Matchá! Você conhece?

Este pó ultra-fino de um verde brilhante é, ao que parece, o segredo dos japoneses para viver mais tempo e mais saudável.

O que é exatamente?

Matchá o chá tradicionalmente usado para a cerimônia do chá. É feita com a melhor qualidade de camélia. Um cuidado especial é tomado no cultivo deste chá. Algumas semanas antes da colheita, os arbustos de chá são cobertos para protegê-los da luz direta do sol.

Isto retarda o crescimento da planta, torna suas folhas mais escuras e aumenta a produção de aminoácidos que suavizam o sabor do chá e aumentam seu teor de catecina. Estas folhas de chá jovens (chamadas “tencha”) são então secas e moídas. O resultado é um pó muito fino e verde claro: o matchá.

Qual é o sabor?

Seu sabor é particular. Eu descreveria como amargo e delicado.  Com um toque herbal pronunciado.
Pode levar um tempo para algumas pessoas acostumarem. Mas não se assuste com isso. Ele é bom! Aliás não é só bom, ele é uma delícia! Seu sabor é complexo e elegante. 

match eu como sim

Super Alimento

Na verdade, o matchá é mais do que um chá, é um super alimento. Há muito tempo é considerado pelos samurais como um remédio.

Além da teína, todos os chás contêm muitas outras substâncias benéficas: óleos essenciais, taninos, enzimas e compostos fenólicos.

Mas o matchá em particular é dotado de uma qualidade nutricional especifica devido a sua riqueza em catequina, um antioxidante que fortalece o sistema imunológico, previne o câncer e luta contra o colesterol.

O Matchá também ajuda a viver mais tempo e mais saudável porque luta contra a oxidação, limitando os danos às membranas celulares e ao DNA. Finalmente, ela ajuda a prevenir todas as doenças inflamatórias e degenerativas (incluindo Alzheimer).

Embora os benefícios para a saúde o matchá sejam óbvios, ainda assim é melhor não consumi-lo todos os dias, a fim de evitar a superdosagem de vitaminas A, C e E. Além disso, ao contrário da crença popular, o chá matcha não ajuda particularmente a perder peso.

Como utiliza-lo na cozinha

Outro ponto positivo do matchá é ele pode entrar para perfumar certos pratos e patisserie o que permite utilizar menos sal e açúcar.

A cor verde caracteristica das receitas feitas com ele é um show a parte.
Ele aporta um bonito tom forte e vibrante sem menor necessidade de usar  corantes. Muitas vezes esta cor verde é confundida com receitas a base de pistache, mas a confusão é resolvida na primeira mordida já qe o matcha tem um sabor bem caracteristico.

Brinque com seus convidados salpicando pedaços de pistache nas receitas com matcha, eles irão se surpreender.

O matchá pode ser usado para fazer pratos doces e salgados.
Ele casa maravilhosamente com receitas que levam leite e farinha. Como smoothies, capuccinos, bolos, tortas, cremes, pães e etc.

No Brasil, eu sei que tem um excelente para vender aqui.

Mas atenção: o Matchá é sensível ao calor, luz e ar. Portanto, você deve mante-lo fechado herméticamente.

Vamos as receitas:

Greenies, os Brownies de Matchá

receitas como matchá

150g de manteiga sem sal derretida
8 colheres de óleo de girassol
325g de açúcar em pó
2 ovos
300 g de farinha
2 colher de sopa de matcha
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
150g de pignoles

Preaqueça o forno a 180 graus.
Em uma frigideira, derreta a manteiga em fogo baixo e misture com o óleo, o açúcar, os ovos.
Misture os ingredientes secos (não se esqueça dos pignoles) e adicione-os à mistura liquida.
Unte e enfarinhe uma forma de cerca de 24 cm. Coloque a massa delicadamente na forma
Leve ao forno por cerca de 25 minutos (podem faltar 2-3 minutos de cozimento, mas não deixe 5-6 a mais como eu já fiz isso pode deixar o bolo duro). O bolo deve ser firme ao toque mas bem molinho e com uma textura semi cru por dentro.
Deixe esfriar e corte em 16 quadrados.

Trufas de Matchá

truffas de matchá

200 g de chocolate branco
100g de creme de leite fresco
20g de manteiga
2 colheres de café caprichadas de farinha de amêndoa
2 colheres de café caprichadas de matcha
1 colher de sopa verde matcha para enrrolar

Pique o chocolate branco, enquanto isso ferva o creme de leite e despeje em 3 vezes sobre o chocolate. Quando o chocolate estiver completamente derretido, adicione a manteiga.
Misture bem e acrescente a farinha de amêndoas e chá verde peneirados juntos. Uma vez que a mistura esteja homogénea deixe repousar 1 a 2 horas na geladeira.
Uma vez que o ganache esteja endurecido, faça bolinhas e passe no restante matcha.

Sorvete de Matchá (para é esta receita é necessário uma sorveteira)

246061

750ml de leite integral
150ml de creme de leite
4 gemas
150g de açúcar
3 colheres de chá de matcha
½ colher de chá de essência de baunilha

Coloque o leite e creme de leite em uma panela em fogo médio e desligue quando ferver. Retire do fogo. Em uma tigela grande, bata as gemas, o açúcar e matcha por alguns minutos, até engrossar. Aos poucos, despeje a mistura de leite quente, mexendo sem parar. Despeje a mistura de volta na panela em fogo médio-baixo e mexa por mais 10-12 minutos, até engrossar o suficiente para cobrir as costas de uma colher. Não sobreaqueça, pois pode coalhar. Passe este creme por uma peneira para obter um liquido bem fino e homogeneo. Coloque este liquido na maquina de sorvete e turbine até a consistencia desejada.

 

0o Comentários

  1. Karen,
    Arrasou! Amo matcha desde que morei no Japão!
    Na Liberdade, em SP, é fácil de achar nas lojas de produtos japoneses.
    Costumo fazer o sorvete em casa, misturando uma colherinha de chá ao sorvete de creme e colocando de volta no congelador 😉

  2. Sigrid Silva Diercks Reply

    eu uso direto o Matchá, já faz um ano, mas em sucos e shakes e adoro!!! vou experimentar na comida!!
    Aqui no brasil tem em são paulo na liberdade e somente em lojas virtuais, ainda é desconhecido da grande maioria!!
    adoro seu site!!
    Parabéns!!!

Escreva um comentário