O Creme Patisserie/Creme de Confeiteiro é um dos principais cremes da patisserie francesa.
Ele é a base de muitas sobremesas: mil folhas, eclairs, tortas de frutas, etc …
Pode parecer complicado de fazer, mas com os truques simples que eu vou te passar tenho certeza que você vai conseguir. O importante é não desesperar.

Aqui segue a receita passo a passo muito bem explicada com dicas para um creme suave, sem pelotas, firme e leve!

Creme Patisserie/Creme de Confeiteiro Passo a Passo

Passo 1:

Escolha os ingredientes certos
A base do creme patisserie há: leite, gemas, açúcar, farinha e/ou amido de milho e baunilha.
Como sempre, para fazer qualquer receita digo e repito: escolha e invista em bons ingredientes! Pode ser um pouco  “clichê” como dica mas é muito importante: ovos frescos e caipiras,  leite integral de boa qualidade, uma boa fava de baunilha carnuda, uma farinha de primeira… estes pequenos detalhes farão a diferença no sabor final.

Capture d’écran 2018-03-16 à 13.46.05

Farinha ou amido de milho?
Creme Patisserie/Creme de Confeiteiro pode ser preparado exclusivamente com farinha ou exclusivamente com amido de milho.

O creme patisserie preparado exclusivamente com farinha dará um resultado ligeiramente mais opaco e esbranquiçado, com uma textura mais firme e ligeiramente mais pastosa do que a preparada com amido de milho.

Por outro lado, um Creme Patisserie/Creme de Confeiteiro feito apenas com amido de milho tem uma cor um pouco mais amarela e uma textura sedosa na boca, mas às vezes pode ficar pouco pegajoso.

Então, se misturarmos as duas farinha e amido sera que funciona?
Sim! foi isso que eu fiz na receita que te passarei abaixo.

Passo 2: 
Creme Patisserie lista de ingredientes e como fazer

Não um há grande desafio na preparação do creme de pastisserie, tena em mãos um bom batedor de arame, uma tigela de grande, uma panela e esses ingredientes:

– 1/2 l de leite
– 1 fava de baunilha
– 4 gemas de ovo grandes ou 5 gemas de ovo médios (caipiras ou organicos)
– 1 pitada de sal
– 80 g de açúcar
– 40 g de Farinha
– 30 g de amido de milho

Coloque o leite na panela e adicione a fava de baunilha dividida ao meio no sentido do comprimeto e raspe os grãos. Leve para ferver em fogo baixo para baunilha perfumar e dar sabor ao leite.
Coloque as gemas numa tigela, adicione o açúcar, a pitada de sal e bata até incorporar. Em seguida, adicione farinha e amido peneirandos, pouquinho a pouquinhos, gradualmente, batendo sempre.
Volte para o leite, remova a fava de baunilha do leite em ebulição e despeje metade do leite na mistura de ovos. Misture suavemente com um batedor para obter uma mistura homogênea, em seguida, adicione a mistura de ovos na panela do leite e leve de volta ao fogo.
Cozinhe em fogo baixo, mexendo constantemente com o batedor: o creme de pastisserie tende a grudar facilmente no fundo da panela e formam caroços, por isso é importante mexer sem parar, certificando-se de raspar completamente o fundo da panela, bem como dos cantos.
Deixe cozinhar até que apareçam as primeiras bolhas:  é necessário que o creme cozinhe para ele engrossar, não pare de mexer. Quando estiver na textura desejada: cremoso, leve e brilhante. Desligue o fogo e despeje o creme em uma tigela untada com manteiga.

creme-patissiere-624x416

Importante:
Se o seu creme ficou muito líquido, é porque não cozinhou o suficiente. Coloque de volta na panela em fogo baixo até engrossar.
Se o creme é muito grosso ou se há algumas pelotas não entre em pânico! Basta passar o creme ou peneira no final da cozedura.

Passo 3: 
Como guardar seu creme

Uma vez cozido, retire o creme coloque em tigela e cubra com papel filme (o papel filme deve ter contato com  a superfície do creme) para evitar que a pele se forme na superfície do creme. Ele pode ser guardado por até 48horas.

creme-patissiere-film

Passo 4:
Brinque com seu creme

É perfeitamente possível perfumar/saborisar naturalmente seu creme.
Para isso simplesmente adicione ou substitua a baunilha por um desses aromas:

i43866-creme-patissiere-simplissime

Chocolate: 50g de chocolate derretido deve incorporado na mistura de ovo antes da adição do leite

Passas ao rum: adicione 1/2 punhado de passas mergulhadas em rum no creme já cozido

Café: aqueça o leite com 1/2 colher de sopa de café soluvel ou incorpore algumas gotas de extrato de café durante do final do cozimento

Pistache: adicione algumas gotas de extrato de pistache no final do cozimento ou a pasta de pistache na mistura de ovo antes da adição do leite

Limão, laranja: aqueça o leite com a casca da fruta escolhida, filtrar com uma peneiran antes de juntar a mistura de ovos

Com flor de laranjeira: adicione 1/2 colher de sopa de água com flor de laranja no creme já pronto

Especiarias: faça uma infusão de especiarias no leite morno por 30 minutos antes de verter a mistura de ovos. Para a receita acima use a proporção de  1 pau de canela ou 1 estrelas de anis estrelado ou 3 capsulas de cardamomo …

Coco: faça uma infusão de 50g de coco seco em leite morno, filtre antes de incorporar a mistura de ovos.

Voce pode também perfumar seu creme com com álcool (Grand Marnier, Cointreau, Kirsch) para isso use 1/2 colher de sopa no creme já pronto.

images-1

Passo 5: Crie com seu creme
Agora que você tem o um creme maravilhoso nas mãos o que voce pode fazer com ele? Mil coisas:

93015321_o
Rechear profiteroles (veja a receita da massa aqui), mil folhas, bolos, tortas de frutas (veja a receita da massa aqui), montar verrines intercalando creme e frutas frescas, rechear brioches, biscoitos e pãezinhos doces, sonhos.

crème-pâtissière

Escreva um comentário