Trouxe do Brasil dois pacotes de queijo Catupiry. Toda vez que vem alguém me visitar aqui na França eu peço pra trazer a tríplice trindade: Catupiry, Carne Seca e Cachaça. Se ela for muito amiga ou família a lista aumenta consideravelmente. Dessa vez eu só trouxe dois pacotes de 250g foi muito pouco. Um inteiro foi para essa inacredítavel torta de frango que fiz para o jantar.

Para a massa
250 g de farinha
125 g de manteiga sem sal
10 g de sal
Água gelada (o necessário para dar liga)

Recheio
500 g de peito de frango cozido e desfiado
300 g de tomate pelado em cubos
200 g de champignon (opcional)
200 ml de leite
1  cebola grande picada
3 dentes alho picado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de óleo
Sal e pimenta a gosto
250 g de Catupiry

Para decoração:
1 gema
1/2 colherinha de açúcar
o que sobrou da massa

Preparo

Massa

Junte a manteiga com a farinha e o sal e esfarele até que elas se incorporam. Acrescente água gelada aos poucos, até obter uma massa. Trabalhe a massa até ela ficar homogenia, mas tenta não trabalhará demais. Corte em dois sendo que um pedaço um pouco maior que o outro. Embale com papel filme e leve à geladeira por cerca de 2h.

Recheio

Refogue no óleo o alho, cebola e o champignon. Junte o frango, o tomate e mexa até a carne ficar temperada. Adicione a farinha, o sal e a pimenta. Coloque o leite e mexa bem. deixe cozinhar por alguns minutos. Prove e veja se precisa de mais sal ou pimenta. Tire do fogo e reserve até esfriar.

Pegue apenas o pedaço maior de massa na geladeira e abra e uma superfície enfarinhada. Não se esqueça de enfarinhar bem também o rolo que você vai abrir a massa. Abra bem a massa de maneira que ela forre toda a o fundo e as laterais da forma* deixe a forma na geladeira por 10 minutos. Guarde os pedaços de massa que sobraram, ele servirá para a decoração.

Preaqueça o forno a 275°c.

Pegue a forma na geladeira,  cubra a massa com catupiry, coloque o recheio e coloque na geladeira de novo. Pegue o pedaço menor da massa e abra o suficiente para cobrir a torta. Junte o que sobrou da massa menor com o que sobrou da massa maior, abra novamente e crie decorações para o topo da sua torta. Se tiver um cortador de biscoitos essa é a hora de usa-los!

Pincele com1 gema batida com pouquinho d’água e 1/2 colherinha de açúcar. Coloque a massa que você cortou para de coração e pincele a decoração também.

Asse a torta, em forno pré-aquecido, por aproximadamente 30 minutos.

*eu usei uma forma redonda de fundo removível, mas se não tiver, pode qualquer outra assadeira

depois me conta..

0o Comentários

  1. Tem como colocar um botão de “like” do Pinterest aqui? Quero muito colocar no meu painel para testar a receita, mas se coloco o link do site no Pinterest eles não “pinam” a página. Obrigada.

  2. amei suas receitas!!!!!vou começar a testá-las,depois te falo…parabens!!!!receitas top bjsss

  3. Gostei demais deste site, não conhecia ainda, as receitas são maravilhosas, vou testa hoje mesmo e depois, claro que eu conto como foi. Bjs.

    • muito obrigada Lígia. Fico muito feliz!
      depois volta sim pra contar como ficou.
      um beijo, Karen.

  4. Que sonho seu site! Amei! Refinado. Vou seguir! Parabéns!!!

  5. Fiz ontem a torta e ficou realmente deliciosa. Fiz o Petit Gateau tbm e o resultado foi tão bom quanto. Obrigada pelas excelentes receitas! Muito sucesso para você naquilo que desejar.

    • Obrigada Camile, muito gostoso ler um comentario como seu.
      um grande abraço!

Escreva um comentário