O toque mágico da Sálvia

Reverenciada há milênios, os antigos romanos a tratavam como erva sagrada; os egípcios achavam que aumentava a fertilidade e o chineses lhe conferiram o poder de garantir a longevidade e imortalidade.

Inclusive na China de 3 mil anos atrás, um provérbio famoso dito por dez entre dez chineses dizia: Quem tem sálvia em casa nunca envelhece”.

2b0bbd0a1a996c841b8c96f8f8662bcc

Onde e como usar

Originária  do Mediterrâneo, a sálvia é um arbusto pequeno e cheiroso, que cresce sob o sol ou sombra e exige pouca água. Na cozinha pode ser usada fresca ou seca. Os Alemães aromatizam com ela cervejas e vinhos, além de usa-las nas salsichas e marinadas de carne de porco. Na Itália, ela é usada principalmente para temperar vitela.

As folhas de sálvia fritas na manteiga resultam em um molho simples porem muito interessante para massas, principalmente as recheadas.

Aqui na França, na Provance ela aparece muito no preparo de carnes brancas, ovelhas, coelho, pato e sopas de legumes.  Na Grã- Bretenha serve de receheio para carnes brancas e molhos. Na Grécia eles usam muito para fazer chá.

Seja no que for, o seu aroma particular, faz a diferença tornando a comida ainda mias atraente. Deve ser usada em pequenas quantidades e raramente pode ser combinada com outras ervas e especiarias.

Receitas

Molho de manteiga e sálvia para massas

12

4 a 5 colheres de sopa de manteiga com sal
De 6 a 8 folhas de sálvia fresca
Queijo grana padano ralado na hora – a gosto

Coloque a manteiga numa frigideira pequena em fogo médio.
Quando começar a espumar e adquirir um tom acastanhado (nunca marrom), adicione as folhas de sálvia.
Cozinhe por alguns segundos, virando as folhas uma vez.
Regue a massa escolhida e sirva imediatamente com o grana padano.

Saltimboca a La Romana

saltimbocca-alla-romana-f8-11546

250ml de vinho branco sêco
150ml de caldo de carne
600 gramas de vitela cortadas em bifes
50 gramas de presunto cru
farinha de trigo para empanar
1 maço de sálvia fresca
manteiga para fritar
sal e pimenta
Bata as fatias de vitela com um martelo para ficarem bem finas e tenras, coloque uma folha de sálvia em cima de cada uma, cubra com uma fatia de presunto cru. Passe os dois lados do escalope na farinha de trigo. Leve ao fogo a manteiga em uma frigideira; quando esta estiver bem quente, coloque as fatias de carne, frite bem dos dois lados, só agora salgue e apimente a gôsto. Coloque o vinho e uma mexa, deixe evaporar por dois a três minutos, acresente o caldo de carne. Deixe no fogo até que o molho comece a engrossar. Sirve imediatamente.

Fonte: Larousse Italiana, Livro da Ervas Aromáticas e Especiarias.

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>