Esta receita de bolinhos de limão e mirtilo eu tirei do livro Sweet do Yotam Ottolenghi e da Helen Goh pagina 88 e fiz com meus pequenos aqui em casa. É realmente muito fácil de fazer e eu acredito que caibam várias adaptações, vou coloca-las abaixo na explicação da receita.

bolinho mirtilo limão

bolinho limão mirtilo eu como sim

Para estes bolinhos de limão e mirtilo tenho quase certeza que podemos trocar os 45g de farinha de trigo pela mesma quantidade de farinha de amêndoa se quiser fazer um bolinho sem glúten – certifique-se apenas que o fermento em pó e o açúcar de confeiteiro que usar tambem não contém glúten.

Vamos a receita:

Bolinhos de Limão e Mirtilo livro Sweet

Bolinhos de Limão e Mirtilo livro Sweet 

190g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
190g de açúcar refinado (demerara para mim)
raspas de um limão siciliano (use limão verde se for difícil de achar o amarelo)
4 ovos levemente batidos (orgânicos de preferencia)
190g de farinha de amêndoas
45g de farinha de trigo (eu usei semi integral)
1/4 colher de chá de fermento em pó
1/8 colher de chá de sal
60ml de suco de limão (1 limão siciliano grande)
100g de mirtilos, mais 70g para decorar (se voce não achar mirtilo ou for muito caro voce pode substituir por outra pequena fruta: uva sem caroço, uva passa, cramberri seca, framboesa, amora…)

cobertura
160g de açúcar (confeitaria)
35ml de suco de limão

Preparativos:

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe a forma de muffins, não é necessário colocar papeis de muffins em baixo uma vez que a receita manda inverter o lado do bolinho na hora de decorara-lo. No entanto, voce pode fazer estes bolinhos em forma de muffins e decorar como um muffin, ou ainda fazer esta receita na forma retangular de bolo ingles vai ficar muito bom tambem.

Para o bolinho:  

Bata manteiga, açúcar e raspa de limão juntos até ficarem leves e cremosos, depois adicione ovos e amêndoas moídas em três ou quatro vezes alternando os ingredientes. Penere a farinha, o sal e fermento em pó juntos e depois adicione a massa, bata lentamente apenas para incorporar. Finalmente acrescente o suco de limão e misture. Coloque uma colher de massa nas formas dos muffins e divida os 100g de mirtilos entre eles – empurrando um pouco as frutinhas para dentro da massa.

Asse durante 25 a 30 minutos ou até que fiquem dourados e um palito inserido no meio de um deles saia limpo. Retire do forno, deixe esfriar completamente antes de desenformar para não quebrarem. Uma vez frios vire-os de ponta cabeça (ou seja: extremidade menor para cima).

Para a cobertura

Peneire açúcar de confeiteiro numa tigela e adicione sumo de limão até que a mistura seja espessa. Coloque uma colher de cobertura sobre os bolos e por cima os mirtilos restantes.

mais receitas de Ottolengui aqui e aqui

Escreva um comentário

Loading cart ...