Especial Manga, segredos desta deliciosa fruta

Fruta tropical mais consumida no mundo depois da banana, a manga além de deliciosa também é um verdadeiro coringa na cozinha. Pois possibilita milhares de combinações tanto doces quanto salgadas.

Pela quantidade de receitas que levam manga neste blog você já deve imaginar o amor que tenho por esta fruta.
Logo, vou aproveitar que estamos em pleno inicio de safra e publicar este especial todinho a esta fruta extraordinária,

A origem da Manga

Buddha-under-Tree
A manga cresce na árvore de mangueira, uma grande e bela árvore nativa da Índia, Birmânia e Paquistão. Esta árvore está intimamente relacionada ao budismo, a lenda conta que Buda gostava de meditar debaixo de uma mangueira. Como esta religião, a manga e seus frutos se espalharam pela Malásia e o Extremo Oriente.  Foi século XVI, que mangueira será introduzida na África pelos árabes, e em seguida no Brasil pelos portugueses.
Hoje existem quase mil variedades de mangas, mas apenas algumas dezenas são comercializadas.

mangifera-indica13

Qual época é a melhor para comer manga

No Brasil podemos encontrar mangas de setembro a janeiro, mas sua alta estação é de outubro a dezembro.
A manga, é colhida um pouco antes de estar completamente madura e continua a amadurecer em barracas e cestas de frutas. Portanto podemos compra-las verdes.

Beneficios nutricionais da Manga

A manga é uma das frutas mais ricas em caroteno ou provitamina A. Rica em vitaminas com propriedades anti-oxidantes e fibras, combate eficazmente o envelhecimento celular prematuro causado por certos tipos de câncer e aterosclerose.

0667568001499950983
Como escolher uma Manga

Para escolher, não confie somente na cor (algumas variedades permanecem verdes inclusive maduras, como a espada por exemplo). Pegue a manga na mão e sinta sua pele, ela deve ser flexível mas não macia. Cheire a manga, madura ela é muitíssimo perfumada. especialmente. Se estiver com manchas pretas é sinal que esta muito madura.

Como armazenar a manga

Para preservá-la, coloque-a em um local fresco, mas não na geladeira: a manga não suporta temperaturas inferiores a 8 ° C.

Como cozinhar  e combinara manga

A manga pode ser cozida e inclusive refogada, desta maneira ela fica é excelente com pratos de carne branca e peixe, como na receita abaixo;
Cortada em cubos pode divinamente completar uma salada.
Na Ásia e no Caribe, a manda é muito usada ainda verde, cru ou cozida, como entrada ou para acompanhar carne e peixe. Os chutneys feitos com manga estão entre os mais clássicos e famosos do mundo.
A manga madura pode ser usada especialmente bem na preparação de sorvetes, geléias, mousses e sobremesas em geral.
Por fim, mas não menos importante, uma simples manga cortada em pedaços ou em cubos e comida fresca é um verdadeiro deleite.

Alguns sabores e texturas que combinam maravilhosamente bem com manga: queijos cremosos, limão, pimenta, ingredientes defumados, maças, frutas vermelhas, banana, caramelo, coco, melão, baunilha, canela.

Receitas:

Frango com Manga , para 4 pessoas

cocotte-de-poulet-a-la-mangue

4 coxas de frango
1 manga grande
1 cebola picada
4 cm gengibre fresco picado
1 limão
300 ml caldo de galinha
3 pimentas secas pequenas
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de mel
sal
pimenta
cebolinha fresca picada para finalizar
Corte as coxas de frango ao meio. Em uma panela, doure o frango no óleo quente, acrescente a cebola e o gengibre descascados e picados.Tempere com sal e pimenta. Acrescente o caldo de galinha e o mel, cubra e deixe ferver por 25 minutos.

Retire as coxas de frango. Deixe o liquido da panela reduzir pela metade. Enquanto isso, descasque a manga e corte em cubos. Coloque os cubos da manga na panela, adicione o frango, o suco de limão e a pimenta. Aqueça por 5 minutos no molho reduzido. Polvilhe cebolinha picada e sirva quente com arroz.

Receita Foie Gras e Chutney de Manga

Receita Torta especial de manga

Receita Pavlova

Receita Crumble Banana Manga

One Comment

  1. Manga é minha fruta favorita.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*