Aqui segue a receita dos Oreo Caseiro e uma reflexão de como e porque cheguei nela.
Se não quiser ler pode ir direto para receita.

Equilibrio – condição de um sistema em que as forças que sobre ele atuam se compensam, anulando-se mutuamente. (wikipedia)

Conciliar receitas e refeições saudáveis e nutritivas com desejos gordinhos e pecaminosos são a minha realidade, procuro, a cada semana, manter um equilíbrio saudável e prazeroso.

Parei de evitar a todo custo receitas extra calóricas e decidi que, sim é possível, comer e cozinhar o que nos da prazer seja  receita magra ou gorda, a chave é o equilíbrio.

 

Eu tenho um vício que me persegue desde a pequena infância, ele se chama biscoitos recheados.
Me lembro como se fosse hoje de eu comendo biscoitos de chocolate na escola (que na época não se chamavam Bono e sim biscoito recheados São Luis), me lembro de viagens de carro e ônibus animadas por um walkman amarelo de fita e biscoitos recheados. Me lembro de desilusões amorosas afogadas em pacotes, as vezes mais de um, e de Greys Anatomy regadas a biscoitos recheados de todas as sortes.

Biscoitos recheados são a minha Madeleine de Proust, minha confort food, meu link com a minha mais tenra e ingênua infância. Quando como me sinto abraçada e segura. Todo mundo tem ou deveria ter um alimento assim.

Aqui onde eu moro hoje eu me adaptei comendo Oreos. Um belo dia estava com meu pacotinho em mãos, vendo um documentário sobre comida chinesa no you tube quando surgiu o desafio:

– Não entendo como você uma pessoa que gosta tanto de cozinhar, se preocupa em comer comidas saudáveis, não processadas, com ingredientes naturais, fica se ENTUPINDO dessa porcaria industrializada. Por que voce não faz o seu próprio Oreo? Para de comprar e faz você mesmo pô!

Confesso que os primeiros segundos foram de pura indignação.
Ele disse me entupindo?? Eu não estou me entupindo não, eu apenas..
Mas assim que caiu a ficha eu pensei:
Uai, ele tem razão por que eu nunca pensei em fazer o meu próprio biscoito recheado?
E por ultimo:
toi, desafio lançado vou fazer o meu próprio OREO e ele vai ficar, obviamente, muito melhor que o original.

 

Segue aqui a receita do Oreo caseiro, testada e aprovada. Retirada do livro da Dorie Greenspan Que certamente ainda da para melhorar, adaptar e criar em cima. Mas, que é sem duvida deliciosa e muito parecida em sabor, cor e textura com o Oreo normal só que feita com ingredientes 100% naturais.

oreos caseiros

Receita Oreo Caseiro

Para o biscoito:
2½ xícaras de farinha de trigo
½ xícara de cacau em pó sem açúcar
185g de manteiga sem sal amolecida
135g xícara de açúcar
¾ colher de chá de sal
1 clara de ovo
1 colher de chá de extrato de baunilha

Para o recheio:
85g de manteiga sem sal, amolecida
140g xícara de açúcar de confeiteiro (137g)
2 colheres de chá de extrato de baunilha
¼ colher de chá de sal marinho

Comece pelos biscoitos:

Pré-aqueça o forno a 175 graus e forre 2 assadeiras com papel manteiga. Em uma tigela média, misture a farinha e o cacau em pó até incorporar. Na tigela de uma batedeira (se possível equipada com o acessório da folha/pá, o mesmo usado para o cheese cake, veja mais aqui ), bata a manteiga com o açúcar e sal até ficar leve e fofo. Adicione a clara de ov  o e misture até ficar homogêneo, adicione a baunilha e continue misturando. Adicione a mistura de farinha e misture até que a massa se una. Transfira para uma superfície de trabalho limpa e amasse até ficar homogêneo. Divida a massa ao meio e um disco com cada parte.
–  Trabalhe 1 disco de cada vez. Coloque o disco entre 2 folhas de papel manteiga e abra uma espessura de 3mm aproximadamente. Repita a operação com o outro disco. Leve ambos para o freezer e congele por 1 hora.
– Retire 1 massa cada vez do freezer, retire o papel de cima e usando um cortador redondo ou canelado de 2 polegadas, recorte 24 cookies de cada folha e coloque nas assadeiras.
– Asse os biscoitos, girando as assadeiras no meio do tempo para assarem por igual, até os biscoitos ficarem firmes ao toque, de 10 a 12 minutos. Deixe esfriar completamente.

Faça o recheio:

Na tigela da batedeira equipada com o acessório de pá/folha, bata todos os ingredientes até a mistura ficar clara e fofa, de 3 a 4 minutos.
– Use um saco de confeiteiro para rechear os biscoitos, se não tiver espalhe ½ colher de sopa do recheio em 1 biscoito e coloque o outro em cima. Repita até que você tenha 2 dúzias de biscoitos recheados. Refrigere os cookies por 1 hora até que o recheio fique firme, sirva. Duram até 3 dias se guardados na geladeira.

oreos caedizos

 

 

Escreva um comentário