Indianos e turcos já se deliciavam há milênios, mas foi só na idade média que ela chegou no ocidente e de lá para o mundo. No Brasil ela se adaptou tão bem que já virou coisa nossa!

berinjela-variedades-diferentes-tipos-receita-assada-no-forno-cor-historias

Um pouco de história
Mas nem sempre foi assim… a beringjela o desembarcar no ocidente foi acusada de planta venenosa (mala insana em latim, que deu origem a palabra melanzana, berinjela em italiano) mas com o passar do tempo lhe fizeram justiça: suas curvas, sua casca reluzente e seu sabor mediterraneo a fizeram virar estrela em muitas cuinárias.

 

Como escolher?
Verifique se a casca esta lisa, sua cor contínua e bem brilhante. O cabo da extremidade deve estar verde e com pontas coladas na casca isso assegura o frescor. Prefira as jovens, evite as comer ou comprar as velhas (casca cheia de marcas e enrrugada) pois estará mais amarga, farinhosa e com muitas sementes.

Como preparar?
A berinjela deve ser consumida sempre cozida e as possibilidades são infinitas. Na panela, na frigideira, assada, sozinha, como outros legumes, cortada em dados, em fatias, em rodelas, cozidas ou aina a vapor. Quente ou fria, com ou sem pele.

Como conservar?
Sempre na geladeira. As berinjelas não duram muito e não gostam de  temperatura ambiente onde elas desitratam e secam. Deixe-as na gaveta de baixo da geladeira e consuma assim que puder, numa semana no máximo.

659-01855048 Model Release: No Property Release: No Various types of aubergines

Tipos de berinjela
Ela vem de uma família numerosa! Prima do tomate e da batata, a beringela pode ter várias cores e formatos!
A violeta longa – a mais comum pode ser usada em qualquer receita.
A violeta de Florença – ligeramente adocicada e menor que a violeta longa esta berinjela é branca e violeta, muito comum na China, ela fica excelente combinada com carnes.
A branca – mas aadocicada de todas esta beringela tem a polpa delicada e absorve menos a gordura durante o cozimento. Ideal para o forno.
A amarela – redonda e com a polpa verde esta é a mais amarga e acida dos berinjelas.
A redonda – muitos a consideram é a mais saborosa de todas as berinjelas! Tambem pode ser utilizada emq uaqluer receita.

Receitas

A melhor pasta de berinjela

Ingredientes

  • 3 berinjelas médias cortadas ao meio
  • 4 dentes de alhoem fatias finas
  • tomilho fresco
  • azeite
  • 3 colheres de sopa de uma combinação de salsinha e manjericão picados
  • 2 colheres de suco de limão
  • pimenta moída na hora

Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 graus. Coloque as berinjelas com a casa para cima em uma assadeira. Faça furos na berinjela com a pponta de uma faca e coloque o alho eo tomilho. Regue com 2 colheres de azeite. Tempere com 1/2 colher de chá de sal. Asse até ficarem macias, cerca de 1 hora. Retire do forno; deixe descansar até esfriar, cerca de 20 minutos.
2. Retire a polpa e coloque em um processador de alimentos (você tambem pode usar um mixer de mão). Adicionar as ervas, 2 colheres de azeite e o suco de limão. Processe até o "purê" ficar homogêneo. Junte 1 colher de chá de sal e pimenta e misture uma ultima vez. Leve a geladeira para esfriar, manter refrigerado até 3 dias.

Berinjelas Fritas com mel

Ingredientes

  • 3/4 xícara de farinha
  • 2 colheres de chá de algo em pó (eu um dentre de alho bem espremido)
  • 1 colher de chá de orégano
  • 1 colher de chá de salsinha picada
  • 2 berinjelas médias
  • farinha
  • sal e pimenta moída na hora
  • mel

Preparo

1. Em uma tigela rasa , misture a farinha, o alho, o orégano , salsa , sal e pimenta até ficar bem misturado .
2. Em uma panela média de fundo grosso aqueça pelo menos dois centímetros de óleo.
3. Descasque as berinjelas e corte em palitos grossos . Misture as fatias de berinjela na farinha temperada até ela ficar bem revestida. Quando o óleo estiver bem quente, coloque-as para fritas elas devem começar a chiar imediatamente. Cuidado para não não colocar muitas de uma vez, isso vai baixar a temperatura do óleo e deixa-las enxarcadas.
4. Quando eles começarem a dourar (cerca de um minuto) vire e cozinhe por mais um minuto. Retire-as e deixe escorrer . Sirva quente com um flor de sal e um fio de mel.

Risoto de berinjela assada (receita foodandwine.com)

Ingredientes

  • 1 berinjela grande
  • Azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 1/2 ícara de cebola picadinha
  • 1 colher de sopa de alho picado
  • 1 1/2 xícaras de arroz arborio
  • 1/4 xícara de vinho branco seco
  • 3 xícaras de caldo de legumes
  • 1/4 xícara de creme de leite
  • Sal e pimenta moída na hora
  • 3 colheres de sopa de salsinha picada

Preparo

1. Acenda uma grelha ou forno em temperatura alta 230 graus. Esfregue a berinjela com 1/2 colher de sopa de azeite e grelhe e virando ocasionalmente, até que elas fiquem suavimente queimadas, cerca 20 minutos; deixe esfriar um pouco .
2. Corte-a na metade no sentido longitudinalmente e com uma colher tire a polpa leve no liquidificador até virar um purê cremoso .
3. Em uma panela grande , derreta a manteiga junte 2 colheres de sopa de azeite. Adicione a cebola, o alho e o arroz e cozinhe em fogo moderado , mexendo sempre, cerca 5 minutos.
4. Adicione o vinho e deixe cozinhar até que seja absorvido . Adicione o caldo de legumes , 1/2 xícara de cada vez; mexa constantemente até que seja absorvido antes de adicionar mais . Cozinhe até o arroz ficar al dente , a 20 minutos total.
5. Misture o purê de berinjela e o creme e tempere com sal e pimenta. Misture a salsa e cebolinha . Se quiser polvilhe uma páprica por cima.

 

 

 

0o Comentários

  1. Luciane Oliveira Reply

    Muito interessante saber a origem e o modo de preparo dos alimentos.
    Valeu!

  2. Olá Karen
    Que belas dicas do holmus! Obrigado
    Vacilei na água e ficou muito fluido! Posso apurar no fogo?
    Grato

    • Karen Goldman Reply

      Oi Ezer, voce diz no hommus? nao, nao leve o húmus no fogo ele nao vai apurar. junte mais grão de bico, tahine e bata novamente

  3. Peraí, como assim, prima do tomate e da batata? O que o tomate tem a ver com a batata? Um fruto e uma raiz! Qual a fonte disso? Curiosidade, mesmo!

    • Karen Goldman Reply

      Excelente pergunta meu caro Arthur!
      Vou me estender um pouco pois é uma assunto que me fascina:
      Todas estes vegetais citados acima e muitos outros, muuuuuitos mesmo, pertencem o belo grupo das Solanaceas.

      São entre 3.000 e 4.000 espécies! são plantas herbáceas divididas em 90 gêneros com morfologias variadas: árvores, arbustos, lianas, ervas perenes ou anuais. As Solanaceas, também conhecidas como “Nightshades”, são um grupo de plantas que todos conhecemos sem saber e que consumimos amplamente, como berinjelas, batatas, tomates, pimentas, pimentão, quiabo …. mas também mirtilos, goji e ashwaganda (ginseng indiano), tabaco…
      Esta família, presente em todo o mundo e especialmente na América do Sul, é de grande importância econômica porque muitas plantas ornamentais (petúnia), plantas industriais (tabaco) e especialmente um bom número de frutas e vegetais (tomate, berinjela, pimentão, batata…) são derivadas dela. Além destas, existem plantas officinais, tóxicas e até alucinógenas que o folclore associa a histórias mitológicas e rituais de bruxaria, tais como beladona, henbane, jimsonweed e mandrágora.
      Esses vegetais, portanto, contêm alcalóides neurotóxicos que se acredita contribuírem para a enxaqueca e que também prejudicam a função muscular e articular.

      Então porque não passamos mal quando ingerimos estes alimentos?
      A dose letal é de 2 mg/kg de peso corporal. Entretanto, o risco de morrer por envenenamento por solanina ao comer batatas é reduzido: uma pessoa pesando 60 kg teria que comer cerca de 800 gramas de batatas com a pele para absorver 1 mg de solanina. Para absorver a dose letal de 120 mg, seria necessário comer 96 kg de batatas!
      As manchas verdes nas batatas na verdade são o maior problema porque demonstra que a concentração de solanina é maior. Devem ser generosamente retiradas quando descascar suas batatas.

      Em relação aos tomates
      Deve-se sempre remover o talo porque é lá que se encontra a solanina. Tome cuidado com os tomates que ainda estão verdes porque eles também contêm solanina na fruta: você pode esperar problemas assim que tiver comido 80 gramas. Um consumo de 1 a 4 kg já pode ser fatal.

      Com relação às beringelas
      É aconselhável deixar amadurecer beringelas duras e não maduras antes de prepará-las. Isto reduz ainda mais o conteúdo de solanina. Não devemosinserir seus talos nem suas folhas.

      é isso, espero ter sanado sua curiosidade (que tambem já foi a minha 🙂

      um abraço, Karen

Escreva um comentário