Ceviche é talvez o prato mais famoso da cozinha peruana. É uma salada de peixe cru com uma marinada chamada leite de tigre. Esta receita eu aprendi com um amigo peruano (que por sinal já fez um estagio em um dos restaurantes do meu amado chef Gastron Acurio) e dava aulas de cozinha aqui em Paris. Segundo, ele todo o segredo esta na marinada, no leite de tigre. Particularmente acho esta marinada tão deliciosa que posso saboreá-la até sozinha, sem o peixe :p

Esta é uma receita simples que não me canso de fazer aos amigos em casa, é super convivial e de linda apresentação.

As dicas mais importantes para ter sucesso nesta receita são duas: peixe extra fresco e o cuidado na hora de cortar o peixe: não corte em pedaços pequenos demais para os outros ingredientes não dominarem o sabor.

Mas afinal o que é leite de tigre, você se pergunta? Calma, vou te contar agora na receita:

Receita Ceviche

receita ceviche

Receita CEVICHE

a tradicional receita Peruana
Course Appetizer
Porções 4

Ingredientes

  • 400 g de filete de peixe branco extra fresco linguado, robalo, dourada, etc.
  • 1 cebola roxa não muito grande
  • 2 colheres de sopa de folhas de coentro
  • 1 malagueta pequena

Leite de Tigre (marinada para ceviche)

  • 1 limão verde
  • 1 limão siciliano
  • 2 cm de gengibre fresco
  • 2 dentes de alho
  • 2 cm de talo de aipo
  • 1 boa pitada de sal

Preparo

Esprema os limões e recolha o suco. Descasque o gengibre e corte-o grosseiramente. Descasque o dente de alho, parta-o ao meio e tire o miolo (germe) que hei dentro. Laveo talo de aipo e corte em 1 cm. Recolha as aparas (as peças menos nobres) do(s) seu(s) filete(s) de peixe.

    Coloque o suco de limão, suco de limão, suco de limão, suco de limão, gengibre, alho, aipo e aparas de peixe em uma tigela liquidificadora e misture. Você obterá uma marinada, o leite de tigre... Passe-o por uma peneira de malha fina para remover quaisquer pedaços restantes, prove e salgue.

      Corte o peixe em cubos médios a grandes (jamais pequenos). Corte a cebola roxa em laminas. Lave a malagueta e corte-a em fatias (fina mas não muito fina, você deve ser capaz de removê-la se achar muito forte). Lave e pique os coentros. Misture todos estes ingredientes e regue com o leite de tigre. Espere cerca de 30 minutos e sirva.

        Dicas

        Tradicionalmente, o ceviche é servido com uma fatia de batata doce cozida e milho grelhado (cancha) ou grãos gigantes de milho branco de Cusco.
        Esta é uma receita base, não se acanhe em trocar um ingrediente ou acrescentar o que achar que combina. 
        Como por exemplo: leite de coco, abacate, pequenos anéis de lula, camarões..

         

        Escreva um comentário

        Loading cart ...