deserforme. Leve à geladeira por no mínimo quatro horas, se consiguir deixar gelar de um dia para outro ainda melhor durante a noite é o melhor.
9. Se for colocar uma cobertura, espere pelo menos 3h de geladeira e volta a torta para o frio. (veja algumas opções de cobertura aqui)
10. Destrave e remova o aro da assadeira.

Pavlova 

Strawberry-and-raspberry-Pavlova-web

10 claras
2 ¾ xícaras  açucar de confeiteiro
1 ¼ xícaras de avelãs, tostadas e sem casca (opcional)
1 ¼ xícaras de creme de leite
500g morangos, cortados em pedaços grandes (+ pequenas frutas fermelhas para decorar)

1. Pré-aqueça o forno a 175graus . Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve.

2. Bata as claras em uma tigela grande de picos firmes . Adicione metade do açúcar e bata novamente para picos firmes . Misture delicadamente as avelãs e açúcar restante. Despeje merengue para centro de assadeira em um fluxo constante . Usando uma espátula, cuidadosamente espalhe o merengue para formar em um círculo de aparoximadamente 20cm e da altura de um bolo. Asse por 20 minutos, reduza o fogo para 130 °, e asse até ficar escuro e seco na parte externa e ligeiramente pegajosos no interior, cerca de 40 minutos mais. ( a superfície do merengue pode rachar um pouco, isso é normal! ) Retire do forno e deixe deixe esfriar.

3 . Para montar: com cuidado use uma espátula para soltár o merengue e transferi-lo para um prato ou bolo de suporte. Em uma tigela grande, bata o creme de leite até obter picos firmes. Cubra o merengue com chantilly , espalhando-o em uma camada uniforme e por ultimo arrume os morangos por cima. Sirva imediatamente .

Outra boa opção é o já consagrado bolo de chocolate com farinha de amendoa, especialidade da casa!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>