O creme Inglês é um molho doce a base de ovos e leite que pode ser usado como acompanhamento de biscoitos, pão de ló, frutas assadas, bolos, pudins, soufles e muda completamente a cara de uma sobremesa.

creme ingles e bolo de chocolate

Abaixo segue a receita base, depois voce pode perfuma-la com o que desejar. As duas dicas de ouro aqui são: cozinhe em fogo baixo, sem ferver, mexa sempre. E é isso.

Home-made custard

Creme Inglês, receita base (é bom decorar essa aqui)

8 gemas de ovos
1 litro de leite
1 vagem de baunilha
100 g de açúcar

Leve o leite com a fava de baunilha dividida ao meio longitudinalmente ao fogo médio até levantar fervura. Quando ferver desligue o fogo, tire a panela do fogão e deixe infusionar por cerca de 4 minutos.
Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Despeje um pouco do leite sobre ovos e misture. Jogue a mistura dos ovos no leite restante e volte para o fogão. Voltar para o fogão, mexa constantemente com uma colher de pau, sem ferver. Quando o liquido ganhar consisitencia de um creme leve esta pronto. Retire do fogo. Penere diretamente num bowl e deixe esfriar na geladeira. Cubra com papel filme e deixe que ele entre em contato com o creme para evitar a formação daquela camada mais durinha. Guarde na geladeira até a hora de usar.

Dicas:
– Se tiver um termometro ele pode ajudar, a temperatura não deve ultrapassar 86 graus C, caso contrário, o creme pode empelotar. Se isso acontecer, bata diretamente com um mixer de mão e passe numa peneira.
– É importante esfria-lo imediatamente depois de passar na peneira, eu coloco uma bacia de gelo embaixo do bowl onde vou despejar o creme.
– Você NÃO pode congelar o creme inglês. Ele dura de 1 a 2 dias na geladeira.

0o Comentários

  1. Pingback: O que fazer com as gemas que sobram? O que fazer com as claras que sobram? | Eu como sim

Escreva um comentário