Potinho de chocolate mascarpone

Umas das pratas da casa essa sobremesa apesar de simples não deixa de ser um “gran finale”.
Eu sei que aqui onde eu moro o mascarpone é mais fácil de encontrar e não é tão caro quanto no Brasil. E eu não consigo pensar em outro queijo/creme para substitui-lo… Se lhe servir de algum consolo posso dizer que o restante dos ingredientes não são tão dificeis de encontrar e não são tão caros assim…

Esses potinhos de chocolate tem uma textura que fica entre um creme e uma mousse por isso que eu a chamo simplesmente de “potinhos”. É fácil de fazer mas devem ficar pelo menos 2 horas na geladeira antes de servir. Quase todo mundo ama e dependendo de como voce a decorar (uma tuile, castanhas, nozes, frutas, cholate em pó..) pode ganhar um ar sofisticado.

Uma dica legal aqui é que se você quiser pode alcoolizar os potinhos usando no lugar do açucar de confeiteiro, 2 colheres de sopa de um licor tipo Baileys, Frangelico ou ainda de menta. Fica uma delicia.

Receita Potinhos de Chocolate Mascarpone (para 6 potinhos)

creme-chocolat-mascarpone

200g de chocolate amargo em pedaços pequenos
100ml de leite
100ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de mel
60g de manteiga
250g de mascarpone
50g de açucar de confeiteiro
1 colher de café de baunilha em pó (ou a mesma medida de essencia de baunilha)

Coloque o chocolate em um bowl. Aqueça o leite, o creme de leite e o mel, quando ferver desligue. Fora do fogão, jogue essa mistura no chocolate e misture até ele derreter completamente e ficar um creme liso. Junte a manteiga e misture até ela derreter. Deixe esfriar e reserve. Em outro recepiente com a ajuda de um fouet misture o mascarpone, o açucar e a baunilha.  Usando duas colheres coloque um pouco do creme mascarpone no potinho intercalando com o creme de chocolate. Cubra os potinhos com filme plástico e leve a geladeira por no minimo 2h antes de servir.
Decore como quiser e corra para o abraço.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>