Moussaka (do grego, μουσακάς , do turco, Musakka, do Sérvio, мусака, do Romeno, musaca1, do búlgaro, мусака, do armênio, Մուսակա; em árabe, مسقعة…)

Podemos concluir portanto que é prato muito querido, cheio de versões Tradicional dos Balcãs e do Médio Oriente, mas mais frequentemente associado a Grécia ou Turquia.

A palavra “moussaka” vem de musaqqa’a do árabe, e significa “fresco”.

A versão mais conhecida entre nós é a grega. Ela remonta a 1910 é quando Nikolaos Tselementes, renomado chef grego da época, monta o prato em camadas de carne de carneiro picada, fatias de beringela e tomates, cobertos com um molho branco e colocadas no forno.

A moussaka turca não é em camadas alternadas; ela é preparada com pedaços de berinjela e batatas fritas, pimentão verde, tomates, cebolas e carne picada. É comido acompanhado com salada de pepino ou arroz pilaf.

No mundo árabe, moussaka é uma salada cozida feito de tomates e beringelas, semelhante à caponata italiana e geralmente servido frio como mezze.

As variantes Macedônicas, Búlgara, Sérvia, Bósnia, Montenegrinos e Romenas são preparados com batatas ou abobrinha, mas não com berinjela. E não contêm qualquer molho branco.

Em todas estas variantes, as ervas são emplamente utilizadas: orégano, tomilho, louro. Assim como as especiarias (canela, pimenta da Jamaica, pimenta preta.

Com tantas influencias e versões é difícil chamar qualquer receita de original. Portanto, fiquem aqui esta que é divina!

Moussaka, a receita do Eu Como sim
para 4 pessoas (você pode dobrar ou triplicar a receita, conforme necessário)

b5d2d693e48c115c8c96ef7bf214de6f5fa25f54-moussaka-grecque-traditionnelle

2 beringelas grandes
6 batatas médias
500 g de carne moída (se for de carneiro melhor, senão pode ser de boi mesmo)
5 tomates (se possível sem pele e sem sementes)
1 cebola
azeite
30 g de manteiga
uma colher de chá de canela
uma colher de sopa de mel
noz-moscada
sal, pimenta

Para o béchamel:
20 g de manteiga
3 colheres de sopa rasas de farinha
350ml de leite

Para o molho de tomate:
Corte as cebolas e refogue em uma panela pequena.
Adicione os tomates cortados em cubos grandes e 2 colheres de sopa de azeite, a canela, o mel, sal, pimenta, e deixe reduzir por 25 minutos em fogo médio
Enquanto o molho ferve … ataque as beringelas:
Corte a beringelas em fatias (com casca), salgue-as generosamente, coloque-as sobre um peneira e deixe a aguá sair o tempo que você prepara as batatas.
As batatas:
Descasque e corte as batatas em fatias finas.
Disponha as fatias de batata no fundo de uma travessa à gratinadar untado altoa o suficiente para caber todos os ingredientes
Regue as batatas com um pouco (3 colheres de sopa) do molho de tomates..
Leve a travessa das batatas ao forno bem forrte (grelha) por cercar de 8 a 12 (dependendo do seu forno, para que elas dourarem)
Volte para berinjela:
 Retire o excesso de sal, passe um pano umido ou um jato d’agua se for necessário. Doure as beringelas numa frigideira com uma gota de azeite e reserve.
A Carne:
Em uma panela cozinhe a carne moída na manteiga em fogo forte com, sal e pimenta e descarte toda a água soltada pela carne.
Adicione o molho de tomate e deixe reduzir, agora e fogo baixo
Neste momento, tire batata forno e regule a temperatura para 200graus.
Faça o Bechamel: 
Em uma panela pequena em fogo baixo, jogue 20 g de manteiga, adicione a farinha e misture até obter uma massa homogênea.
Incorpore um leite devagar, de pouco a pouco, sem parar de mexer, pode levar uns bons 10 minutos. Junte sal, pimenta e noz-moscada.
Começe as camadas:
Em cima das camada de batata, coloque uma camada de metade da carne com tomate, depois metade de berinjela, em seguida, a outra metade da carne, em seguida, a outra metade da berinjela, um pouco de azeite e para finalizar o bechamel.
Asse:
Leve essa maravilha ao forno a 200graus e cozinhe por  cerca de 50 a 1 hora (béchamel deve ficar dourado e crocante).

Coma como se não houvesse amanhã.
Dizem que fica ainda melhor no dia seguinte.
Aqui nunca sobrou.

0o Comentários

  1. Zaiane Couto Reply

    Ola essa farinha seria de trigo ou farinha de mandioca ? me ajude por favor

Escreva um comentário