Você conhece o Dukkah?

Dukkah é uma mistura de sementes, nozes e especiarias do Oriente Médio em geral, e do Egito em particular. É tradicionalmente consumido mergulhando primeiro o pão fresco em azeite de oliva e depois na mistura de nozes.
Faz pensar um pouco sobre o zaatar libanês, que falaremos em breve em um especial só pra ele.
Também é muito utilizada em países como a Nova Zelândia ou Austrália.

O Dukkah é um tempero versátil que pode ser polvilhado em saladas ou legumes. Mas tambem em carne de cordeiro, camarão, peixe ou frango.
Sugiro fortemente você provar como eles usam o dukkah no Egito, mergulhando um pedaço de frango cozido e com ovos de codorna, uma espetáculo!

Sua composição varia de país para país. Pode conter amêndoas, avelãs, sementes de coentro, sementes de cominho, sementes de gergelim, sal e pimenta. Essa eu adaptei da receita do sobre livro de Grão e Sementes de uma das minhas autoras favoritas a Molly Brown.

Receita Dukkah

Dukkah Eu Como SIm

100 gramas de avelãs, sem casca
100 gramas de pistaches, sem casca
100 g de sementes de gergelim
40 sementes de coentro
3 colheres de sopa de sementes de cominho
2 colheres de sopa de sementes de girassol
1/2 colher de chá de pimenta do reino preta
1 colher de chá de flor de sal

Torre as avelãs por 2 minutos e acrescente a pistache em uma frigideira seca, tendo o cuidado de não deixá-las queimar.  Quando estiverem douradas e soltando perfume pela casa, desligue. Deixe-as esfriar em um prato.
Torre as sementes de gergelim na mesma panela. Tenha cuidado extra, pois são menores e podem queimar ainda mais rapidamente. Reserve também em um prato.

Torre as sementes de coentro, cominho e sementes de girassol na frigideira. Retire do calor quando você começar a sentir o cheiro maravilhoso que solta pela casa!
Corte grosseiramente as avelãs e as pistaches com uma faca afiada para obter pedaços crocantes.

Esmague as sementes de gergelim, girassol, coentro e cominho com ajuda de um pilão, junte a pimenta e a flor de sal. Não esmague as sementes, mas as esmague o suficiente para obter uma mistura crocante como uma farofinha fina.

Por ultimo junte as sementes e as avelãs, os pistaches e misture
O Dukkah pode ser armazenado por 6 a 8 semanas em um recipiente hermético.

 

voce já fez tahine em casa?

Escreva um comentário

Loading cart ...