Esta é uma das histórias mais celebres da gastronomica.
Voltemos ao fim do século XIX, em um restaurante em Sologne, centro da França.

hotel tatin

Duas irmãs, Caroline e Stephanie Tatin tem um hotel-restaurante muito conhecido perto da estação de trem. Caroline, a mais nova, se ocupa da sala e Stephanie da cozinha. A especialidade da casa (que inclusive é uma especialidade de toda a região de Sologne) é sua famosa torta de maça, caramelizada e macia.

souer tarte_tatin

Um belo dia, perturbada pela presença de um cliente muito importante e apressado, Caroline chega a cozinha clamando a sobremesa. Stephanie, ela, com destreza incomparável, porém na pressa e na emoção inverteu a ordem da massa e das maças ao colocar na assadeira. Sem tempo de preparar outra torta serviram a sobremesa daquele jeito mesmo, assim saida do forno. Nascia a Tarte Tartin. Fruto de um erro para uns, um golpe de génio de uma experiente cozinheira confiante de seu prato para mim e para outros.

Receita Tarte Tatin Maça – receita Clássica

Capture d’écran 2015-05-06 à 11.54.57

(se estiver com pressa, aqui uma outra boa opção é usar massa folheada já pronta, também fica divino!)

Para Massa
170 g de farinha
70 g de manteiga
20 g de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo

Para o Recheio
7 a 8  maçãs (de preferencia variedade Gold, aquelas bem amarelinhas)
80 g de manteiga derretida
130 g de açúcar granulado
suco de 1 limão

para a massa
Misture a manteiga, a farinha, o açúcar e sal usando a ponta dos dedos, quanto estiverem bem misturado e parecer uma areia. Adicione o ovo, trabalhe a massa o menos tempo possível, se necessário, adicione uma colher de chá de água para ajudar a dar liga. Deixe descansar 30 minutos na geladeira.

Abra a massa numa superfície enfarinhada. Deite a massa aberta em uma forma redonda untada com cerca  24 cm de diâmetrp apenas para ela tomar corpo.

 

Descasque as maçãs. Corte em quatro pedaços e retire as sementes, adicione o suco de limão a misture delicadamente. Em uma forma redonda que possa ir a boca do fogão e ao forno, junte o açúcar a seco em fogo baixo deixe caramelizar sem mexer. Quando o açúcar tiver escuro (vide foto), junte as maçãs em forma e a manteiga cortada em pedaços. Deixe cozinhar com a panela com tampa, mexendo de tempos em tempos, até que as maças fiquem macias e voce possa fura-las com uma faca sem resistência.

Tire as maças da forma e com a ajuda de uma pinça rearruma-as na forma em forma de rosácea.

caramelo tarte tatin

Leve ao forno preaquecido 180c por 20 minutos depois retire do forno cubra com a massa e pressione em torno das bordas, faça pequenas incisões na massa com a ponta da faca ou com um garfo para deixar o ar passar e evitar que ela suba. Asse  em forno por mais cerca 30 minutos.
Ao retirar não desenforme imediatamente, pois correra o risco de uma maça ficar colada no fundo. Espere uns bons 10 minutos.

Vire a forma de cabeça para baixo em um prato de torta e sirva quente. Acompanhado (ou não) de sorvete de baunilha.

Receita Tarte Tatin de Banana

tarte.tatin.de.banana.e.maça

(aqui tambem, se estiver com pressa, aqui uma outra boa opção é usar massa folheada já pronta, também fica divino!)

Para a massa:
– 125 g de farinha
– 60 g de manteiga gelada cortada em pequenos pedaços
– Uma pitada de sal
– 2,5 cl de água fria

Para o recheio:
– 3 belas bananas não muito maduras
– 80 g de açúcar
– 1/2 colher de chá de gengibre em pó
– 1 colher de chá de canela em pó

Começe sempre pela massa: Em uma tigela, coloque os quatro ingredientes amasse bem até formar uma bola. Embale com papel filme e ponha na geladeira por 30 minutos.

Preaqueça o forno a 180 graus.

Prepare o caramelo em uma panela pequena coloque o  açúcar e adicione a agua devagar para umedecer. Ferva sem mexer e deixe caramelizar.

Uma vez que os caramelo esteja dourado (mas não muito escuro, vide foto acima), derrameo na forma, rodando ela com as  mãos para espalhar por toda a superfície.

Descasque e corte as bananas na diogonal no sentindo do comprimento.

Arrume as bananas uniformemente ao longo da forma e polvilhe com canela e gengibre.

Abre a massa com o rolo.

Cubra as bananas com a massa, dobre as bordas para dentro com os dedos, faça pequenas incisões na massa com a ponta da faca para evitar que ela suba.

Asse por cerca de 30 minutos.

Retire do forno, deixe e desenforme.

Sirva quente ou frio.

 

 

0o Comentários

  1. Malô Brandão Reply

    Olá, já fiz Tarte Tatin de maçã de outro site. Agora encontrei sua receita de Tarte Tatin de banana. Quero mto fazer, mas tenho uma dúvida. Qual o tamanho da forma que vc usa nas 2 receitas?
    Grata!

    • a tarte tartin eu usei pra de maça uma de 24cm e para de banana uma um pouco maior 26cm

  2. Bom dia, fiz ontem a sua receita e ficou muito boa! Obrigado…!

Escreva um comentário