Tortilha de batata não tem segredo, não é dificil e requer poucos ingredientes. Os estilos variam mas as técnicas e os ingredientes raramente mudam. Aqui é casa é batata+ovo+cebola e temperos que tenho na mão.

Os ingredientes

ingredientes tortilha de batata

Usar batata e ovos orgánicos é enssensial nesta receita de tortilha de batata, por que?
A batata é um alimento lotado de pesticida, acreditasse que um batata não orgânica pode contar 81% (dados OMS) de pesticida residual mesmo depois de lavada e descascada.
Além disso comprando batatas orgânicas você poderá (e deve) após lava-la consumi-la com casca. Além de ganhar tempo no preparo você ganhará muito em nutrientes.

Sobre a importancia dos ovos orgânicos ou caipiras eu já falei aqui e aqui, além dos benefícios para a sua saúde tem os benefícios para a sua receita pois eles tendem a ser mais alaranjados e saborosos. E tendo em vista que a receita é base de ovos invista nos melhores que achar.

A cebola não precisa ser orgânica. Explico: em tese este alimento não leva uma grande quantidade de agrotóxico.

Dicas e Segredos para a Tortilha de Batata perfeita

Confite suas batatas

Antes de te passar a receita devo dizer e deixar claro que a Tortilha de Batata não é um prato light.
A batata deve ser confiada lentamente no azeita antes antes de a juntarmos aos ovos, este passo é muito importante, leva tempo, mas é este o grande diferencial.

Corte Regular

Outro ponto muito importante é cortar as batatas com casca o mais regular possível. A finura é muito pessoal, eu gosto de corta-la o mais fino possível e para isso eu peço ajuda a um mandoline, mas você pode usar um processador ou até uma boa faca de cozinha bem afiada. A importância da regularidade ao ser cortada é a para todas cozinheira ao mais ou menos ao mesmo tempo assim evita ter pedaços de batata ainda um pouco crus na sua deliciosa tortilha.

Tempere seus ovos

Eu tempero os ovos batidos antes de juntar as batatas confitadas. E não economizo no tempero, gosto de usar: sal, pimenta do reino, paprika defumada e  paprika doce.

A Cebola 

Há linhas de receitas que não admitem cebolas na tortilha de batata, não é o meu caso. Acredito que elas tem um papel fundamental, temperam e aprofundam o sabor da batata. Junte as cebolas cortadas em tiras nas batatas apenas quando elas estiverem macias e confitadas. E cozinhe por mais 5 a 10 minutos, sem coloração.

A receita Tortilha de Batata Eu Como Sim

tortilha de batata

600 de batatas orgânicas com casca cortadas finamente e fatias regulares
1 cebola grande fatiada finamente
8 ovos
2 dentes de alho com casca (opcional)
Sal, pimenta, paprika defumada, paprika doce
250ml de Azeite

Em uma frigideira grande em fogo baixo, coloque o azeite e os alhos com casca, quando o alho começar a borbulhar junte as batatas. Deixa cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos (o tempo pode varias de acordo com a finura e o tamanha das batatas) sempre em fogo baixo até que elas e estejam cozidas sem coloração. Uma vez cozidas junte as cebolas cozinha por mais 10 minutos em fogo baixo.

Enquanto cozinha, quebre 8 ovos e bata juntamente com os temperos: sal, pimenta e as duas paprikas.  Quando as batatas estiverem prontas, retire os alhos (guarde-os para usar em outra preparação) e com ajuda de uma escumadeira retire apenas as batata e as cebolas deixe o (óleo na panela) e junte a preparação de ovos e misture até incorporar tudo, cuidado para não quebrar as batatas!

tortilha de batata

tortilha de batata

tortilha de batata

Retire todo o óleo da frigideira (ele pode ser filtrado e usado em outra preparação) mas não a leve, deixa-a untada com este óleo que usou, em um fogo médio, acrescente a mistura das batatas com os ovos.

Com a ajuda de uma colher de pau ou espatula de silicone, comece a mexer o centro da tortilha de batata come se estivesse fazendo um ovo mexido. Pare, cubra a frigideira. Abra e volte a mexer o interior de tempos em tempos. Quando a tortilha começar a borbulhar e as bordas estiverem douradas esta na hora de virar.

Pegue um prato maior que o da frigideira que estiver usando. Peça para alguém de ajudar pois esta etapa é a mais arriscada da receita. Coloque o prato sobre a panela e de uma só vez vire a tortilha de patata para o prato. Arrume com a mão o que for necessário arrumar e tente deslizar a tortilha rapidamente de volta a panela. Cozinhe até dourar as bordas novamente.

Deslize a tortilha novamente para o prato e sirva quente ou em temperatura ambiente.

VEJA MAIS DESTA RECEITA NO NOSSO STORIES DO INSTAGRAM

 

 

Escreva um comentário

Loading cart ...