Gomásio, a alternativa ao sal que nos faz bem.
Gomasio eu como sim

O que é ?

“goma” quer dizer “gergelim” e “shio” quer dizer “sal”
É fácil confundi-lo com migalhas de pão mas o Gomásio é um condimento japonês que nada mais é, em base, uma mistura de sementes de gergelim torradas e esmagadas com sal marinho.

Ele faz parte da cozinha tradicional japonesa desde que o óleo de gergelim, originário da Índia, chegou aos países asiáticos há vários milhares de anos.

Uma alternativa ao sal

Um must para veganos e vegetarianos, mas também na cozinha ayurvédica, onde a semente de gergelim simboliza a imortalidade, este condimento é uma verdadeira estrela na cozinha macrobiótica, uma forma de comer baseada na filosofia chinesa do yin e do yang, que visa manter o equilíbrio certo entre carências e excessos.

 95% sementes de gergelim, 5% sal

O gomásio também pode ajudar a reduzir o consumo de sal, pois contém muito menos sal do que o sal marinho: é composto de cerca de 95% de sementes de gergelim e 5% de sal. Ou seja mesmo que você polvilhe uma quantidade generosa de gomásio em seus alimentos, na verdade você estará colocando pouco sal – e o sabor “acastanhado”do gergelim o torna muito saboroso. Entretanto, tome cuidado para não comer grandes quantidades todos os dias: o gomasio é rico em lipídios e sua ingestão calórica não é desprezível.

Faça seu próprio gomásio caseiro

Gomasio eu como sim

Segue aqui uma receita de base de Gomásio Caseiro 

Em uma frigideira quente e seca, torrar 180 g de sementes de gergelim. Remova do calor quando o gergelim ficar dourado. Deixe esfriar, depois misture com 20 g de sal em um processador de alimentos ou com um pilão  (cuidado para não misturar demais senão irá virar um creme). Deixar esfriar e colocar em um pote.

Pronto para ser salpicado em tudo

O Gomásio vai bem com quase tudo e pode ser usado como sal tradicional.
Seu sabor vai muito bem em um molho vinagrete ou salpicado diretamente em uma salada. Também pode ser utilizado em pratos quentes, no final do cozimento, em legumes, carnes ou massas. O gomasio também irá brilhar as sopas e caldos caseiros, sempre salpicados na hora de servir.

Não se acanhe de utiliza-lo para temperar uma massa de pão, ou em um carpaccio de salmão…as possibilidades são infinitas!

Variações do Gomásio de Base

Junta a receita base você pode juntar ou usar diferentes tipos de sal e gergelim para aromatizar seu gomasio. (sal rosa dos Himalaias, gergelim inteiro, gergelim preto, folhas de algas tipo Nori picadas, grãos de trigo sarraceno, de girassol, de abóbora

Gomasio eu como sim

 

Como armazená-lo?

Em um pote metal ou vidro, longe do calor, umidade e luz.

Você sabia que damos aula de cozinha online? 

Já nos segue no instagram?

Escreva um comentário

Loading cart ...