Gosto de fazer panna cottas por várias razões: é fácil de fazer, requer poucos ingredientes e aceita várias combinações. Fui observando e testando e após fazer umas boas dez pannacottas cheguei a estas conclusões que agora vou dividir com voces:

SObre a Gelatina
Para fazer a melhor pannacotta do mundo você deve usar o mínimo possivel de gelatina. Poucas coisas nessa vida são piores que uma pannacotta cheia da gelatina. A gelatina só deve estar lá para segurar a coisa toda, sua presença deve ser totalmente desapercebida. Como a de um bom garçon num bom restaurante.
Dito isso, depois de muitos testes cheguei a equação nesta equação aqui: para cada xícara de liquido devemos usar em média 3/4 de colheres de chá de gelatina e pó (sem sabor, claro) e o mesmo valor em gramas para gelatina em folha.

SObre o creme
Vou ser rápida e direta nessa aqui: não use creme de leite, leite, leite de coco ou qualquer coisa que o valha na versão light ou diet na sua pannacotta. Por que? Simples: quanto menos gordura no seu creme mais gelatina você vai precisar. Aqui a equação é a seguinte menos gordura + mais gelatina = pouca cremosidade e leveza. Ou seja uma pannacotta ruim.

SObre a temperatura
Uma vez me aconteceu: as camadas de leite e creme se separaram dentro do potinho, ficou horrível. Fui pesquisar e descobri que às vezes isso acontece porque os leites não foram bem misturados, e/ou o que aconteceu no meu caso, porque esta mistura estava muito quente quando coloquei na ageladeira. Para evitar esse tipo de problema deixe a mistura atingir a temperatura ambiente, em seguida, mexa novamente, despeje nos potinhos e só assim coloque na geladeira.

OS potinhos
Se você tiver lindos potinhos de sobremesa e quiser servir sua pannacotta nestes potinhos, ótimo.
Agora, se você pretende desenformar sua pannacotta para a apresentação. Eu tenho coisas importantes pra te falar: Unte os potinhos com oléo neutro antes de colocar o liquido da pannacotta, tenha certeza que ela está absolutamente firmes antes de desenforma-la (o minimo 4 horas na geladeira faz esse trabalho), delicadamente passe uma faca pequena em torno do potinho para liberar a pannacotta e se ainda estiver difícil mergulhe cada potinho por apenas alguns segundos em um reciiente raso com água quente.

Agora segue uma receita leve e tropical que fica excelente depois de pratos picantes ou pesados.

Vanilla-panna-cotta-with-passion-fruit-HERO-43e2d8fa-10df-4ac3-81a0-dd7fbad09732-0-472x310

Panna cotta coco e maracúja (para 4 a 5 pessoas)

Para Panna cotta
2 xícaras de creme de leite fresco
1 xícara de leite de coco
4 colheres de sopa de açúcar
1/2 fava baunilha (só as sementes)
2 1/4 colheres de chá de gelatina em pó incolor sem sabor disolvida em 1/4 de xícara de água fria

Em fogo médio coloque o leite de coco, o creme de leite, a baunilha e o açúcar. Mexa até dissolver o açúcar, desligue assim que começar a ferver.
Coloque a gelatina e mexa bem até que esteja completamente dissolvida.
Coloque em potinhos e leve a geladeira por no minimo 4 horas.

Para a calda de Maracujá
3 maracujás frescos
1 a 2 colheres de açúcar de confeiteiro
Misture tudo e sirva por cima da pannacotta.

0o Comentários

  1. Oi karen!

    Adorei as suas dicas! Gostaria de tentar fazer a panacotta neste final de semana, mas sem o leite de coco. Poderia me dizer se há alguma alteração na quantidade dos demais ingredientes?
    Obrigada!
    Bj Cristina

    • Oi Cristina, nenhuma. se substituir o leite de coco pelo o leite terá uma pana cota neutra.
      bjos

  2. Deu certo! Ficou maravilhosa!!! Os elogios foram muitos!!!
    Obrigada.

  3. Onde moro é quase impossivel achar creme de leite fresco. Posso usar o creme de leite em lata? Se sim, alguma diga em especial? Devo descartar o soro?

    • Oi Juliana, vamos la:
      voce ja procurou o creme de leite fresco na parte de iogurte e leites (refrigerados) do seu super mercado as vezes eles estão escondidos la e sob o nome de natas. Se procurou e não achou a minha segunda opção seria: creme de leite de caixinha (nata de caixinha) ela é mais leve e mais fluida que o creme de leite em lata, procure a aquela com a maior porcentagem de gordura, muitas vezes ta escrito: “Bate Chantilly”. Se ainda assim voce não achar a versão em caixinha, use a lata e NAO JOGUE FORA O SORO! Ao contrario ao abrir misture o soro ao creme de leite para deixa–lo mais leve e mais fluido.
      espero te ajudado.
      Um abraço.

  4. Qual foi o tipo de óleo usado para desenformar a Panna Cotta da forminha?

Escreva um comentário