Semana Italiana: A Gastronomia por Região. Nem só de pasta e pizza se faz uma bota!

Conheça as especialidades gastronômicas de cada uma das regiões italianas:

Alpes: Vale de Aosta, Trentino e Friuli
A Polenta é o prato mais tradicional.
E por influências dos vizinhos franceses, suíços e austríacos, estas regiões produzem uma enorme quantidade de queijos incríveis. O pão de centeio também é uma característica regional.

Piemonte e Lombardia 
Lombardia é a terra do Ossobuco e do risotto a milanesa.
E Piemonte é a terra das melhores trufas do planeta.

Veneto
O Tiramissu nasceu aqui. Além dele há três outros carros chefes: o risi bisi: risotto com pancetta e ervilha, o fegatto alla Veneziana, fígado acebolado e o nosso bom e velho bacalhau, feito de maneira diversas.


Ligúria 
Peixe é uma das grandes estrelas na Ligúria. É claro que eles tambem comem muita massa, é costume faze-la com farinha de castanha portuguesa. Manjericão e pignole são ingredientes em abundancia nesta região por isso é a terra do Pesto!


Emília-Romana 
Saboreie aqui o famoso Presunto de Parma.
O melhor queijo parmesão e vinagre balsâmico do mundo.
Emília Romana também é a terra das lasagna, do tortellini e do tagliatelli.

Toscana
A região dos melhores azeites, queijos de ovelha e do vinho Chianti. Se for no inverno não deixe de provar a tradicional Ribollita sopa feita com pão e vegetais, deliciosa.

Marche & Umbria 
Azeitonas recheadas, massas largas e irregulares, peixes e carnes são as características da região de Marche. Na Umbria deguste as melhores carnes de porco assadas e curadas, carne de viado e boas trufas.

Lazio, Ambruzio e Molise 
Lazio é a casa do spaguetti à carbonara, arrabiatta e todos os molhos com muitas ervas e alho. O solo ali é fértil e cozinha-se muito com abobrinha e alcachofra.

Campânia 
Dizem que é na Campânia que se faz a maior e melhor Mozarella da Itália! Talvez por isso que foi em Napoli, sua capital, que foi inventada a Pizza! Ou ao contrário? Massas com tinta de lula são muito apreciadas aqui.

Puglia & Basilicata 
Puglia é a terra da burrata e do orecchiette (massa favorita desta blogueira que lhe escreve).
Basilicata é famosa por suas linguiças.

Calábria
O dedinho da Bota usa pimenta para caracterizar seus pratos. Pense na Calabria também para saborear tomate secos e as melhores anchovas.

Sicília & Sardinha
Aqui há muitos pratos vegetarianos. A terra do molho a alla Norma (queijo, tomate e berinjela frita). As ricotas povoam grande parte dos pratos. Come-se muito frutos do mar. Doces como o canolli e o sorvete são um patrimônio Siciliano.

Conheça a página do Eu Como Sim no facebook e fique sabendo das atualizações! www.facebook.com/eucomosim 

Fotos: http://www.emikodavies.com, murrayscheese.com, spageteilazanje.rs, lastnightsdinner.net, deliciousitaly.com
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Italian_cuisine, http://www.petersommer.com, http://www.jamieoliver.com, http://www.larousse.fr/encyclopedie/pays/Italie/125325

4 Comments

  1. Ana Rita Amoroso says:

    Minha mãe era italiana da região de Abruzzo/ Molisse e me lembro de um doce que ela fazia com grão de bico, era tipo um pastelzinho muito bom. E tinha tambem um que se chama mustaccholli (não sei escrever), mas ele é de chocolate com mel e assado no formato de um losango. Serà que vc consegue essas receitas pra mim.
    Adoro suas receitas e dicas.

    Desde já te agradeço.

    Bjs

  2. Ivani Moreira says:

    Parabéns! Adorei a matéria! Sou de origem italiana, de Friulli-Veneza Giulia.

    Adoraria receber notícias e novidades.

    Abraço

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>