Objetos de Cozinha: O Rolo de Macarrão e uma receita básica de massa para tortas

Utensílio milenar presente nas grandes cozinhas do mundo o Rolo de Macarrão é instrumento
fundamental pra quem deseja entrar no maravilhoso mundo das massas feitas em casa.
Daí você pode me dizer: Ah, mas eu também posso usar uma garrafa, não posso?
Pode, é verdade. Mas, com o rolo fica muito mais fácil, rápido e prazeroso abrir uma massa.
Os rolos variam entre 30 a 40 centímetros de comprimento. No Japão os rolos usados para abrir Udon podem chegar a 1 metro e 20 centímentros.
Tipos
Existem três tipo de rolo: Com pinos na laterais (foto acima), bastão (abaixo) e os rolos texturizados. Os rolos com pinos e o rolo bastão tem a mesma utilidade a escolha depende de como você se sente mais à vontade para “rolar”.

Eu particularmente prefiro os rolos bastão, pois gosto de movimenta-lo com as palmas das mãos abertas e não segurando nas hastes, é pessoal.

Os Rolos texturizados podem vir com pinos ou não e são usados para fazer diferentes tipos de pães, panquecas e biscoitos. Como o knäckebröd tradicional pão sueco, que se usa este rolo abaixo por exemplo.

Material

Os rolos podem variar bastante de material incluindo vidro, cerâmica, acrílico, poletileno cobre, latão, alumínio, silicone, madeira, aço inoxidável, mármore, e plástico.
Já vi alguns que são ocos para serem preenchido com água fria ou morna para melhor rolar, dependendo da massa. Os rolos de Mármore freqüentemente são deixados na geladeira para manter a massa sempre fria, ele é o mais recomendado para fazer a massa folhada. Eu prefiro os de madeira tradicional, barato e funcional.
Independente do rolo que for usar não deixe de farinar a superfície de trabalho antes de abrir a massa.
Receita: Massa básica de TortaPara a massa
250 g de farinha
125 g de manteiga sem sal
10 g de sal
Água gelada (o necessário para dar liga)

Junte a manteiga com a farinha e o sal e esfarele até que elas se incorporam. Acrescente água gelada aos poucos, até obter uma massa. Trabalhe a massa até ela ficar homegenia, mas tenta não trabalhará demais. Corte em dois sendo que um pedaço um pouco maior que o outro. Embale com papel filme e leve à geladeira por cerca de 2h. Abra e uma superfície enfarinhada.

Esta massa pode ser usada para fazer a Torta de Frango ao Catupiry Insuperável

fonte: Epicuros, BBCfood

3 Comments

  1. Quanto rende esta receita de massa (diâmetro da assadeira) ? MErci !

  2. Pingback: Receitas com Batata doce | Eu como sim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>