Christophe Michalak é um dos maiores pâtisseries da França atualmente. No seu ultimo livro: Recettes d’un pâtissier confiné (Receitas de um confeiteiro confinado) ele nos oferece a receita do seu consagrado flan de baunilha

A receita

Ela mesma é muito fácil de fazer e requer poucos ingredientes, porém será necessário providenciar uma fava de baunilha pois nesta receita em especial a baunilha é colocada em evidencia. Não apenas por emprestar sabor e perfume mas tambem, textura. Você pode fazer este flan de baunilha com extrato ou pó de baunilha, mas nem de longe terá o resultado ideal.

Sobre o livro

O livro foi feito na casa do chef durante o primeiro confinamento. Todas as receitas foram feitas na cozinha do chef, que honestamente deve ser bem mais equipada que a minha e a sua mas, não é uma cozinha profissional. As fotos foram tiradas por sua esposa Delphine Michalack e toda a renda do livro, será revertida aos profissionais de saúde aplicados em salvar vidas nesta pandemia. Espetacular, não?

Flan de Baunilha por Christophe Michalak

250 g de leite integral (ou leite vegetal)
250 g de creme de leite fresco (ou creme de coco)
1 fava de baunilha
3 ovos
80 g de açúcar
30 g de amido de milho

  • Em uma panela, ferva o leite, o creme com as sementes e a fava da baunilha. Quando ferver ligeiramente desligue e deixe infunsionar por 15 minutos.
flan de baunilha
  • Coloque os ovos, o açúcar e o amido de milho em uma tigela e bata a mistura durante 1 minuto com uma batedeira até branquear.
  • Adicione esta mistura à panela que esta baunilha, ferva o conjunto por cerca de 1 minuto, se parar de mexer com o fouet (batedor de arame). Se empelotar use o mixer de mão para ajudar a alisar a massa.
flan de baunilha

  • Retire do calor, despeje a mistura em uma forma, eu usei uma com fundo removível de 18cm de diâmetro (na receita ele indica de 16cm mas eu não tinha, no entanto não sugiro usar maior que 18cm) previamente untada com manteiga e polvilhada com Maïzena.
  • Deixar descansar por 1 h fora da geladeira, depois coloque no forno pré-aquecido 190 C por cerca de 40 min.
    (nota pessoal: no caso do meu forno, 190 é uma temperatura muito alta, que marromiza a superfície do flan um pouco demais, eu sugiro voce colocar 180, mas tudo depende da potencia do seu forno).
Flan de baunilha

  • Quando terminar de assar deixe seu flan de baunilha por 30 min fora do forno, depois por mais 1 h na geladeira antes de tirar da forma. Pronto seu flan está pronto para ser atacado!

Flan de Baunilha

Escreva um comentário