Em casa, sozinho, em casal ou entre queridos brunch é sempre uma ótima opção. Mas tenha em mente que ele se resume a muito mais que um café da manhã reforçado. O brunch tem que ser pensado como uma refeição principal contendo tudo que é direito: frutas, legumes, proteínas..

Aqui seguem algumas dicas e receitas do que um bom brunch deve conter:

Proteínas: como frios, ovos, salmon fume, hareng marinado… Esses alimentos melhoram a sensação de satisfação o que evita a vontade de comer alguma coisa a tarde.
Cereais: pães, granolas, bolos de fruta, salada de grãos… assim todo mundo fica firme até o jantar!
Derivados dos leite: iogurte, queijos..
Na véspera, comece a preparar o máximo de coisas possíveis:
Bolos e tortas salgadas e doces;
Muffins, a massa da panqueca e ou de wafles;
Lave a salada, os legumes e as frutas que for usar..
Se for fazer uma salada de grão (quinoa, couscous..) ou de macarão
Não esqueça as bebibas
Depois de uma noite em jejum o seu corpo pede líquidos, para o brunch pense em bebidas quentes como: café, chá, chocolate quente, cappuccino..) e também frias: sucos de fruta, leite (de vaca e de soja) e se te inspirar porque não fazer uns smoothies!

Granola Caseira
Pré-aqueça o forno 160graus. Em uma tigela combine 1 clara de ovo, 2 xicaras de aveia tradicional, 1 ½ xícaras de castanhas picadas (podem ser nozes, amêndoas, pistaches..)1 ½ xícara de lascas de coco, ½ xícara de maple, ¼ de xícara de azeite de oliva, ¼ de xícara de gergelim, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 1 ½ colheres de sal e ½ colher de chá de canela. Misture tudo e espalhe em uma assadeira forrada com papel manteiga mexendo a cada 10 minutos durante 40-50 minutos. Deixe esfriar e
acrescente 1 xícara de uva passa, cereja ou cramberries secas. Quando estiver bem fria, coloque em um pote hermético em temperatura ambiente.
Obs: A aveia, óleo, açúcar, sal e clara de ovo são a espinha dorsal, mas ainda há muito espaço para negociação: mel no lugar no maple, chocolate no lugar das frutas..
Ovos Mexidos com Parmesão e Espinafre (receita para 1 pessoa)
Bata 2 ovos grandes em uma tigela pequena, tempere com sal e pimenta do reino e reserve. Aqueça 1 colher de chá de azeite em uma frigideira antiaderente em fogo médio. Adicione meio maço de espinafre e cozinhe até ele murchar, cerca de 1 minuto. Adicione os ovos e cozinhe, mexendo até que eles se misturem cerca de 1 minuto. Misture 1-2 colheres de sopa de parmesão ralado. Se tiver polvilhe flocos de pimenta rosa fica bonito é gostoso.
O segredo dos ovos mexidos é que ele não deve ficar muito tempo na frigideira senão ele seca. Pra ele ficar molhadinho 1 minutos de frigideira já suficiente.
Panquecas especiais com Maça Carameladas
Para as maças
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
3 maçãs Golden descascadas, cortadas em fatias
1 colher de sopa mais 1/2 xícara de maple ou mel
1/2 colher de chá de canela em pó
Derreta a manteiga numa frigideira grande sobre fogo médio-alto. Adicione as maçãs e a 1 colher de sopa maple; refogue até que as maçãs estejam macias, cerca de 5 minutos. Acrescente o restante do maple e a canela.
Para as panquecas
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de farinha de milho amarela (senão tiver coloque de trigo mesmo)
2 colheres (sopa cheia) de ouro açúcar mascavo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
200g de manteiga amolecida
1 copo de iogurte natural
1 ovo
1 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida
Combine 6 primeiros ingredientes em uma tigela grande, reserve. Misture manteiga, iogurte e ovos numa outra tigela média, adicione aos ingredientes secos e mexa até ficar misturado, mas ainda irregular. Delicadamente misture a 1 1/2 colheres de sopa de manteiga derretida.
Numa frigideira grande em fogo médio coloque uma fina camada de manteiga em frigideira e deixe derreter. Trabalhe em etapas. Coloque a massa e vire só quando a parte de cima estiver com bastante bolhas, cerca de 3 minutos. Repita a operação com o restante da massa, acrescentando mais manteiga na frigideira conforme necessário. Coloque as maças sobre a panqueca e sirva com mais maple!
Fritada de alho Poró e Cogumelos
2 colheres de sopa de azeite de oliva, divididas
2 alho-poró médio, só a parte branca picada
300g cogumelos de paris, em fatias finas
12 ovos grandes
1/2 xícara de creme de leite
2 colheres de sopa picado salsinha
3/4 de xícara de queijo Fontina ralado, dividido
Sal, pimenta moída na hora
Coloque um rack no terço superior do forno e pré-aqueça a 180 graus. Em um refratário, panela ou frigideira que possa ser usado no fogão e no forno aqueça 1 colher de sopa de óleo em fogo médio. Adicione alho-poró e cozinhe, mexendo sempre, até ficar macio, cerca de 5 minutos. Adicione os cogumelos e cozinhe, mexendo sempre, até ficar macio e todo o líquido tenha evaporado, 8-10 minutos.
Enquanto isso, bata os ovos, o creme de leite e a salsinha em uma tigela grande e misture 1/2 xícara de queijo. Tempere com sal e pimenta.
Aumente o fogo para médio-alto e adicione o restante 1 colher de sopa de óleo na frigideira. Despeje a mistura de ovos sobre os cogumelos, sacudindo a panela para distribuir uniformemente mistura. Cozinhe, sem mexer, até que suas bordas começam a se definir, a cerca de 5 minutos.
Salpique 1/4 de xícara de queijo restante sobre ovos e transferir  ao forno. Asse a fritada até dourar e o centro ficar firme, 25-30 minutos. Sirva quente ou fria.
E outras receitas para brunch já publicadas:
Bolo de Banana fácil e delicioso receita aqui!
Latkes de Abobrinha com batata, receita aqui!

Conheça a página do eucomosim no facebook e fique sabendo das atualizações do blog! www.facebook.com/eucomosim

fontes e fotos: http://maresfoodandfun.blogspot.fr, http://www.bonappetit.com/, http://www.obsessionsgourmandes.com, http://comecomer.com

 

 

0o Comentários

  1. Luiza Novaes Reply

    Olá,
    em primeiro lugar, agradeço, pelo site ! Tive ótimas inspirações aqui.
    Gpstaria de deixar um comentário sobre a panqueca do brunch (Panquecas especiais com maçã caramelada). Testei a receita hoje, mas a massa ficou muito espessa, e não se espalhava na frigideira. O resultado final parecia mais um bolinho frito do que uma panqueca com massa fina e maleável. Não sei o que deu errado, e fiquei me perguntando se não falta alguma coisa na receita, como leite para que a massa fique mais líquida. Ficou saboroso, mas extremamente amanteigado… Enfim, escrevo porque na foto o resultado está ótimo e gostaria de saber como me aproximar dele.
    Obrigada e parabéns pelo blog.
    Luiza

    • Oi Luiza!
      Essa receita não vai leite não pois o iogurte faz as vezes dele. A farinha de milho precisa ser bem fina e a manteiga deve estar bem mole para não compactar. farei a receita novamente e vou refletir no que pode ter dado errado pra voce. Se descobrir eu te aviso!
      um abraço!

  2. Mônica Ferreira Gomes Reply

    Olá!
    Estou adorando seu blog!
    Fiquei com uma dúvida na gritada: são 12 ovos grandes? Dá para quantas pessoas? Posso fazer metade?
    Obrigada!
    Abs,
    Monica

    • oi!! a receita da pra fazer para umas 6 pessoas, pode fazer a metade sim Monica!
      um abraço!

  3. Oi Karen,
    Procurando receita d granola achei seu site/blog! Adorei! Sou amiga da Shirly e lembro d vc! Vou testar a receita hj p levar d presente p uma amiga! Parece ótima!
    BJs

  4. Ficou 10 a granola, fez o maior sucesso! Adorei fazer, não compro mais pronta d jeito nenhum!!!! bjs

Escreva um comentário

Loading cart ...